Bolivianos celebram 'Dia das Ñatitas' com devoção a crânios humanos

domingo, 8 de novembro de 2015

 Indígena aimara chega a cerimônia em cemitério de La Paz, neste domingo (8) carregando caixa com dois crânios humanos  (Foto: AFP Photo/Aizar Raldes) Indígena aimara chega a cerimônia em cemitério de La Paz, neste domingo (8) carregando caixa com dois crânios humanos (Foto: AFP Photo/Aizar Raldes)

Milhares de crânios humanos foram objeto de celebração neste domingo (8) na Bolívia, na comemoração do "Dia das Ñatitas", ou sem nariz. Seus donos atribuem a eles poderes milagrosos e a capacidade de se comunicar com os vivos através de sonhos.

O cemitério geral da cidade de La Paz - inaugurado em 1826, um ano após a fundação da Bolívia - tornou-se, neste 8 de novembro, como ocorre anualmente, o epicentro da visita de cerca de 20 mil devotos para celebrar a festividade, oito dias após o Dia dos Mortos.

 Homem acente velas em frente a crânios humanos em cemitério de La Peza neste domingo (8), quando é celebrado o Dia das Ñatitas  (Foto: AFP Photo/Aizar Raldes) Homem acente velas em frente a crânios humanos em cemitério de La Peza neste domingo (8), quando é celebrado o Dia das Ñatitas (Foto: AFP Photo/Aizar Raldes)

As pessoas chegam ao cemitério com suas caveiras, a quem chamam "ñatitas", uma palavra familiar para enfatizar que são figuras humanas "ñatas", ou sem nariz, em urnas de vidro e molduras de madeira. Os crânios aparecem adornados com gorros de lã, sombreiros e coroas de flores.

 Mulher deixa cemitério de La Paz, na Bolívia, neste domingo, carregando dois crânios humanos na celebração do Dia das Ñatitas (Foto:  AFP Photo/Aizar Raldes) Mulher deixa cemitério de La Paz, na Bolívia, neste domingo, carregando dois crânios humanos na celebração do Dia das Ñatitas (Foto: AFP Photo/Aizar Raldes)

"Acho que existem milhares de ñatitas", disse à AFP Juan Carlos Parra, gerente do cemitério que tem uma área de cerca de 10 hectares e onde estão enterrados em túmulos de características diferentes os restos de cerca de 150 mil mortos.

Ele acrescentou que as "ñatitas" são "em sua maioria pessoas que foram esquecidas" pelos seus parentes, mas também correspondem a restos mortais que passam de geração para geração, de pai para filho, ou são as suas próprias famílias, em uma celebração de origem pré-hispânica.

 Devotos colocam velas e outras oferendas em frente a crânio humano, em celebração doDia das Ñatitas  (Foto: AFP Photo/Aizar Raldes) Devotos colocam velas e outras oferendas em frente a crânio humano, em celebração doDia das Ñatitas (Foto: AFP Photo/Aizar Raldes)


fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/bolivianos-celebram-dia-das-natitas-com-devocao-cranios-humanos.html
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved