Cientistas confirmam primeiro planeta habitável fora do Sistema Solar

terça-feira, 17 de maio de 2011

Segundo um modelo de computador capaz de simular climas extraterrestres, o planeta Gliese 581d tem atmosfera rica em gás carbônico e pode ter oceanos

Concepção artística do planeta Gliese 581d orbitando a anã vermelha no sistema que fica a 20 anos luz da Terra

Concepção artística do planeta Gliese 581d orbitando a anã vermelha no sistema que fica a 20 anos luz da Terra (Nasa)

O exoplaneta — planeta que orbita uma estrela diferente do Sol — Gliese 581d, foi confirmado oficialmente pelos cientistas como o primeiro astro fora do Sistema Solar habitável. O astro possui condições para abrigar vida parecida com a Terra, incluindo a existência de oceanos e chuvas. A gravidade, contudo, é duas vezes maior que do nosso planeta e o céu seria avermelhado, diferente do azul que estamos acostumados.

O exoplaneta está a 20 anos luz de distância da Terra e possui uma atmosfera rica em gás carbônico, não sendo favorável à respiração humana. O sistema da estrela Gliese, uma anã vermelha, é relativamente próximo à Terra e poderá ser observado diretamente com uma nova geração de telescópios, garantem os cientistas.

Depois de encontrado em 2007, o astro havia sido descartado como um candidato para abrigar vida, mas foi reconsiderado depois que um novo modelo de computador capaz de simular climas extraterrestres mostrou que os cientistas estavam errados.

Os resultados podem abrir caminho para novas descobertas de locais onde a vida prospera fora do Sistema Solar. De acordo com especialistas, o achado é importante porque é a primeira vez que modelos de clima conseguem provar que um exoplaneta é potencialmente habitável.

fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-confirmam-o-primeiro-planeta-habitavel-fora-do-sistema-solar

Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved