HomeTricampeão: Putin é eleito o mais poderoso do mundo pelo 3º ano seguido
Tricampeão: Putin é eleito o mais poderoso do mundo pelo 3º ano seguido
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Pelo terceiro ano seguido, o presidente russo Vladimir Putin foi eleito o homem mais poderoso do mundo pela revista americana Forbes. De acordo com a publicação, Putin "continua a provar que é um dos únicos homens no mundo poderosos o suficiente para fazer o que quiser – e não ser punido por isso", referindo-se a invasão à Crimeia e ao lançamento de ações militares na Síria. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, conseguiu cair ainda mais uma classificação, se comparado ao ano anterior, e agora está em terceiro lugar, atrás da chanceler alemã, Angela Merkel. Para a Forbes, está claro que os EUA continuam uma potência econômica, cultural, diplomática, tecnológica e militar, mas com o ingresso no último ano de mandato, Obama vê seu poder se diminuindo. Nota ainda destaca que, "dentro de casa, sua aprovação continua perpetuamente abaixo de 50%". Leia também Putin faz aniversário e ganha de presente uma exposição bizarra O constrangimento sem disfarce entre Obama e Putin, em uma imagem 'Putin motivador' dá conselhos de autoajuda na internet Papa – Em quarto lugar, o papa Francisco foi citado por ter feito como missão transformar a imagem conservadora da Igreja Católica. "O primeiro Papa jesuíta e latino-americano prega a compaixão com os mais pobres e um maior papel para as mulheres, enquanto sinaliza para que a igreja diminua seu foco em 'questões relacionadas a aborto, casamento gay e o uso de contraceptivos'". Brasil – O único representante brasileira na lista é a presidente Dilma Rousseff, que caiu para a 37ª posição. A publicação cita que parte da população pede sua saída do poder e que enfrenta escândalos na Petrobras, além de uma crise econômica. A presidente apareceu em 31° no ano passado, e em 20º em 2013. (Da redação)
Os 10 mais poderosos de 2015, segundo a 'Forbes'
1 de 10
Vladimir Putin
Segundo a Forbes, o presidente russo Vladimir Putin “continua a se provar um dos únicos homens do mundo poderoso o suficiente para fazer o que quiser – e se safar com isso”. Em junho, seu índice de aprovação chegou ao nível mais alto desde que assumiu a presidência, em 2012: 89%.
1 de 10
Vladimir Putin
Segundo a Forbes, o presidente russo Vladimir Putin “continua a se provar um dos únicos homens do mundo poderoso o suficiente para fazer o que quiser – e se safar com isso”. Em junho, seu índice de aprovação chegou ao nível mais alto desde que assumiu a presidência, em 2012: 89%.
2 de 10
Angela Merkel
A chanceler alemã Angela Merkel foi eleita a mulher mais poderosa do mundo por 10 anos seguidos. O motivo para isso, aponta a Forbes, é que ela é atualmente a chefe de estado eleita a governar por mais tempo na União Europeia: está no seu terceiro mandato consecutivo a frente da maior economia do bloco. Ela lutou contra uma recessão nacional durante a crise econômica global e agora tenta reerguer a economia da Grécia, lembra a publicação.
3 de 10
Barack Obama
Os Estados Unidos continuam a ser a maior potência econômica, cultural, diplomática, tecnológica e militar do mundo. Contudo, com a chegada do último ano de presidência de Barack Obama, sua influência está diminuindo, aponta a Forbes. Seus índices de aprovação nos EUA não chegam a 50% e “no exterior, ele é ofuscado por Angela Merkel na Europa, e manobrado por Putin no Oriente Médio”.
4 de 10
Papa Francisco
Papa Francisco é o líder espiritual de um sexto da população mundial – são 1,2 bilhões de católicos. Segundo a Forbes, o pontífice fez de sua missão “transformar a antiga imagem conservadora da Igreja Católica”. Em setembro, durante sua visita aos Estados Unidos, falou ao Congresso americano e às Nações Unidas sobre mudança climática, imigração e a perseguição de cristãos e outras minorias no Oriente Médio.
5 de 10
Xi Jinping
Xi Jinping detém todos os três cargos necessários para ser líder supremo da China, tornando-se o mais poderoso governante chinês desde Mao Zedong. Xi viu vantagens em privatizar alguns setores chineses e apresenta sinais de pensamento mais moderno. Com “um perfil público surpreendentemente assertivo”, segundo a Forbes, permite que os meios de comunicação estatais publiquem relatos diários sobre sua jornada de trabalho.
6 de 10
Bill Gates
Bill Gates, 60, ex-CEO da Microsoft e atual presidente da Bill & Melinda Gates Foundation
7 de 10
Janet Yellen
Janet Yellen, 69, chefe do Federal Reserve (Fed, o banco central americano)
8 de 10
David Cameron
O primeiro-ministro da Grã-Bretanha David Cameron, 49, subiu duas posições desde a lista do ano passado
9 de 10
Narendra Modi
O primeiro-ministro indiano Narendra Modi, em seu primeiro ano como chefe de governo, viu o PIB crescer 7,4%. A revista Forbes também afirma que ele “ampliou seu perfil como um líder global durante as visitas oficiais aos colegas Barack Obama e Xi Jinping”. A publicação também destaca que governar 1,2 bilhão de pessoas não é uma tarefa fácil e ele terá desafios para aprovar as reformas prometidas durante sua campanha.
10 de 10
Larry Page
Larry Page, 42, fundador do Google e atual CEO da Alphabet Inc.
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !