Com o anúncio, FMI disponibiliza de imediato 6,1 bilhões de euros à economia portuguesa (Mario Cruz/EFE)
O Fundo Monetário Internacional aprovou nesta sexta-feira um empréstimo para Portugal de 26 bilhões de euros, com três anos de prazo para pagamento. O montante faz parte do pacote de ajuda conjunta com a União Europeia. O programa do FMI torna "imediatamente disponível para Portugal" cerca de 6,1 bilhões de euros, segundo comunicado da instituição.
A instituição informou que seu conselho de administração aprovou nesta sexta-feira o empréstimo, que faz parte de um plano de ajuda internacional de 78 bilhões de euros. De acordo com o FMI, o conjunto destes financiamentos é concebido para dar fôlego à economia portuguesa antes que o endividamento aumente – e desde que se se ponham em andamento as políticas necessárias para colocá-la de volta nos trilhos.
Este importante apoio financeiro contribuirá para atenuar os custos sociais do ajuste destes programas de austeridade, destacou o organismo internacional. O país passa a ser o terceiro da zona do euro a receber um socorro multibilionário, depois da Grécia e da Irlanda.
fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/economia/fmi-aprova-emprestimo-de-26-bilhoes-de-euros-a-portugal
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !