Igrejas católicas de Ponta Grossa reforçam segurança após furtos

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cerca elétrica, câmera e alarme antifurto estão fazendo parte do cenário das igrejas católicas de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. A frequência de furtos e roubos tem assustado padres e fiéis.

Na matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, todos os dispositivos de segurança foram instalados. Segundo o pároco Edivino Sicuro, já foram levados tapetes, caixas de som e até um painel luminoso usado para avisos da paróquia.

A caixa de ofertas voluntárias dos frequentadores já foi encontrada para o lado de fora da igreja e sem nenhum dinheiro dentro. Por isso, a caixa ganhou alarme antifurto e corrente.

O furto de bolsas de fiéis também é registrado. “Às vezes, as pessoas entram rezar e deixam a bolsa do lado. Já aconteceu de, de repente, não verem mais a bolsa, a pessoa vem para o encontro com Deus e é surpreendida por alguém que entra para retirar aquilo que não lhe pertence”, afirma o padre Edivino.

Templos localizados nos bairros ficam fechados na maior parte do dia e só abrem nos horários das missas para evitar delitos, como na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Liane. O prédio tem câmeras de segurança e um vigia para cuidar dos carros estacionados no pátio.

Nos últimos meses, cinco veículos foram furtados. O padre Claudemir do Nascimento Leal comenta que os religiosos já foram alvo dos criminosos.

“As pessoas pensam que tem um grande movimento, um grande volume de dinheiro na igreja. Já aconteceu de sequestrar um padre, exigir que ele abra as portas para ver se tem algum dinheiro e daí, consequentemente, levaram relógio, celulares e computadores. O pior é o terror que fazem com o padre, isso que é mais perigoso”, acrescenta.

A dona de casa Ana Catarina já passou por uma situação de tentativa de roubo na igreja de Santa Teresinha. “Faz uns dois, três anos eu acho, eu estava rezando com uma sacola e uma bolsa também. Um rapaz chegou por trás. Quando ele me agarrou eu gritei e ele saiu correndo. É horrível a gente não poder ir à igreja e rezar sossegada”, lamenta.



fonte:http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2015/11/igrejas-catolicas-de-ponta-grossa-reforcam-seguranca-apos-furtos.html
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved