Talibans reivindicam ataque em nome da vingança pela morte de Bin Laden

sexta-feira, 20 de maio de 2011


Dois norte-americanos ficaram ligeiramente feridos num atentado à bomba reivindicado pelos talibãs paquistaneses contra o blindado em que seguiam, provocando ainda a morte de um transeunte em Peshawar, no nordeste do Paquistão.

Os talibãs paquistaneses, aliados da Al-Qaida desde 2007, já tinham prometido vingar a morte de Usama bin Laden no ataque das forças norte-americanas ao complexo onde vivia em Abbottabad, a uma hora da capital, e o ataque desta sexta-feira foi o primeiro que visou diretamente os Estados Unidos depois da morte do líder da rede terrorista.

"Reivindicamos este ataque", reivindicou por telefone Ehsanullah Ehsan, porta-voz do Movimento dos talibãs do Paquistão (TTP), um grupo que desde o verão de 2007 faz uma campanha de atentados em todo o país extremamente violenta.

"Começamos a organizar as nossas ações, o nosso inimigo 'número um' é o Paquistão, depois os Estados Unidos e depois os outros países da NATO", adiantou o porta-voz do movimento islamita.

"Estamos presentes em todas as cidades do Paquistão e a partir de agora iremos levar a cabo ataques deste género", concluiu.

O porta-voz dos Taliban não se referiu à morte de Bin Laden no passado dia 2 de maio por um comando norte-americano no norte do Paquistão, mas Ehsanullah Ehsan tinha anunciado, um dia depois da operação dos Seals norte-americanos , que o TTP se iria vingar através de uma intensificação de atentados contra o governo e as forças de segurança paquistanesas e contra os interesses norte-americanos.

O porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Islamabad confirmou o ataque dos Taliban e relatou que "duas viaturas do consulado norte-americano, que se dirigiam para o consulado, foram atacadas".

"Um veículo ficou danificado, ninguém foi morto entre o nosso pessoal e não houve nenhum ferido grave", adiantou o diplomata.

De acordo com Hukam Khan responsável pela unidade de desminagem de Peshawar informou entretanto que os 50 quilos de explosivos estavam dissimulados numa viatura e a explosão foi desencadeada através de um mecanismo de controlo remoto.

À passagem da viatura blindada de tração às quatro rodas o explosivo foi detonado atingindo a traseira da viatura lançando-a contra um poste elétrico. Apenas a má qualidade dos explosivos impediu que os prejuízos fossem maiores. O tipo de viatura usado pelos dois diplomatas é semelhante a todos aqueles que são usados por todos os diplomatas para se deslocarem na cidade.

Os Talibans paquistaneses são os principais responsáveis por uma vaga de atentados (480) que mataram cerca de 4.400 pessoas em todo o Paquistão desde 2007.

fonte:http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Talibans-reivindicam-ataque-em-nome-da-vinganca-pela-morte-de-Bin-Laden.rtp&article=443821&visual=3&layout=10&tm=7
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved