Psicólogos da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, estão acompanhando as crianças da cidade para identificar possíveis traumas causados pelos tornados que atingiram a região no dia 19 de outubro. Segundo as especialistas, muitos ainda estão bastante impressionados com o que aconteceu. Parte da cidade foi devastada pelos fortes ventos.
Na Escola Municipal Ana Paula, a única atingida pelo vendaval e que teve as atividades retomadas nesta quarta-feira (24), a tragédia virou tema da aula de educação ambiental. “Agora, com as árvores arrancadas, pode ter mais poluição. E vai demorar muitos anos para tudo se recuperar”, comentou o estudante Gabriel Conschieltl. “Antes a cidade estava bonita, agora por causa da destruição ficou pior”, completou o aluno Marlon Klein.
As especialistas irão a todas as escolas ouvir e conversar com os alunos para ajudá-los a superar o susto. “O primeiro momento é para identificar se houve ou não algum trauma, se as crianças ficaram com medo de voltar para a escola ou com medo quando começa um tempo de chuva”, comentou a psicóloga Débora Stela.
“O importante agora é voltar, ter um impulso e um novo ânimo. É complicado, triste, mas necessário”, observou a professora Aline Kopchek.
Três escolas ainda continuam sem aulas e não há previsão de quando elas voltarão a funcionar. Os prejuízos provocados pelo mau tempo passaram de R$ 90 milhões. E, com a atualização dos dados, na terça-feira (24) o prefeito decretou estado de calamidade pública. Na segunda-feira (23), ele havia decretado situação de emergência no município.
fonte:http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2015/11/psicologas-atendem-criancas-apos-tornado-em-marechal-c-rondon.html
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !