O faturamento da Microsoft na China responde a 5% do total arrecadado nos Estados Unidos, embora a venda de computadores nos dois países seja praticamente igual, afirmou Steve Ballmer, executivo-chefe da companhia nesta quinta-feira (26/05) em visita ao país.
A receita da Microsoft na China chegou a US$ 2 bilhões para o ano fiscal encerrado em junho de 2010. O faturamento em solo norte-americano correspondeu a US$ 36,2 bilhões no mesmo período.
A pirataria é apontada por Ballmer como principal razão para essa pequena porcentagem da subsidiária chinesa na principal fabricante de software do mundo. No entanto, o executivo rejeitou o argumento, comum na China, que muitos consumidores apostam em software pirata por acreditar que as versões originais são muito caras. "Não estou falando que todos podem comprar um PC na China. Mas quem pode, provavelmente também tem condições de comprar um software original", afirmou Ballmer ao Wall Street Journal.
Segundo o CEO da Microsoft, a empresa arrecadou mais dinheiro na Holanda, com seus 17 milhões de habitantes, que em território chinês, com seus 6 bilhões de habitantes.
De acordo com uma pesquisa da Business Software Alliance, a China aparece em 30º lugar no ranking de países com maior percentual de pirataria, sendo que 78% dos computadores vendidos em 2010 trazem cópias ilegais de programas instalados. Já os Estados Unidos lideram a lista dos países com menos cópias legais de softwares, 20% do total.
O país que lidera o ranking da pirataria é a Geórgia, com 93% de programas piratas, seguida pela Zimbábue (91%), Bangladesh (90%). O Brasil conta com 54% de índice de pirataria no mercado.fonte:http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236481-16355,00-BALLMER+RECLAMA+DA+PIRATARIA+NA+CHINA.html
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !