Translate

TRANSLATE

Pimenta Neves ocupa cela de 9 metros quadrados em Tremembé

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O jornalista Pimenta Neves deixa a delegacia de Polícia em São Paulo: cela de nove metros quadrados em Tremembé

Jornalista chegou às 15h30 à Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, onde começará a cumprir sua pena pela morte de Sandra Gomide.

O jornalista Antonio Marcos Pimenta Neves, assassino confesso de Sandra Gomide, chegou às 15h30 desta quarta-feira à Penitenciária Dr. José Augusto Salgado, a P2 de Tremembé (147 km de SP), onde começa oficialmente a cumprir pena.

De acordo com a direção da unidade, Pimenta Neves ficará em uma cela de nove metros quadrados, com uma cama e um lavabo – o local possui quase o dobro do espaço da cela do 2º DP da capital, no Bom Retiro, onde o jornalista passou sua primeira noite encarcerado, após a condenação definitiva pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o delegado Marcio Todeschi, Pimenta Neves ficará no pavilhão 2 da penitenciária, destinado a presos com nível superior. Ali também está Alexandre Alves Nardoni, condenado pelo assassinato da filha, Isabella Nardoni, de 5 anos, em 2008.

Os irmãos Daniel e Cristhian Cravinhos – condenados por auxiliar Suzane Richthofen a matar os pais em 2002 – estão na mesma penitenciária, mas no pavilhão 1, destinado a presos sem graduação universitária.

Supremo - A prisão de Pimenta Neves foi determinada pelo STF, que nesta terça-feira rejeitou o último recurso apresentado pelos advogados. No dia 20 de agosto de 2000, o jornalista, em um haras na cidade de Ibiúna, atirou na ex-namorada. Ela havia rompido um relacionamento de dois anos, o que lhe valeu a demissão do jornal O Estado de S. Paulo, cuja direção de redação era ocupada por Pimenta Neves.

fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pimenta-neves-chega-a-penitenciaria-de-tremembe

Atentado mata pelo menos 32 no noroeste do Paquistão

Atentado a bomba deixou pelo menos 32 mortos nesta quinta-feira na cidade de Hangu, na Província de Khyber-Pakhtunkhwa, no noroeste do Paquistão, segundo a polícia. O ataque ocorreu próximo a prédios oficiais localizados no centro da cidade.

Segundo a BBC, autoridades policiais afirmam que o autor do ataque conduzia um veículo cheio de explosivos quando foi parado em um posto de controle perto de escritórios do governo e da polícia. Foi então que houve a explosão. Um policial afirma que pelo menos 15 lojas, incluindo um restaurante, foram totalmente destruídas.

Testemunhas dizem que a explosão foi tão forte que há o temor de que mais pessoas estejam sob os escombros. Um porta-voz da polícia ouvido pela agência de notícias Reuters disse que o número de mortos deve aumentar por causa da gravidade dos ferimentos dos que sobreviveram.

Vingança por Bin Laden

A rede de televisão CNN afirma que o braço da milícia islâmica do Taleban no Paquistão assumiu a autoria do atentado. O Taleban possui o controle de áreas tribais perto da cidade onde o ataque foi lançado.

Recentemente, o Taleban assumiu a responsabilidade por outros ataques no Paquistão, alegando fazer parte de uma campanha para vingar a morte do líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, em uma ação de forças especiais americanas no país.

fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/atentado+mata+pelo+menos+32+no+noroeste+do+paquistao/n1596980195502.html

Confrontos fecham aeroporto da capital do Iêmen; presidente diz que Estado não está falido


As autoridades do Iêmen decidiram nesta quarta-feira fechar o aeroporto internacional de Sana como medida cautelar diante dos violentos confrontos entre as forças de segurança e as milícias tribais na capital e nos arredores do aeroporto.

"O aeroporto foi fechado para voos de maneira temporária por motivos de segurança", disse à agência Efe uma fonte do aeroporto, que preferiu não ser identificada.

Os confrontos entre as forças de segurança do governo e homens armados ligados ao influente líder tribal Sadeq bin Abdalá al Ahmar se intensificaram nesta quarta no bairro de Al Hasba, onde o líder reside, e se estenderam até a zona de Arhab, ao norte do aeroporto.

Como os aviões sobrevoam baixo nessa região, por medida de segurança, o local foi fechado. Entre os voos desviados estava um procedente do Cairo com destino à cidade portuária de Adén, e outro voo doméstico com destino à cidade de Taez. O Exército do Iêmen fechou todos os acessos à capital iemenita para evitar que mais milicianos partidários do líder tribal entrem na região.

Fontes militares informaram que o Exército iemenita está preparado para um confronto em Sana depois que os seguidores de Ahmad invadiram prédios públicos, entre eles a sede da empresa Iêmen Linhas Aéreas e dos ministérios do Turismo e da Indústria.

Forças iemenitas leais a Saleh vêm travando batalhas campais acirradas em Sanaa, desde segunda-feira, contra guardas de uma federação tribal poderosa cujos líderes tomaram o partido dos manifestantes que exigem o fim do governo de Saleh. Pelo menos 39 pessoas morreram nos enfrentamentos, sendo 22 policias já morreram e 15 seguidores de Abdalá al Ahmar.

As manifestações populares no Iêmen começaram no final de janeiro e pede a saída do presidente Ali Abdala Saleh do poder, cargo que ocupa há 33 anos.

'Estado falido'

Nesta quarta-feira, Saleh disse que o país não se tornará um Estado falido nem será arrastado para dentro de uma guerra civil, apesar dos confrontos acirrados na capital com membros armados de tribos.

"O Iêmen, espero, não se tornará um Estado falido ou uma nova Somália. A população ainda está ansiosa por uma transição pacífica do poder", disse ele à Reuters em uma entrevista coletiva.

"O que aconteceu foi um ato de provocação para nos arrastar para uma guerra civil, mas ele é limitado aos filhos de Ahmar. Eles carregam a responsabilidade por derramar o sangue de civis inocentes", disse Saleh, que também afirmou continuar disposto, em princípio, a assinar o acordo mediado pelo Golfo para encerrar seu governo, acordo do qual recuou na segunda-feira. Mas falou que não fará mais concessões

Saleh vem recusando acordos anteriores, mas sua reviravolta no domingo parece ter sido a mais contundente e se deu depois de homens armados leais a seu regime terem cercado diplomatas ocidentais e árabes dentro da embaixada dos Emirados Árabes Unidos durante horas.

Saleh disse que o acordo ainda está sobre a mesa. "Estou disposto a assinar, dentro de um diálogo nacional e com um mecanismo claro. Se o mecanismo for correto, assinaremos o acordo de transição do poder e abriremos mão do poder", disse.

"Não haverá mais concessões a partir de hoje", disse ele em seu palácio presidencial fortemente vigiado, cercado por assessores em ternos escuros.

Saleh disse que não tem planos de sair do Iêmen quando deixar o poder e que não tem medo de represálias legais. O acordo mediado pelo Golfo que ele vem resistindo em assinar lhe garantiria imunidade judicial, assegurando uma transição com dignidade.

"Vou permanecer no Iêmen. Vou presidir sobre meu partido e farei parte da oposição. Quem vai processar quem? Sou um cidadão normal. Farei a transferência do poder se eles (a oposição) vierem para a mesa de diálogo pacificamente", disse.

fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/05/25/confrontos-fecham-aeroporto-da-capital-do-iemen-presidente-nega-que-estado-esta-falido.jhtm

Grafiteiros são descriminalizados e venda de tinta aerosol é proibida para menores de 18

Boa notícia pra quem curte expressar sua arte pela cidade. A lei que descriminaliza a grafitagem foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta (26), segundo nota publicada no 'Diário Oficial da União'. Mas calma lá, algumas restrições foram impostas, inclusive a proibição da venda dos sprays (tinta em embalagem aerosol) para menores de 18 anos.

De acordo com a lei, a grafitagem não será considerada crime se for "realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público e privado mediante manifestação artística, com consentimento de seus proprietários", ou seja, o muro branco do vizinho só poderá ser grafitado se ele autorizar.

Diferente da legislação atual, que prevê pena de três meses a um ano de detenção para quem for pego pichando ou grafitando, a nova lei aprovada pela presidente Dilma diferencia 'pichação' - que permanece sendo considerada crime - de 'grafitagem', e estabelece que as latas de spray de tinta deverão trazer a mensagem: "Pichação é Crime" e "Proibida a Venda para Menores de 18 Anos".

A mudança prevê que o spray só poderá ser vendido para maiores de idade, mediante a apresentação do RG e com nota fiscal emitida no nome do comprador. Fabricantes, importadores e vendedores finais dos produtos terão um prazo de até 180 dias, após a regulamentação, para se adequarem às novas regras.

Em entrevista à MTV Brasil, o grafiteiro Frederico Fernandez, de 26 anos, afirmou que a aprovação da lei somente "legitima o grafite como arte", mas que não fará grande diferença. "O que não é arte sempre existiu, não vai ser a lei que vai mudar isso. O desafio é o que estimula os 'pichadores' a se apropriarem de qualquer espaço", afirmou.

Fernandez ainda disse que o que pode mudar com a lei é a diminuição da venda para menores de 18 anos e a redução da violência policial. "O que pode mudar é esse lance da venda para menores de idade [...] Além do fato de que nós [grafiteiros] deixaremos de correr o risco de sermos baleados por estarmos fora da lei", explicou.

Para o grafiteiro identificado como 'Revolux', a lei também não irá "alterar a realidade". "Não é de hoje que se alguém que quer pintar algo virado para a rua sem correr nenhum risco, precise da autorização do responsável pelo imóvel. A diferença, do ponto de vista jurídico, entre pichação e grafite é inexistente, uma vez em que ambos, para receberem tais nomenclaturas, devem ser feitos às margens da lei, sem qualquer autorização estatal ou de proprietário. O real grafite e a real pichação vão continuar sendo feitas sem aval algum", disse.

fonte:http://mtv.uol.com.br/memo/grafiteiros-sao-descriminalizados-e-venda-de-tinta-aerosol-e-proibida-para-menores-de-18

Ibovespa fecha em alta de 0,08%

Ibovespa fecha em alta de 0,08%

São Paulo, 25 mai (EFE).- O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) fechou nesta quarta-feira em alta de 0,08%, aos 63.388 pontos.

Em 446.376 operações, o volume financeiro do dia foi de R$ 4,589 bilhões.

As altas foram lideradas pelas ações ordinárias da Cosam, que subiram 4,16%.

Já as maiores baixas foram dos papéis ordinários da Oi Telemar, que caíram 4,03%.

No mercado de câmbio, o dólar fechou em alta, cotado a R$ 1,627 para a compra e a R$ 1,629 para a venda na taxa de câmbio comercial.

fonte:http://noticias.br.msn.com/economia/artigo.aspx?cp-documentid=28869217

Google lança serviço de carteira eletrônica nos EUA

  • Stephanie Tilenius, vice-presidente de comércio do Google, fala sobre o Google Wallet em evento de lançamento nos EUA; serviço que permite fazer compras pelo smartphone

    Stephanie Tilenius, vice-presidente de comércio do Google, fala sobre o Google Wallet em evento de lançamento nos EUA; serviço que permite fazer compras pelo smartphone

NOVA YORK (Reuters) - O Google e quatro bancos e parceiros do setor de telecomunicações revelaram nesta quinta-feira o serviço "Google Wallet", levando consumidores norte-americanos um passo mais próximo de pagarem compras com o celular.

O sistema do Google que permite que as pessoas paguem compras com celulares, em vez de cartões, espera ganhar vantagem sobre grandes rivais que incluem Visa, importantes bancos dos Estados Unidos e operadoras de telefonia.

Google, Mastercard, Citigroup, First Data e Sprint tornarão o serviço disponível no segundo semestre para usuários em Nova York e San Francisco, afirmou o Google nesta quinta-feira.

Desenhado como um aplicativo para celulares Android, o serviço pega carona na tecnologia "PayPass" da Mastercard. O Google atraiu interesse de redes de varejo norte-americanas como Macy's, American Eagle Outfitters e Subway para unir o serviço com programas de fidelidade e ofertas de desconto.

Consumidores fora dos EUA, especialmente na Ásia, podem pagar por produtos passando seus celulares por um leitor no caixa. Estima-se que um quinto das pessoas no Japão utilizem serviços de pagamento móvel. Nos EUA, carteiras eletrônicas ainda enfrentam obstáculos, mas, desde o ano passado, algumas grandes companhias têm acelerado passo para tornar a tecnologia uma realidade.

Detentores de cartões Citigroup Mastercard com tecnologia PayPass vão poder aproveitar o serviço primeiro. O Google também planeja vender um cartão virtual pré-pago.

A Visa tem testado um sistema de pagamento com celular junto a vários bancos grandes, incluindo Bank of America e Wells Fargo. A empresa tem planos de tornar seu sistema de pagamentos móveis comercialmente viável este ano.

fonte:http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/05/26/google-lanca-servico-de-carteira-eletronica-nos-eua.jhtm

Ballmer reclama da pirataria na China

  Getty Images
Ballmer, na China: faturamento da Microsoft no mercado chinês corresponde a 5% do total arrecadado nos EUA

O faturamento da Microsoft na China responde a 5% do total arrecadado nos Estados Unidos, embora a venda de computadores nos dois países seja praticamente igual, afirmou Steve Ballmer, executivo-chefe da companhia nesta quinta-feira (26/05) em visita ao país.

A receita da Microsoft na China chegou a US$ 2 bilhões para o ano fiscal encerrado em junho de 2010. O faturamento em solo norte-americano correspondeu a US$ 36,2 bilhões no mesmo período.

A pirataria é apontada por Ballmer como principal razão para essa pequena porcentagem da subsidiária chinesa na principal fabricante de software do mundo. No entanto, o executivo rejeitou o argumento, comum na China, que muitos consumidores apostam em software pirata por acreditar que as versões originais são muito caras. "Não estou falando que todos podem comprar um PC na China. Mas quem pode, provavelmente também tem condições de comprar um software original", afirmou Ballmer ao Wall Street Journal.

Segundo o CEO da Microsoft, a empresa arrecadou mais dinheiro na Holanda, com seus 17 milhões de habitantes, que em território chinês, com seus 6 bilhões de habitantes.

De acordo com uma pesquisa da Business Software Alliance, a China aparece em 30º lugar no ranking de países com maior percentual de pirataria, sendo que 78% dos computadores vendidos em 2010 trazem cópias ilegais de programas instalados. Já os Estados Unidos lideram a lista dos países com menos cópias legais de softwares, 20% do total.

O país que lidera o ranking da pirataria é a Geórgia, com 93% de programas piratas, seguida pela Zimbábue (91%), Bangladesh (90%). O Brasil conta com 54% de índice de pirataria no mercado.

fonte:http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236481-16355,00-BALLMER+RECLAMA+DA+PIRATARIA+NA+CHINA.html

TV paga via satélite supera cabo em total de clientes

Em abril, a participação do DTH atingiu 49,2% dos consumidores, contra 48,1% dos serviços de TV a cabo.

Canais de TV paga

A NET vai começar a oferecer filmes e séries televisivas sob demanda aos seus assinantes

Brasília - O número de clientes de TV por assinatura via satélite (DTH) ultrapassou, pela primeira vez, a base de assinantes de TV a cabo. Em abril, a participação do DTH atingiu 49,2% dos consumidores, contra 48,1% dos serviços de TV a cabo, conforme levantamento divulgado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em dezembro de 2010, a tecnologia via cabo era líder, com 51%, e o DTH representava 45,8% do mercado nacional.

No mês passado, o mercado de TV paga conquistou 238,3 mil novos assinantes, o que fez com que o Brasil encerrasse o quadrimestre com 10,7 milhões de domicílios atendidos pelo serviço. Nos quatro primeiros meses de 2011, 888,2 mil novos assinantes aderiram aos serviços de TV por assinatura.

Os serviços prestados via satélite cresceram 4,4% na comparação com março, ao passo que os serviços via cabo tiveram expansão de cerca de 0,5%. As prestadoras de MMDS (micro-ondas), por sua vez, perderam 2,5% de sua base de assinantes no mesmo período.

fonte:http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/tv-paga-via-satelite-supera-cabo-em-total-de-clientes--2

Computadores químicos fazem seus primeiros cálculos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Computadores químicos fazem seus primeiros cálculos
O computador químico conseguiu calcular o diagrama de Voronoi de um conjunto de formas bidimensionais - útil, por exemplo, no mapeamento da cobertura de uma rede de antenas de telefonia celular. [Imagem: Andrew Adamatzky]

Computação não-convencional

Você pode escolher o formato do seu computador - desktop, notebook, tablet, netbook -, sua cor, ou mesmo decorá-lo no seu próprio exercício de casemod.

Qualquer que seja a aparência da sua máquina, contudo, todos os computadores terão o mesmo genótipo: elétrons circulando através de pastilhas de silício.

Mas isso é comum demais para Adamatzky Andrew, professor de Computação Não-Convencional na Universidade de West England, na Grã-Bretanha, que está tentando construir computadores baseados em reações químicas.

Computador químico

Misturas de determinados compostos químicos formam algo que é conhecido como uma reação de Belousov-Zhabotinsky (BZ).

Essas reações emitem ondas que se auto-perpetuam, que podem ser usadas para construir portas lógicas e realizar cálculos rudimentares.

"Quando as ondas se chocam, elas podem morrer ou mudar de direção, e podemos interpretar isso como uma computação", explica Adamatsky.

Esta não é uma ideia totalmente nova, mas agora Adamatzky e seus colegas descobriram que os computadores químicos podem resolver alguns problemas em geometria computacional.

Estes novos computadores são coleções de pequenas bolsas químicas, chamadas vesículas, que podem produzir e combinar as ondas emitidas pela reação BZ (Belousov-Zhabotinsky).

Uma tentativa anterior utilizou uma malha hexagonal de vesículas, mas é difícil construir um arranjo regular. Assim, Adamatzky e seus colegas decidiram usar vesículas irregulares em sua computação nada convencional.

Computadores químicos fazem seus primeiros cálculos
O objetivo dos pesquisadores é desenvolver componentes químicos e suas interconexões, formando arquiteturas funcionais capazes de fazer computações. [Imagem: NeuNeu]

Diagramas de Voronoi

Eles descobriram que um computador vesicular consegue calcular o diagrama de Voronoi de um conjunto de formas bidimensionais - uma tarefa que envolve essencialmente descobrir quais pontos em uma folha plana estão mais próximos a um determinado desenho.

Isso pode parecer por demais arbitrário, mas os diagramas de Voronoi têm uma ampla gama de aplicações, como o mapeamento da cobertura de uma rede de antenas de telefonia celular.

Os pesquisadores também utilizaram o computador químico para resolver um problema relacionado, descobrindo o esqueleto topológica de um formato.

Os resultados foram obtidos inicialmente em uma simulação em um computador normal, de silício e elétrons, mas Adamatzky afirmou que sua equipe está preparando um artigo científico que detalha os mesmos resultados obtidos com os produtos químicos reais.

Computadores implantáveis

É importante ressaltar que, no caso destes computadores químicos, trata-se unicamente de reações entre compostos.

Há pesquisas bastante adiantadas no campo dos computadores biológicos, onde os cálculos são feitos dentro de células ou através da programação de bactérias, sem contar os neurocomputadores.

O trabalho é parte de um amplo esforço para produzir computadores químicos, que Adamatzky afirma terem uma gama de aplicações: "Poderíamos construir computadores que sejam implantados no corpo humano", prevê ele.

fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computadores-quimicos&id=010150110524

Marcha da maconha em SP é reprimida pela PM e acaba em violência




Tiros com bala de borracha e explosões de bombas de gás lacrimogêneo acobertaram o som das palavras de ordem que pediam a legalização da maconha em São Paulo. Uma manifestação proclamada como ato pela 'liberdade de expressão' - devida à proibição instituída pelo Ministério Público do uso da palavra 'maconha' - foi duramente reprimida pela Polícia Militar no último sábado, que entrou em confronto para dispersar os manifestantes.

Segundo os organizadores do evento, cerca de mil pessoas participaram da passeata, que saiu do vão livre do Masp em direção à Rua da Consolação. Os manifestantes, convocados principalmente via redes sociais, carregavam faixas e cartazes reivindicando a livre expressão das suas opiniões, em resposta à proibição da 'Marcha da Maconha' pela Justiça. Apesar do veto, muitos ainda levavam mensagens em prol da legalização da droga.

O conflito começou após os manifestantes ocuparem parte da Avenida Paulista. Enquanto seguiam em direção à Consolação, a Tropa de Choque avançou para cima dos participantes e iniciou as ações de repressão, atirando bombas de gás lacrimogêneo, disparando tiros de balas de borracha e dando cacetadas naqueles que reivindicavam a legalização da droga. Fotógrafos e jornalistas também foram atacados e tiveram equipamentos danificados.


Em nota publicada pelo Correio do Brasil, Marco Magri, um dos organizadores da Marcha, afirmou que "a polícia descumpriu o combinado" - se referindo à mudança do mote da passeata para reivindicar a 'liberdade de expressão'. "O que estávamos realizando era isso: uma passeata pela liberdade de expressão", argumentou. Apesar disso, alguns manifestantes levaram faixas e cartazes que mencionavam a droga.


Muitos participantes acabaram com olhos e garganta irritados por conta do gás atirado pela polícia. Carros que passavam por perto também foram atingidos. Mesmo em fuga, os manifestantes foram perseguidos pela Tropa de Choque que, segundo os participantes, agiu com truculência. As bombas eram recebidas aos gritos de "Polícia sem vergonha, seu filho usa maconha". Além de uma série de manifestantes, uma motorista também precisou ser socorrida por equipes médicas.


"Vi dezenas de pessoas levando a mão ao rosto, vi senhoras correndo com dificuldade para fugir da fumaça, um pasteleiro sufocado, encurralado pelo gás dentro de seu trailler. Queima, quimicamente falando. A pior coisa que já respirei", relatou o jornalista Bruno Nogueira em seu blog pessoal.


Durante os confrontos, seis pessoas foram presas pela PM e encaminhados para o 78º DP de São Paulo. Cerca de 400 participantes do protesto se dirigiram ao local para reivindicar a soltura dos detidos que, após assinarem um termo de descumprimento da decisão judicial, foram liberados.


Uma nova manifestação foi marcada para o próximo sábado (28), no vão do Masp, às 14h.


Manifestantes na marcha

Polícia avança




No Brasil
O mês de maio foi marcado por uma série de passeatas e manifestações que reivindicavam a legalização da maconha no Brasil. Em Curitiba/PR, a Marcha seguiu os rumos de São Paulo e, após ser proibida pela Justiça, se transformou em uma passeata pela 'liberdade de expressão' que reuniu cerca de 300 pessoas em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), neste sábado (28).


Já em Recife, capital de Pernambuco, os manifestantes deixaram os gritos de guerra e marcharam ao som das músicas de Bob Marley. Cerca de 1.000 manifestantes tomaram as ruas do Recife Antigo.


Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a marcha não teve presença ostensiva da Polícia Militar e reuniu cerca de 600 manifestantes aos gritos de "Dilma Roussef, fumar maconha alivia o estresse"; "arroz, feijão, maconha e educação"; "maconheiro sim, criminoso não", "o latifúndio é uma vergonha, reforma agrária para plantar maconha". Em nenhuma destas três passeatas houve confronto com a PM.

No dia 7 de maio a Marcha foi realizada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais - onde 7 foram presos. No mesmo dia, Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ) receberam a marcha. Em passeata que foi do Leblon ao Arpoador, a Marcha da Maconha carioca foi a maior do País e reuniu cerca de 5 mil pessoas.

Para o dia 28 de maio estão marcadas diversas passeatas por capitais do Brasil. Fortaleza, Florianópolis, Natal, Salvador e Belém devem receber manifestações. No dia 3 de junho, é a vez de Brasília virar palco das reivindicações pela legalização.


fonte:http://mtv.uol.com.br/memo/marcha-da-maconha-em-sp-e-reprimida-pela-pm-e-acaba-em-violencia

Tornado nos EUA mata pelo menos 116 pessoas

Clique para Ampliar

Várias casas e centenas de edifícios ficaram completamente destruídos após a passagem do tornado, considerado como o mais mortal que já atingiu os EUA desde 1953
FOTO: REUTERS

Mais tempestades agressivas estão previstas para a região, em um ano com tornados de força recorde nos EUA

Joplin O tornado que devastou a cidade de Joplin, no Estado de Missouri, já matou ao menos 116 pessoas, anunciaram ontem as autoridades locais, que anteciparam que mais mortes podem ser anunciadas, já que o tornado traçou um rastro de destruição de um quilômetro de largura e 6,4 quilômetros de comprimento.

"Mais de 70% de Joplin, cidade de 50.000 habitantes, foi destruída", explicou Christy Bertelson, porta-voz do governador do Missouri.

A cidade fica perto das divisas com Kansas e Oklahoma. De acordo com John Miller, fotógrafo que trabalha para o jornal "The Springfield News-Leader", armazéns da Home Depot e do Wallmart foram destruídos, assim como postos de gasolina e edifícios.

O Instituto de Meteorologia norte-americano disse que o tornado que devastou a cidade de 50 mil habitantes à noite foi o mais mortal a atingir o país desde 1953.

O tornado foi registrado quase um mês depois de uma série de fenômenos similares que matou 354 pessoas em sete Estados do país. Na ocasião, 238 morreram no Alabama em apenas um dia, 27 de abril, depois que tornados atingiram Tuscaloosa e outras localidades. Em abril, os tornados causaram mais de US$ 2 bilhões de prejuízos em Estados do sul dos EUA.

O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e ativou as tropas da Guarda Nacional em resposta ao tornado.

Muitos dos prédios públicos da cidade ficaram amplamente danificados, especialmente dois colégios de ensino fundamental e médio, assim como o hospital regional St. John, em Springfield, que ficou praticamente destruído. Pacientes tiveram que ser retirados do centro médico às pressas.

"Os danos são extensos. O telhado foi arrancado. Muitas janelas também foram destruídas", declarou emocionada a porta-voz Cora Scott.

De acordo com informações de testemunhas, várias alas do hospital pegaram fogo após o tornado, que faz parte de uma série tempestades que atingiram Estados do meio-oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.

Em Minneapolis, tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de terem provocado vazamentos de gás e destruído casas.

Autoridades advertiram que os fenômenos continuarão a atingir o meio-oeste do país, e recomendaram que a população busque abrigo.

Caos

A vice-prefeita da cidade, Melodee Colbert-Kean, disse que Joplin vive uma situação de "caos". "A devastação é total para onde que você olhe - comércios, prédios residenciais, casas, árvores, escolas", disse ela.

Segundo ela, cerca de 10% da cidade foi destruída pela tempestade, de acordo com cálculos preliminares.

Estimativas apontam que 20 mil casas e empresas estão sem energia em Joplin. Para ajudar nas comunicações, a Verizon Wireless, subsidiária da Verizon Communications, informou que vai instalar três torres temporárias de telefonia celular para fornecer o serviço sem fio de emergência.

Condolências

O presidente americano, Barack Obama, divulgou um comunicado expressando suas "mais profundas condolências" às famílias das vítimas no Missouri.

Ele disse que ordenou à Agência Federal de Gestão de Emergências que ajude na resposta e nos esforços de reconstrução.

fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=986029

Governo derruba imposto sobre tablets no Brasil

O Brasil passou a considerar que o tablet é nada mais do que um computador pessoal. Isso servirá para que o aparelho seja enquadrado na chamada "Lei do Bem" (11.196/95), garantindo redução em 31% dos impostos, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A presidente Dilma Rousseff assinou, na última sexta-feira, 20, a medida provisória 534, que foi publicada hoje no Diário Oficial da União e classifica os gadgets como "máquinas automáticas de processamento de dados, portáteis, sem teclado, que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 142 cm²".

"O custo do tablet no Brasil será igual ao custo lá fora. De modo que [a medida] torna o Brasil atraente para a fabricação", afirmou o ministro. "Como temos um grande mercado, é conveniente que as empresas se instalem aqui. Dessa maneira, vamos incentivar que novas venham e as que estão aqui façam o produto no Brasil."

Com base na "Lei do Bem", os aparelhos agora terão isenção total de PIS e Cofins, além de desconto de 80% na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

A Folha de S.Paulo destaca que a Receita não queria classificar os aparelhos como computadores justificando que falta a eles um teclado físico, uma desculpa para proteger a indústria nacional, pois os tablets eram todos importados.

Pelo menos 12 empresas já se cadastraram no Ministério de Ciência e Tecnologia para produzir tablets por aqui. E agora o governo precisa concluir o Processo Produtivo Básico (PPB), cujo anteprojeto foi fechado na sexta-feira. O PPB define qual será o porcentual de componentes brasileiros exigidos para que os aparelhos recebam os incentivos.

fonte:http://www.adnews.com.br/tecnologia/115468.html

Site do LinkedIn tem vulnerabilidade de segurança, afirma especialista

BOSTON, Estados Unidos - O site de redes sociais para profissionais LinkedIn apresenta falhas de segurança que tornam as contas de seus usuários vulneráveis a ataques de hackers, os quais poderiam conseguir invasões sem nem mesmo precisar de senhas, de acordo com o pesquisador de segurança que identificou o problema.

Getty Images
LinkedIn também tem problemas com segurança

Notícias sobre essas vulnerabilidades surgiram no final de semana, apenas alguns dias depois que a LinkedIn fez sua oferta pública inicial de ações, na semana passada, com alta de mais de 100% em sua cotação de abertura, o que evocou lembranças do boom de investimento na internet do final dos anos 90.

Rishi Narang, um pesquisador independente de segurança na internet que trabalha perto de Nova Délhi, na Índia, e descobriu a falha, disse à Reuters no domingo que o problema está relacionado à maneira pela qual o LinkedIn administra um tipo comumente usado de arquivo de dados conhecido como cookie.

Depois que um usuário insere seu nome e senha para acesso a uma conta, o LinkedIn cria o cookie "LEO_AUTH_TOKEN" no computador do usuário, que serve como chave para acesso à senha.

Muitos sites usam cookies, mas o que torna incomum o do LinkedIn é que ele só expira um ano depois de sua data de criação, disse Narang.

Ele expôs a vulnerabilidade em detalhes em um texto no seu blog, no sábado.

A maioria dos sites comerciais em geral usa cookies de acesso que expiram em 24 horas ou menos, se o usuário fizer log off antes do final desse prazo, disse Narang.

Há outras exceções, como os sites de bancos, cujos cookies em geral expiram depois de cinco ou 10 minutos de inatividade. O Google oferece aos usuários o uso de cookies que permite que passem diversas semanas conectados, mas permite que o usuário decida primeiro.

A longa duração do cookie do LinkedIn significa que qualquer pessoa que obtenha o arquivo pode carregá-lo em seu computador e ganhar acesso à conta do usuário por até um ano.

A empresa divulgou comunicado informando que já está tomando providências para proteger as contas de seus usuários.

fonte:http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/05/23/site+do+linkedin+tem+vulnerabilidade+de+seguranca+afirma+especialista+10426501.html

As 10 notícias de negócios e economia que você precisa ler nesta segunda

Carrefour estuda fusão no Brasil com Pão de Açúcar; Banco do Brasil pode comprar banco português, diz jornal

Aqui estão as principais notícias de negócios e economia do dia até agora:

Plataforma da Petrobras na Bacia de Campos

Plataforma da Petrobras: junto com a Vale, a empresa concentra 42,9% do lucro das empresas brasileiras de capital aberto

1 - Carrefour estuda fusão no Brasil com Pão de Açúcar. O Carrefour está estudando a possibilidade de fundir sua unidade brasileira com o grupo Pão de Açúcar, publicou um jornal francês.

2 - Banco do Brasil pode comprar banco português, diz jornal. Segundo informações publicadas plo jornal português Diário Económico, o banco do Brasil (BB) está de olho em algumas instituições financeiras daquele país e quer aproveitar a crise econômica para conseguir fechar bons negócios. Um dos possíveis alvos do BB é uma fatia do grupo financeiro Banif.

3 - Vale e Petrobras concentram 42,9% do lucro das empresas brasileiras de capital aberto.
No primeiro trimestre, Vale e Petrobras lucraram juntas 22,2 bilhões de reais. O valor representa 42,9% do total do lucro consolidado de 307 empresas de capital aberto brasileiras estudadas pela Economática. O setor mais lucrativo foi o dos bancos - o lucro de 25 bancos somou 12,0 bilhões de reais. O valor concentra 23,13% das 307 empresas listadas.

4 - Sony estima prejuízo anual de US$3,2 bilhões. Sony prevê que vai sofrer um prejuízo líquido de 3,2 bilhões de dólares para o ano encerrado em 31 de março por causa de baixa contábil sobre créditos fiscais.

5 - Acidente em fábrica da Braskem deixa 5 feridos.
O rompimento de uma tubulação na unidade de cloro e soda da Braskem, em Alagoas, deixou cinco prestadores de serviços feridos. O acidente ocorreu na madrugada desta segunda , segundo a companhia, não houve vazamento de cloro.

6 - Analistas reduzem expectativa de inflação pela 3ª semana seguida.
Os economistas do mercado financeiro deram um novo alívio nas projeções para a inflação oficial neste ano, reduzindo-as de 6,31% para 6,27. O índice, no entanto, ainda está perto do teto da meta (6,50%).

7 - Bank of America vai se expandir no país após nova licença. O Bank of America pretende se expandir no mercado brasileiro depois de receber uma nova licença para operar no País como banco comercial. A licença permitirá à instituição receber depósitos e oferecer serviços de conta-corrente para clientes corporativos.

8 - Investimento em inovação é baixo, mas empresas preveem aumento.
Que a inovação é um quesito importante para a empresa se manter sempre competitiva no mercado, a maioria das empresas parece saber disso. Mas nem todas colocam em prática essa ideia. De acordo com uma pesquisa Amcham, em parceria com a Fundação Dom Cabral, só 17% das empresas investem mais do que 4% do faturamento em inovação, mas, em compensação, 78% pretendem ampliar a verba destinada a essa área.

9 - Embraer responde à diretriz da ANAC sobre o Embraer 190.
A Embraer enviou um comunicado sobre a diretriz de aeronavegabilidade (DA) emitida pela ANAC na última semana. O documento indicava a ocorrência de rachaduras em componentes estruturais do Embraer 190, observadas em testes com o avião. Segundo a agência, as rachaduras poderiam comprometer a integridade do avião.

10 - Funcionários da Eletrobras param por 24 horas por reajuste. Funcionários da Eletrobras realizam uma greve de advertência de 24 horas com o objetivo de alertar os diretores da estatal sobre a necessidade de uma proposta salarial.

Fonte:http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/as-10-noticias-de-negocios-e-economia-que-voce-precisa-ler-nesta-segunda--23

Atividade do vulcão islandês Grimsvötn ameaça espaço aéreo europeu

A imagem de satélite mostra o impacto das cinzas do vulcão para o espaço aéreo
O vulcão islandês Grimsvötn continuava expelindo cinzas, esta segunda-feira, e embora sua atividade tenha diminuído, a Europa teme que possa ocorrer algo similar ao que ocorrido há um ano, quando a erupção do Eyjafjöll forçou o fechamento do espaço aéreo europeu durante um mês.

"A grande interrogação para amanhã é saber se as cinzas afetarão a Escócia e a Irlanda do Norte", declarou à AFP o geofísico Gunnar Gudmundsson, do Instituto de Meteorologia islandês, que espera que a pluma se reduza nas próximas horas.

A força da erupção continuava "importante" nesta segunda-feira e, segundo o meteorologista Peitur Arason, "os ventos de baixa altitude (...) sopravam forte na direção da Grã-Bretanha, mas em altitude mais elevada, sopravam para noroeste".

Segundo este cientista, as cinzas constituem "a metade inferior" da nuvem procedente do vulcão e que poderiam afetar o tráfego aéreo na Europa nos próximos dias.O secretário de Estado de Transportes francês, Thierry Mariani, assegurou que "no dia em que a Europa for afetada, voos terão que ser cancelados".

A entidade europeia de segurança aérea Eurocontrol assegurou, no entanto, que não estão previstos fechamentos do espaço aéreo, nem mesmo parciais, pelo menos na segunda e terça-feiras, fora da Islândia, embora a nuvem de cinzas se espalhe por parte do céu europeu.

Os meteorologistas britânicos avaliam que a nuvem de cinzas chegará no norte da Grã-Bretanha na noite desta segunda-feira ou na manhã de terça-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que está na Irlanda, no início de um giro europeu, adiantou em um dia sua viagem ao Reino Unido para a noite desta segunda-feira, devido a "uma mudança de direção" das cinzas vulcânicas da Islândia, afirmou a Casa Branca.

"O programa de terça-feira permanece inalterado", acrescentou um porta-voz, destacando que Obama será recebido com grande pompa pela rainha Elizabeth II e ficará hospedado no Palácio de Buckingham até quinta-feira.

A nuvem poderá, ainda, se espalhar pelo espaço aéreo francês e do norte da Espanha, na quinta-feira, "se as emissões vulcânicas continuarem com a mesma intensidade", segundo o Eurocontrol.

"Existe um risco de que as cinzas cheguem a certas regiões do norte da Europa nas próximas 48 horas", destacou o organismo. Os meteorologistas finlandeses temem que a Escandinávia seja afetada a partir de terça-feira pelas cinzas vulcânicas.

Enquanto a Groenlândia fechou seu espaço aéreo, a Islândia, cujo céu também está fechado desde domingo, estudava a possibilidade de reabrir o aeroporto internacional de Reikjavik-Keflavik, informou à AFP a porta-voz da autoridade aeroportuária islandesa, Isavia Hjordis Gudmundsdottir.

Mas desde a tarde, "já se pode aterrissar na Islândia", em Akureyri e Egilsstathir, dois aeroportos de menor importância, acrescentou.A Islândia está na rota de alguns voos transatlânticos, mas desde domingo só foram cancelados aqueles que têm a ilha como origem ou destino.

O vulcão Grimsvötn, o mais ativo do país, vive desde sábado sua mais intensa erupção há um século e a nuvem de cinzas alcançou nas primeiras horas os 20.000 metros de altura, embora depois tenha diminuído para a metade.

A região que cerca o vulcão ficou rapidamente coberta por uma densa camada de cinzas e "a visibilidade em Kirkjubaejarklaustur (povoado situado a 70 km da cratera) é muito limitada, assim como nas ilhas Westmann", situadas a sudeste da islândia, explicou Kjartansson.

Segundo as primeiras constatações, as cinzas do Grimsvötn são mais pesadas e se depositam antes no solo que as expulsas há um ano pelo Eyjafjöll.

No entanto, as bolsas europeias reagiram com preocupação diante da erupção do Grimsvötn, temendo que possa se repetir o ocorrido em abril do ano passado, quando a erupção do Eyjafjöll forçou o fechamento do espaço aéreo europeu durante quase um mês, provocando o cancelamento de mais de 100.000 voos e que cerca de oito milhões de passageiros ficassem bloqueados nos aeroportos.

O dono da companhia de baixo custo Ryanair, Michael O'Leary, considerou que "não se voltará a repetir o fechamento em larga escala do espaço aéreo", como aconteceu no ano passado.

fonte:http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=100000434660

Otan lança forte ofensiva aérea em Trípoli



Aeronaves da Otan realizaram na noite desta segunda-feira (horário de Brasília) uma ofensiva de grande magnitude em Trípoli, no que aparenta ser o maior ataque à Líbia desde o início da campanha da aliança militar ocidental no país, em março.

Alguns dos bombardeios parecem ter alvejado o complexo do líder líbio, Muamar Khadafi, na capital.

Há registros de entre 12 e 20 explosões em Trípoli nas últimas horas. Após cada uma delas, era possível observar aeronaves da Otan sobrevoando as chamas.

O correspondente da BBC em Trípoli Andrew North afirma que os fortes ataques parecem marcar o início de uma escalada da campanha da Otan no país, após um breve período de calmaria.

A aliança está agindo na Líbia com mandado da ONU, sob o argumento de proteger os civis líbios das tropas do regime de Khadafi.

Chamas de bombardeio realizado pela Otan em Trípoli (AP)

Ataque parece ter sido o maior da Otan em sua campanha na Líbia

Moussa Ibrahim, porta-voz do governo líbio, afirmou que três pessoas foram mortas na operação desta segunda e outras 150 ficaram feridas.

O porta-voz disse que as bombas atingiram tropas da Guarda do Povo, formada por voluntários que apoiam o Exército líbio. Mas agregou que a maioria das vítimas são civis que estavam nos arredores. A informação não pôde ser verificada de forma independente.

North relata que, após os bombardeios, parte da população de Trípoli saiu às ruas em manifestação de apoio a Khadafi.

Helicópteros

O bombardeio ocorre poucas horas depois de o governo francês ter afirmado que mandará, em parceria com a Grã-Bretanha, helicópteros militares para ampararem a ação da Otan na Líbia.

Os helicópteros permitiriam que as tropas de Khadafi fossem alvejadas com mais precisão.

A Grã-Bretanha não confirmou a informação.

Clique Leia também na BBC Brasil: Grã-Bretanha e França enviarão helicópteros militares à Líbia, diz ministro

O jornal francês Le Figaro publicou a informação de que 12 helicópteros teriam sido enviados à Líbia em um cargueiro francês em 17 de maio.

E o maior navio de guerra britânico, o HMS Ocean, partiu em abril do porto de Plymouth carregando consigo helicópteros Apache, informa o correspondente da BBC em Paris Christian Fraser. Não foi confirmado se eles serão usados na Líbia.

No front diplomático, o secretário-assistente de Estado dos Estados Unidos, Jeffrey Feltman, se encontrou nesta segunda-feira com representantes do Conselho Nacional de Transição, grupo formado pela oposição líbia e que agora controla o leste do país.

O encontro ocorreu em Benghazi, bastião dos rebeldes, que buscam reconhecimento internacional na tentativa de pressionar o regime de Khadafi.

fonte:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/05/110523_otan_tripoli_pai.shtml

Telescópio da NASA confirma que energia escura é real

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Telescópio Galex confirma que energia escura é real
Os resultados dão suporte para a principal interpretação sobre como funciona a energia escura, e mais uma vez dão razão a Albert Einstein sobre a gravidade e a constante cosmológica. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]
Expansão do Universo

Uma pesquisa que durou cinco anos e cobriu 200.000 galáxias, levou a uma das melhores confirmações de que é mesmo a energia escura que está acelerando a expansão do Universo.

O estudo, que representa um retorno de até sete bilhões de anos no tempo cósmico, usou dados da sonda espacial Galex (Galaxy Evolution Explorer: Exploração da Evolução das Galáxias) e do Telescópio Anglo-Australiano instalado na montanha Siding Spring, na Austrália.

Os resultados dão suporte para a principal interpretação sobre como funciona a energia escura - como uma força constante, afetando uniformemente o Universo e impulsionando sua expansão.

Por decorrência, os dados contradizem uma teoria alternativa, que propõe que seria a gravidade, e não a energia escura, a força que impulsionaria a expansão do Universo. De acordo com esta teoria alternativa, com a qual os novos resultados não são consistentes, o conceito de Albert Einstein da gravidade estaria errado, e gravidade tornar-se-ia repulsiva, ao invés de atrativa, quando atuando em grandes distâncias.

"Os resultados nos dizem que a energia escura é uma constante cosmológica, como Einstein propôs. Se a gravidade fosse a responsável, então não estaríamos vendo esses efeitos constantes da energia escura ao longo do tempo," explica Chris Blake, da Universidade de Tecnologia Swinburne, na Austrália, e líder da pesquisa.

Energia escura

Acredita-se que a energia escura domine o nosso Universo, perfazendo cerca de 74 por cento dele. A matéria escura, uma substância não menos misteriosa, é responsável por 22 por cento. A chamada matéria normal, ou matéria bariônica - qualquer coisa que tenha átomos - representa apenas cerca de 4% do cosmos.

A ideia da energia escura foi proposta durante a última década, com base em estudos de estrelas distantes que explodiram, conhecidas como supernovas.

As supernovas emitem uma luz constante e mensurável, o que as torna uma referência inigualável, que permite o cálculo de sua distância da Terra com grande precisão.

As observações revelaram que algo - que veio a ser chamado de energia escura - estava fazendo aumentar a aceleração desses objetos celestes.

Telescópio Galex confirma que energia escura é real
O observatório de ultravioleta GALEX (Galaxy Evolution Explorer) foi lançado no dia 28 de Abril de 2003. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Energia escura versus gravidade

A energia escura disputa um cabo-de-guerra com a gravidade.

A teoria atual propõe que, no início do Universo, a gravidade assumiu a liderança, dominando a energia escura.

Cerca de 8 bilhões de anos após o Big Bang, com o espaço se ampliando e a matéria se diluindo, as atrações gravitacionais enfraqueceram e a energia escura tirou o atraso.

Se isto estiver correto, daqui a bilhões de anos a energia escura será ainda mais dominante.

Os astrônomos preveem que o nosso Universo será um verdadeiro deserto cósmico, com as galáxias se distanciando tanto umas das outras que quaisquer seres que viverem dentro delas não serão capazes de ver outras galáxias.

Era da energia escura

Esta é a primeira vez que astrônomos fazem essa checagem cobrindo todo o período de vida do Universo desde que ele foi dominado pela energia escura.

A equipe começou montando o maior mapa tridimensional já feito das galáxias do Universo distante. Isto foi feito pelo Telescópio de ultravioleta GALEX, que mapeou cerca de três quartos do céu, observando centenas de milhões de galáxias.

O Telescópio Anglo-Australiano coletou informações detalhadas sobre a luz de cada galáxia, o que permitiu estudar o padrão de distância entre elas - ondas sônicas do Universo jovem deixaram marcas nos padrões de galáxias, fazendo com que pares de galáxias sejam separados por aproximadamente 500 milhões de anos-luz.

Essa "régua padrão" foi usada para determinar a distância entre os pares de galáxias e a Terra - quanto mais próximo um par de galáxia estiver de nós, mais distantes elas irão aparecer uma da outra no céu.

Tal como acontece com os estudos de supernovas, estes dados de distância foram combinados com informações sobre as velocidades nas quais os pares estão se afastando de nós, revelando, mais uma vez, que o tecido do espaço está se esticando cada vez mais rápido.

fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=telescopio-nasa-confirma-energia-escura-real&id=010130110520

Facebook e Microsoft se unem na luta contra pornografia infantil

As notícias da contratação da Burson-Marsteller pelo Facebook começaram a aparecer na última semana. Foto: AFP

Software da Microsoft vai ajudar a reconhecer e remover imagens de pornografia infantil
Foto: AFP

O Facebook se uniu à Microsoft para combater a pornografia infantil na rede social. O site vai implementar uma tecnologia da Microsoft que reconhece e remove imagens que exploram ou colocam crianças em pergio. O PhotoDNA já é usado pela Microsoft no Bing, no Skydrive e no Hotmail. As informações são do Huffington Post.

Desenvolvido para o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas dos Estados Unidos, o software cria um "esboço" do que seria uma imagem inapropriada e pesquisa através de milhões de fotos que tenham essa característica. "Nós não vamos tolerar a utilização de nossos serviços para vitimar crianças quando temos a tecnologia para fazer algo sobre isso", escreveu o advogado da Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, Bill Harmon, em um post no blog da empresa.

fonte:http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5141311-EI12884,00-Facebook+e+Microsoft+se+unem+na+luta+contra+pornografia+infantil.html

Em mensagem aos árabes, o presidente dos EUA defende um novo país na fronteira pré-1967

Arturo Rodriguez

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou-se disposto a escrever um novo capítulo na política americana para o Oriente Médio e o norte da África. Em um discurso na semana passada, Obama disse que a reforma democrática da região é “prioridade”, anunciou um pacote de ajuda para a Tunísia e o Egito e defendeu a criação do Estado palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967 (leia abaixo). O governo de Israel rejeitou a ideia, que deve ser entendida mais como um ponto de partida para um possível acordo de paz entre israelenses e palestinos. A realidade na região, com assentamentos judaicos estabelecidos na Cisjordânia e cidades árabes dentro de Israel, mostra ser inviável a aplicação exata do mesmo mapa que existia há mais de 40 anos.

DISCURSO
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
   Reprodução

Chip Somodevilla

TERRORISMO

O líder interino da Al-Qaeda

Menos de um mês após a morte de Osama bin Laden, a rede terrorista Al-Qaeda anunciou a escolha de um líder interino. Segundo a TV Al-Jazeera, o escolhido é Saif al-Adel, um ex-oficial das Forças Especiais do Egito. O anúncio pretende acabar com a inquietação de militantes sobre a falta de um sucessor formal do saudita. Adel deverá atuar na transição do comando para o egípcio Ayman al-Zawahiri, o número dois da Al-Qaeda.


AP

RUANDA

Genocida condenado

O tribunal Penal Internacional para Ruanda (TPIR) condenou Augustin Bizimungu, ex-chefe do Estado-Maior do Exército ruandês, a 30 anos de reclusão por seu envolvimento no genocídio ocorrido no país em 1994. Os juízes concluíram que Bizimungu não tentou impedir os crimes praticados por seus subordinados. Cerca de 800 mil pessoas da etnia tútsi, além de hutus moderados, foram assassinadas no conflito.


AFP
PROTESTO
Multidão em Madri
ESPANHA
Revolta dos indignados

Às vésperas das eleições municipais, milhares de espanhóis, a grande maioria jovens, saíram às ruas para protestar contra o desemprego, a corrupção e a forma como o governo tem administrado a crise econômica. Convocado por meio de redes sociais, o movimento tomou as principais praças do país e foi chamado pela mídia espanhola de “revolução dos indignados”. A maior concentração de manifestantes ocorreu na Praça Porta do Sol, centro de Madri. Um artigo do jornal El Mundo afirma que “um grupo de jovens conseguiu dinamitar a campanha eleitoral com slogans infinitamente mais atrativos do que as tediosas e previsíveis mensagens dos partidos políticos”.


fonte:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI235099-15258,00-O+FILTRO.html

Talibans reivindicam ataque em nome da vingança pela morte de Bin Laden


Dois norte-americanos ficaram ligeiramente feridos num atentado à bomba reivindicado pelos talibãs paquistaneses contra o blindado em que seguiam, provocando ainda a morte de um transeunte em Peshawar, no nordeste do Paquistão.

Os talibãs paquistaneses, aliados da Al-Qaida desde 2007, já tinham prometido vingar a morte de Usama bin Laden no ataque das forças norte-americanas ao complexo onde vivia em Abbottabad, a uma hora da capital, e o ataque desta sexta-feira foi o primeiro que visou diretamente os Estados Unidos depois da morte do líder da rede terrorista.

"Reivindicamos este ataque", reivindicou por telefone Ehsanullah Ehsan, porta-voz do Movimento dos talibãs do Paquistão (TTP), um grupo que desde o verão de 2007 faz uma campanha de atentados em todo o país extremamente violenta.

"Começamos a organizar as nossas ações, o nosso inimigo 'número um' é o Paquistão, depois os Estados Unidos e depois os outros países da NATO", adiantou o porta-voz do movimento islamita.

"Estamos presentes em todas as cidades do Paquistão e a partir de agora iremos levar a cabo ataques deste género", concluiu.

O porta-voz dos Taliban não se referiu à morte de Bin Laden no passado dia 2 de maio por um comando norte-americano no norte do Paquistão, mas Ehsanullah Ehsan tinha anunciado, um dia depois da operação dos Seals norte-americanos , que o TTP se iria vingar através de uma intensificação de atentados contra o governo e as forças de segurança paquistanesas e contra os interesses norte-americanos.

O porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Islamabad confirmou o ataque dos Taliban e relatou que "duas viaturas do consulado norte-americano, que se dirigiam para o consulado, foram atacadas".

"Um veículo ficou danificado, ninguém foi morto entre o nosso pessoal e não houve nenhum ferido grave", adiantou o diplomata.

De acordo com Hukam Khan responsável pela unidade de desminagem de Peshawar informou entretanto que os 50 quilos de explosivos estavam dissimulados numa viatura e a explosão foi desencadeada através de um mecanismo de controlo remoto.

À passagem da viatura blindada de tração às quatro rodas o explosivo foi detonado atingindo a traseira da viatura lançando-a contra um poste elétrico. Apenas a má qualidade dos explosivos impediu que os prejuízos fossem maiores. O tipo de viatura usado pelos dois diplomatas é semelhante a todos aqueles que são usados por todos os diplomatas para se deslocarem na cidade.

Os Talibans paquistaneses são os principais responsáveis por uma vaga de atentados (480) que mataram cerca de 4.400 pessoas em todo o Paquistão desde 2007.

fonte:http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Talibans-reivindicam-ataque-em-nome-da-vinganca-pela-morte-de-Bin-Laden.rtp&article=443821&visual=3&layout=10&tm=7

FMI aprova empréstimo de 26 bilhões de euros a Portugal


Pichação contra o FMI em Lisboa, Portugal

Com o anúncio, FMI disponibiliza de imediato 6,1 bilhões de euros à economia portuguesa (Mario Cruz/EFE)

O Fundo Monetário Internacional aprovou nesta sexta-feira um empréstimo para Portugal de 26 bilhões de euros, com três anos de prazo para pagamento. O montante faz parte do pacote de ajuda conjunta com a União Europeia. O programa do FMI torna "imediatamente disponível para Portugal" cerca de 6,1 bilhões de euros, segundo comunicado da instituição.

A instituição informou que seu conselho de administração aprovou nesta sexta-feira o empréstimo, que faz parte de um plano de ajuda internacional de 78 bilhões de euros. De acordo com o FMI, o conjunto destes financiamentos é concebido para dar fôlego à economia portuguesa antes que o endividamento aumente – e desde que se se ponham em andamento as políticas necessárias para colocá-la de volta nos trilhos.

Este importante apoio financeiro contribuirá para atenuar os custos sociais do ajuste destes programas de austeridade, destacou o organismo internacional. O país passa a ser o terceiro da zona do euro a receber um socorro multibilionário, depois da Grécia e da Irlanda.

fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/economia/fmi-aprova-emprestimo-de-26-bilhoes-de-euros-a-portugal

Paraplégico volta a andar depois de implante de estimulador elétrico


Depois de receber um implante com estimulador elétrico na medula espinhal, o americano Rob Summers voltou a andar depois de quase cinco anos paraplégico. Os médicos já haviam dito que ele jamais andaria de novo.

"Foi a sensação mais inacreditável. Depois de não poder se mexer por quatro anos, eu pensei que as coisas finalmente iam mudar", disse Summers de 25 anos.

Entretanto, ele só fica em pé durante suas sessões de duas horas diárias de fisioterapia, quando o estimulador é ligado, e para o dia-a-dia, continua em uma cadeira de rodas. Os médicos limitam o uso do dispositivo a algumas horas por dia.

"Não é uma cura completa, mas pode ajudar alguns pacientes", afirmou Gregoire Courtine, chefe do departamento de neuroreabilitação experimental da Universidade de Zurique, na Suíça.

O dispositivo é geralmente usado para aliviar dores, e pode custar até US$ 20 mil. "Ele manda um sinal elétrico genérico para a medula, para levantar ou andar", declarou Susan Harkena, principal autora do estudo, à revista "The Lancet". O estimulador foi implantado em um região mais que a de costume, na parte inferior das vértebras de Rob Summers.

"Meu objetivo é andar e correr novamente. Acredito que tudo é possível e que vou sair da minha cadeira de rodas algum dia", aposta Summers.

fonte:http://www.sidneyrezende.com/noticia/131817+paraplegico+volta+a+andar+depois+de+implante+de+estimulador+eletrico

Polícia encontra R$ 30 mil em carro de ex-prefeito de Corumbá



O ex-prefeito de Corumbá Ricardo Chimirri Cândia foi preso na madrugada de hoje (20) em uma operação da Polícia Federal em Campinas (SP) com objetivo de prender envolvidos em um possível esquema de fraudes em contratos.

Ricardo também foi diretor de Planejamento da Prefeitura campinense. Além dele outra pessoa conhecida no cenário político e social de Manto Grosso do Sul também foi preso. Trata-se de Aurélio Cance Júnior, ex-diretor presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Atualmente ocupa o cargo de diretor da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Senasa).

Ricardo chegou num camburão hoje na Corregedoria da Polícia Civil, no Centro de Campinas. Perguntado o que tinha a dizer da prisão, afirmou: “Isso é um absurdo. Não sei de nada. Não sei nem qual é a acusação”.

O secretário de Comunicação de Campinas, Francisco de Lagos, é considerado como foragido. Ele foi secretário de Cultura em Campo Grande, na prefeitura de Lúdio Coelho e também presidente da Fundesporte no governo Pedro Pedrossian.

Até agora 12 pessoas foram presas, a maioria empresário. Ainda oito pessoas estão consideradas como foragidas, entre eles o vice-prefeito e o secretário de Segurança de Campinas.

fonte:http://www.atribunanews.com/exibe.php?id=74055

Banda paranaense vira hit na internet

Divulgação
O trabalho já repercutiu entre os internautas, que intensificaram as visitas à página da banda no site de relacionamentos Facebook
O clipe de ''Oração'', do grupo A Banda Mais Bonita da Cidade, nem bem foi publicado no site Youtube e já conseguiu mais de 400 mil acessos. O vídeo de seis minutos foi gravado no interior da casa de um amigo dos músicos curitibanos.

No ar desde a última terça-feira (17), o trabalho já repercutiu entre os internautas, que intensificaram as visitas à página da banda no site de relacionamentos Facebook. Na gravação da peça foi utilizada a técnica do plano sequência, que exige imensa coordenação de todos os participantes. No total, 28 pessoas aparecem no filme.

O sucesso da canção na rede está rendendo convites ao conjunto, que até o momento não havia feito muitas exibições. Como a própria descrição do vídeo no Youtube lembra, os músicos se apresentarão no dia 9 de junho no Sesc da Esquina, em Curitiba. Além desta exibição, uma viagem a São Paulo está marcada para o início do próximo mês.

Confira o clipe:




fonte:http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-5--39-20110520&tit=banda+paranaense+vira+hit+na+internet

Mudanças na atmosfera podem prever terremotos fatais

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Há muito tempo os cientistas tentam, sem sucesso, prever terremotos e catástrofes naturais. E, tendo em vista os últimos acontecimentos, qualquer pista seria muito útil.

Agora, um novo estudo descobriu que a atmosfera acima do epicentro do terremoto japonês de 11 de março sofreu mudanças incomuns nos dias que antecederam o desastre. A pesquisa pode oferecer uma possibilidade intrigante de previsão de terremotos (embora ainda distante).

A ideia não é exatamente nova. A teoria, que nos círculos da ciência se chama “Mecanismo de Engate Litosfera-Atmosfera-Ionosfera”, diz o seguinte: logo antes de um terremoto, a falha libera mais gases, especialmente o gás incolor e inodoro radônio.

Uma vez na atmosfera superior, a ionosfera, o gás radônio “tira” elétrons de moléculas de ar, dividindo-os em partículas carregadas negativamente (elétrons livres) e partículas de carga positiva. Essas partículas carregadas, chamadas íons, atraem água condensada em um processo que libera calor. A grande jogada é que os cientistas podem detectar esse calor sob a forma de radiação infravermelha.

Utilizando dados de satélite, os pesquisadores observaram a atmosfera nos dias antes do terremoto japonês, e descobriram que a concentração de elétrons na ionosfera aumentou nos dias antes do terremoto, assim como a radiação infravermelha. O dia 8 março, três dias antes do terremoto, foi o dia mais anômalo.

Os pesquisadores também analisaram dados de mais de 100 terremotos na Ásia, e encontraram correlações semelhantes para terremotos com magnitudes maiores que 5,5 e profundidades menores que 50 quilômetros.

A ideia dos cientistas é envolver pesquisadores do mundo inteiro em um esforço de “monitoramento” internacional da atmosfera. Antes de qualquer certeza, é preciso observar terremotos ao longo do tempo para certificar-se de que o fenômeno atmosférico é estatisticamente relacionado com as rupturas. Também é preciso saber quantas vezes essas anomalias atmosféricas aparecem sem um tremor associado.

No entanto, os pesquisadores já alertam que isso está longe de ser “uma grande descoberta”. O sucesso da previsão de terremoto não é garantido; até hoje, ninguém conseguiu prever um terremoto a partir de dados atmosféricos, e uma abundância de supostos precursores de terremotos, desde comportamento animal estranho a lençóis freáticos, se provaram não confiáveis.

Como cientistas que estudam terremotos já foram “queimados” muitas vezes no passado, os novos pesquisadores aprenderam a não ficarem animados com todos os métodos de previsão potenciais. Ainda assim, isso não significa que os planos em andamento de discutir a pesquisa sobre as mudanças na ionosfera não possam trazer bons resultados.

Fonte:MSN

Síria condena sanções dos EUA contra regime de Assad

A Síria condenou nesta quinta-feira as sanções adotadas pelos EUA contra o regime do presidente Bashar al-Assad, afirmando que "não afetarão a postura síria", segundo uma fonte oficial citada pela televisão estatal. "A Síria condena as medidas americanas tomadas contra Bashar al-Assad e várias autoridades sírias sob o pretexto dos fatos atuais", afirmou a fonte.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou na quarta-feira a imposição de sanções contra o presidente sírio e outros seis altos cargos do governo como medida de pressão para que detenham a repressão contra os manifestantes que exigem mais democracia e a renúncia de Assad.

Foto de 30/04/2011 mostra presidente sírio, Bashar Assad, durante discurso ao Parlamento, em Damasco

As sanções, que marcam a primeira vez em que Washington penaliza diretamente o presidente sírio por ações de suas forças de segurança, foram impostas pelos abusos contra os direitos humanos durante a brutal repressão aos protestos.

A fonte manifestou que as medidas são contra o direito do povo sírio e reiterou que o governo de Assad não mudará de posição em referência à atuação da polícia para reprimir os levantes populares que, segundo as autoridades, são incitados por grupos armados terroristas.

O alto cargo do governo disse que as sanções americanas são um elo a mais na cadeia de castigos das distintas administrações americanas contra os sírios e acrescentou que, em última instância, estão a serviço dos interesses israelenses.

A televisão síria citou como exemplos de "castigos" o fato de a Síria figurar na lista de Estados que subvencionam o terrorismo por sua posição propícia à "resistência", em referência a seu apoio à organização palestina Hamas, considerada terrorista pelos EUA, e o grupo libanês Hezbollah.

A Síria acusou os EUA de "aplicar a política de dois pesos e duas medidas" ao condenar as vítimas dos protestos cidadãos na Síria e ao mesmo tempo ser responsável "pela morte de dezenas de civis, entre eles crianças e mulheres", no Afeganistão, Paquistão, Iraque e Líbia.

Efeito das sanções

As sanções anunciadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA congela os bens das autoridades sírias nos Estados Unidos ou em jurisdições americanas e, em geral, proíbe que pessoas físicas e jurídicas americanas tenham contato com elas.

Além de Assad e das outras seis autoridades sírias, as sanções têm como alvo os oficiais iranianos de alto escalão Qasem Soleimani e Mohsen Chizari, que teriam dado apoio logístico e treinamento à inteligência síria, de acordo com uma ordem dada pela Casa Branca.

O vice-presidente sírio, Farouq al-Shara, o primeiro-ministro Adel Safar, o ministro do Interior Mohammad Ibrahim al-Shaar, o ministro da Defesa Ali Habib, assim como Abdul Fatah Qudsiya, o chefe da Inteligência militar síria, e Mohammed Dib Zaitoun, diretor do órgão de segurança político, também estão entre os alvos. As sanções foram impostas um dia antes de o líder dos EUA fazer um grande discurso nesta quinta-feira sobre os levantes em todo o mundo árabe com uma importante menção à Síria.

Erros

A punição foi tomada no mesmo dia em que Assad admitiu que as forças de segurança do país "cometeram alguns erros" ao lidar com os protestos populares que seu governo enfrenta desde março. Assad, que está no poder há 11 anos, sucedeu ao seu pai, Hafez Al-Assad, que governou a Síria por 30 anos.

Os comentários de Assad apareceram no meio de uma reportagem do jornal sírio Al-Watan, cujo assunto principal era um encontro entre o presidente e chefes tribais.

Na sexta-feira, o escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas disse que o número de mortos na Síria pode chegar a 850 e milhares de manifestantes têm sido presos durante a repressão militar de dois meses.

Segundo a notícia do jornal, Assad afirmou que o problema das forças de segurança era a falta de treinamento para lidar com eventos da dimensão dos protestos populares que vêm ocorrendo. De acordo com o texto, Assad disse que os agentes de segurança receberão o treinamento adequado, e afirmou que a crise no país já foi superada pelo governo.

fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/revoltamundoarabe/siria+condena+sancoes+dos+eua+contra+regime+de+assad/n1596964749415.html

Em nota, empresa de Palocci diz que desconhece suspeita do Coaf

O novo ministro disse que será mais um do time de Dilma. Foto: Ricardo Matsukawa/Redação Terra

Segundo a nota, "em nenhum momento a Projeto recebeu qualquer comunicação do Coaf e desconhece qualquer procedimento do órgão em relação à empresa"
Foto: Ricardo Matsukawa/Redação Terra

A FSB Comunicações, assessoria contratada para divulgar as informações sobre a empresa do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), afirmou nesta quinta-feira que a Projeto desconhece procedimentos relativos ao Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Segundo a nota, "em nenhum momento a Projeto recebeu qualquer comunicação do Coaf e desconhece qualquer procedimento do órgão em relação à empresa".

Nesta quinta-feira, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma reportagem afirmando que um relatório enviado pelo Coaf à Polícia Federal (PF) aponta que a Projeto fez uma operação financeira suspeita na compra de um imóvel de uma outra empresa, que estava sob investigação policial. Segundo a reportagem, o aviso do Coaf ocorreu há quase seis meses, após ter sido informado do episódio pelo banco que intermediou a transação financeira.

De acordo com a Folha de S.Paulo, semanas antes de assumir a chefia da Casa Civil, Palocci comprou um apartamento em São Paulo por R$ 6,6 milhões. Um ano antes, ele havia adquirido um escritório na cidade por R$ 882 mil. Com os novos bens, o patrimônio do ministro teria sido multiplicado em 20 vezes em quatro anos. Ainda segundo a Folha, os dois imóveis foram comprados pela empresa Projeto Administração de Imóveis, da qual Palocci é dono. Conforme O Estado de S.Paulo, o comunicado do Coaf à PF se enquadra no tipo de "movimentação atípica". O nome da Projeto surge nas transações atípicas envolvendo uma empresa que está sob investigação da PF, a quem cabe apurar se há ou não irregularidades na movimentação de dinheiro.

Ministério nega investigação
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou a existência de qualquer investigação contra Palocci ou sua empresa na Polícia Federal (PF). "O ministro Palocci não está sendo investigado, a empresa Projeto não está sendo investigada. Não há nenhuma atipicidade que tenha justificado qualquer investigação do ministro Palocci", disse, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Cardozo afirmou que "infelizmente, temos, às vezes, situações de especulação" e passou a explicar o caso de sua própria empresa de consultoria. Segundo ele, a empresa tem consultoria no nome, mas ele nunca exerceu a atividade, apenas deu aulas e cursos.

Confira abaixo a nota da FSB na íntegra:

Diante de matéria publicada hoje pelo jornal "O Estado de São Paulo", a Projeto gostaria de esclarecer que:

1 - Todas as atividades da Projeto foram realizadas estritamente dentro do marco legal, respeitando limites éticos e exigências de informação por parte dos órgãos de controle

2 - Em nenhum momento a Projeto recebeu qualquer comunicação do Coaf e desconhece qualquer procedimento do órgão em relação à empresa.


fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5139409-EI306,00-Em+nota+empresa+de+Palocci+diz+que+desconhece+suspeita+do+Coaf.html

Detector de partículas esquadrinha segredos do universo


WASHINGTON — O espectrômetro magnético Alpha 2 (AMS), um detector de partículas destinado a esquadrinhar os enigmas da formação do universo, foi acoplado com sucesso, esta quinta-feira, à Estação Espacial Internacional (ISS), e começou imediatamente sua busca pelo desconhecido.

Foto de arquivo da Estação Espacial Internacional (ISS) (AFP, null)

Os cientistas avaliam que esta experiência, com custo estimado em dois bilhões de dólares, poderia abordar os fundamentos da física de partículas.

A delicada coreografia para transferir o AMS de 7,5 toneladas do compartimento de carga do ônibus espacial Endeavour ao seu ponto de ligação com o exterior da ISS, do lado direito da Estação, terminou às 10H46 GMT (07h46, hora de Brasília).

O trabalho havia começado 2h15min antes, quando os astronautas Andrew Feustel e Roberto Vittori, um italiano da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), começaram a manobrar o braço mecânico de 16 metros de comprimento para retirar delicadamente o AMS do compartimento de carga do ônibus espacial.

Assim, "o piloto Greg Johnson e o especialista Greg Chamitoff usaram então o braço mecânico para instalar o AMS na estação", explicou a Nasa.

Um mecanismo de sujeição automática permitiu colocar solidamente em seu lugar o detector de partículas.

Minutos depois, com um comando à distância, os astronautas conectaram um grupo de cabos elétricos e de transmissão de dados ao AMS.

A compilação de dados produzida pelo detector de partículas começou quase em seguida, anunciou a agência espacial americana.

As equipes científicas do AMS trabalharão dia e noite para coletar a massa de dados enquanto a ISS estiver em órbita, isto é, pelo menos até 2020.

Um poderoso íma, concebido para criar um campo magnético que desvia a trajetória das partículas cósmicas que viajam através do espaço, o AMS permitirá a oito instrumentos científicos obter preciosas informações sobre estas partículas.

Centenas de cientistas de 16 países que participam do projeto esperam poder elucidar os enigmas da formação do universo, descobrir a antimatéria ainda impossível de encontrar e compreender a natureza da matéria negra invisível, que forma até 25% do universo.

A matéria visível seria apenas de 4% a 5% do total e os 70% restantes seriam formados por restos de matéria escura, uma força repulsiva, contrária à gravidade, e explicaria porque a expansão do universo se acelera.

fonte:http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jYOu4RBnd8dxpTqCrtevt0OUIsMQ?docId=CNG.089f7d1846b7f07feedc6457b112323b.6e1

Atualização obrigatória do Xbox 360 não é compatível com alguns consoles


Xbox 360

A Microsoft confirmou que alguns Xbox 360 não são compatíveis com a nova atualização obrigatória do firmware. Os usuários afetados são, em sua maioria, portadores do console em sua versão antiga, alguns de 2009. A empresa fará a troca dos consoles para um Xbox 360 S (Slim) de 250GB, e dará um ano de assinatura da Xbox Live Gold gratuita.

Para efetuar a troca, os usuários deverão entrar em contato com a Microsoft e, em seguida, enviar seus consoles para a empresa até o dia 30 de setembro. A companhia informou que será possível detectar os consoles com o problema através da Xbox Live.

A atualização, programada para ocorrer entre os dias 19 e 30 de maio, prevê, entre outras funcionalidades, fazer com que os leitores do console sejam compatíveis com o novo formato de disco do Xbox 360, o XGD3, que tem espaço extra de armazenamento de 1GB.

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/jovem/games/noticias/novos_dvds_podem_ser_incompativeis_com_alguns_xbox_360

Ação do LinkedIn dispara mais de 80% em NY

Site levantou R$ 564 milhões com abertura de capital. Para analista, captação não é indício de bolha no setor

Jeff Weiner, CEO da LinkedIn, em apresentação da empresa

O LinkedIn vendeu o equivalente a US$ 352,8 milhões (R$ 564 milhões) em ações em seu processo de abertura de capital. A forte demanda pelo papel pode ser um sinal de quão importantes as redes sociais estão se tornando. O LinkedIn é a primeira companhia de redes sociais norte-americana a ter ações negociadas em bolsa. Uma série de outras empresas do setor deve seguir o movimento, incluindo Facebook, Groupon, Twitter e Zynga.

Na estreia em Bolsa, hoje, as ações da LinkedIn Corp subiam mais de 80%, retomando a lembrança do caso de amor vivido pelos investidores com a Internet no início do século. Às 11h21, as ações da operadora da rede social voltada para profissionais disparavam 87%, cotadas a US$ 84,1. Mais cedo, o papel chegou a cravar valorização de 97% sobre o preço do IPO, de US$ 45,0.

Embora Linkedin e as outras companhias do setor tenham modelos de negócio muito diferentes, cada uma delas faz grande sucesso em seu segmento e as estimativas de seu valor de mercado são surpreendentes. "As redes sociais são a estratégia mais eficiente para atrair consumidores no mundo", disse Saad Khan, sócio da empresa de capital de risco CMEA Capital.

"Será uma estratégia para atrair consumidores em todos os setores", acrescentou, explicando que redes sociais podem ajudar companhias a alcançar um número maior de clientes de forma mais eficiente. O LinkedIn, que permite usuários criarem perfis profissionais e é amplamente usado como ferramenta para busca de trabalho, elevou a faixa de preço estimada para sua ação na oferta pública inicial (IPO, em inglês) na terça-feira, para entre US$ 42 e US$ 45.

Com o IPO precificado em US$ 45 por ação (R$ 73), a companhia agora possui valor de mercado de US$ 4,25 bilhões. As ações do LinkedIn começaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York com o código de "LNKD".

Sem bolha

Segundo Henry Blodget, analista de Wall Street que escreve para a Business Insider, a estreia não significa que o mundo esteja no meio de uma bolha de tecnologia. “As ações do LinkedIn podem muito bem estar sendo negociadas com um múltiplo elevado e, como outras na mesma situação, certamente carrega bastante risco. Mas há uma grande diferença entre múltiplos elevados e uma bolha.”

Na opinião do especialista, a LinkedIn é uma empresa estabelecida, que gerou cerca de US$ 250 milhões de receita no ano passado, e deve faturar mais de US $ 400 milhões este ano. Ele escreve na revista eletrônica que a companhia tem três fortes fontes de receitas: assinaturas de clientes Premium, de recrutamento empresarial e publicidade. “Eles ganham dinheiro. E têm uma grande oportunidade de crescimento. É por essas e outras razões que muitos investidores institucionais estão fazendo fila para comprar os papeis.”

Em sua análise, Blodget comenta a relação entre o preço estipulado pela empresa. Diz que o valor, de US$ 4 bilhões, é cerca de 10 vezes a receita deste ano projetada. “Isso indica um múltiplo elevado? Claro que sim. Mas é também um múltiplo que, dependendo do crescimento do LinkedIn ao longo dos próximos anos, poderia ser bem merecido.”

Para o analista, obviamente investidores conservadores não devem comprar ações do LinkedIn, assim como não devem comprar nenhum ativo de alto risco. “Mas gritar bolha! só porque o boom da Internet produziu mais uma empresa valiosa é ridículo. Será uma bolha de novo quando dezenas de empresas de baixa qualidade e sem negócios abram capital com avaliações de preço monstruosas – como fizeram no final da década de 1990.”

fonte:http://economia.ig.com.br/mercados/acao+do+linkedin+dispara+mais+de+80+em+ny/n1596964648177.html

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved