Translate

TRANSLATE

BC monitora impacto da prisão do dono do BTG Pactual no mercado financeiro

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Banco Central (BC) está monitorando o impacto da prisão do dono do banco BTG Pactual, André Esteves, no sistema financeiro. Hoje (25), a Polícia Federal (PF) prendeu o banqueiro André Esteves e o senador Delcídio Amaral (PT-MS), investigados na Operação Lava Jato.

"Cumprindo sua missão institucional de assegurar a solidez do sistema financeiro, o BC monitora o impacto dos acontecimentos para a instituição regulada. A instituição apresenta robustos indicadores de solidez financeira e continua atuando normalmente no mercado", informou a assessoria de imprensa do Banco Central sobre o BTG Pactual.

O BC acrescentou que está solicitando informações às autoridades competentes para verificar se há desdobramentos em sua esfera de atuação administrativa. "Até a apuração dos fatos e a devida decisão administrativa, o Banco Central, como de praxe, não comenta casos específicos em análise".

Em nota, o BTG Pactual esclarece que está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários e que vai colaborar com as investigações.

O BTG Pactual é um banco de investimentos listado e controlado por uma sociedade de 156 executivos. Em maio de 2009, o BTG Investments fechou a aquisição do UBS Pactual por US$ 2,5 bilhões e a transação foi finalizada e homologada pelo Banco Central em outubro do mesmo ano. O banqueiro tem fortuna estimada em R$ 9 bilhões e ocupa a 13ª posição entre os homens mais ricos do Brasil, segundo a revista Forbes. Em 2014, André Esteves foi nomeado Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio Brasileira Reino Unido. Foi considerado uma das 50 pessoas mais influentes do mundo pela agência de notícias Bloomberg em 2012.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já referendou, por unanimidade, em sessão extraordinária, as prisões preventivas do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do advogado Edson Ribeiro, além das prisões temporárias do banqueiro André Esteves e do chefe do gabinete do senador, Diogo Ferreira.

As prisões foram autorizadas, na noite de ontem (24), pelo ministro Teori Zavascki. Segundo o relator, não haveria outros meios de se preservar as investigações, que não fossem as prisões, uma vez que, conforme relatou o Ministério Público Federal, os envolvidos estariam pressionando o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró a desistir de firmar acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

Editor Graça Adjuto


fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-11/bc-monitora-impacto-de-prisao-de-dono-do-btg-pactual-no-mercado-financeiro

Wi-FM harmoniza sua rede Wi-Fi com a dos vizinhos

Wi-FM harmoniza sua rede sem fios com a dos vizinhos
A Wi-FM usa o sinal de FM para ouvir a rede e selecionar os momentos mais tranquilos para transmitir.[Imagem: Marcel Flores]

Wi-Nada

Num minuto, sua internet sem fio está funcionando bem; no minuto seguinte, ela leva irritantes cinco segundos para carregar uma nova página.

Você tem várias alternativas em quem colocar a culpa, mas provavelmente se esquecerá do problema no minuto número três, quando as páginas voltarem a carregar rapidamente - ao menos até que o minuto número dois se repita.

"A maioria das pessoas acha que é um mistério. Elas ficam chateadas com seus roteadores, mas o que realmente está acontecendo é que um vizinho delas está assistindo Netflix," explica Aleksandar Kuzmanovic, da Universidade Northwestern, nos EUA.

O fato é que a internet dos seus vizinhos interfere fortemente com a sua, afetando a velocidade e o desempenho. A menos que uma casa esteja localizada no meio do nada, as redes Wi-Fi das casas vizinhas ficam trombando umas nas outras, impedindo que os dados cheguem ao destino conforme esperado. Isto é particularmente grave em grandes edifícios de apartamentos, onde muitas pessoas residem em uma área pequena.

Wi-FM

A boa notícia é que a solução já está caminho, pelas mãos de Kuzmanovic e seus colegas Marcel Flores e Uri Klarman.

A técnica, batizada de Wi-FM, permite que as redes sem fio comuniquem-se através de sinais de rádio FM para determinar o melhor momento para enviar os dados, evitando congestionamentos.

O trio concluiu que é uma boa opção usar os sinais de FM porque a maioria dos smartphones e outros aparelhos móveis já são fabricados com um chip FM embutido. Além disso, os sinais de FM atravessam paredes e prédios sem serem afetados, o que os torna muito confiáveis.

Para evitar que os dados de duas ou mais redes, quando são enviados ao mesmo tempo, colidam uns com os outros, a Wi-FM usa o sinal de FM para ouvir a rede e selecionar os momentos mais tranquilos para transmitir - o retardo mais do que compensa a perda dos sinais que ocorre nas redes Wi-Fi normais.

Sem negociações

A Wi-FM também identifica o padrão de uso das redes vizinhas, detectando momentos com tráfego mais leve e mais intenso, ajudando a harmonizar os sinais de Wi-Fi que estão trafegando no mesmo canal.

"Nosso sistema pode resolver esses problemas sem envolver pessoas reais," disse Kuzmanovic. "Por que você vai bater em 30 portas para coordenar sua rede sem fios com as redes dos seus vizinhos? Isso é um enorme problema de gestão que poderemos ignorar."

A equipe afirma que seriam necessárias pequenas atualizações de software para que os aparelhos móveis possam usufruir da Wi-FM.



fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=wi-fm-harmoniza-sua-rede-sem-fios-vizinhos&id=010150151124

Star Wars: usuários de serviços do Google podem escolher um lado da Força

iG São Paulo

Customização e brincadeiras envolvendo o lançamento do Episódio VII: O Despertar da Força chegam aos serviços do Google, inclusive ao popular aplicativo de rotas Waze

Google entra no clima de Star Wars e convida usuário de seus serviços a escolher um lado da Força

Google entra no clima de Star Wars e convida usuário de seus serviços a escolher um lado da Força

Foto: Reprodução

Fãs de Star Wars já podem escolher um lado da Força, pelo menos no Google. Para transformar os serviços que você mais usa basta entrar no site Google.com/starwars, construído com auxílio da Lucasfilm e Disney, e optar pelo lado luminoso ou pelo lado sombrio. A começar pela sua foto de perfil do Google, tudo vai mudar para o usuário. 

No Twitter, Star Wars ganha emojis exclusivos

Caso tenha um relógio inteligente com Android Wear, por exemplo, o usuário poderá baixar uma interface temática que traz ainda frases célebres da saga, efeitos sonoros, conteúdos oficiais, experiências com realidade aumentada, gifs com os personagens e molduras para selfies customizadas. No Gmail, o papel de fundo é alterado para um cenário do filme, assim como no Chromecast, entre várias outras mudanças. No Google Agenda, por exemplo, os eventos do Star Wars são adicionados automaticamente à sua agenda para que você possa acompanhar os grandes eventos. Assim como acontece com qualquer entrada da agenda, se suas configurações do app forem públicas, outras pessoas poderão ver esses eventos.

Na postagem sobre a novidade, o Google avisa que muito ainda está por vir até a estreia no dia 17 de dezembro de 2015, inclusive uma experiência em realidade virtual com a nave Millennium Falcon. Além disso, existem os famosos easter eggs, ou seja, brincadeiras escondidas nesses mais de 10 serviços e plataformas: Android Wear, Google Chrome, Chromecast, Gmail, Inbox by Gmail, Google Agenda, Google Maps, Google Now, Pesquisa Google, Google Tradutor, Waze e YouTube estão incluídos.

O usuário pode mudar de lado a hora que quiser por meio do site. A brincadeira fica no ar até 1º de fevereiro de 2016 e funciona em smartphones e tablets Android, iPhone, iPad, e computadores com Mac ou com Windows.

Waze entra na onda de O Despertar da Força

Waze entra na onda de O Despertar da Força

Foto: Divulgação

Waze: a Força chega ao Waze

A Força também está com o Waze, aplicativo de geolocalização que pertence ao Google. A partir de agora, o usuário que é fã de Star Wars pode optar pela voz de navegação do androide C-3PO, em português. O pacote de áudio também está disponível em inglês, espanhol (Espanha), italiano, francês e espanhol (latino-americano).

Fluente em "mais de seis milhões de formas de comunicação", o C-3PO orienta os usuários sobre a rota mais rápida enquanto  procura por seus amigos: os robôs R2D2 e BB8. Os usuários também podem encontrar stormtroopers, aviões caça e sabres de luz no mapa do Waze. Os especiais R2D2 e BB8 podem dar pontos extras. 

Para ativar a voz do C-3PO no seu idioma de preferência, basta acessar o Menu, ir à aba Configurações e, na seção Som, escolher o Idioma da voz. O C-3PO está disponível para os telefones iOS e Android, até 31 de dezembro de 2015.












fonte:http://ig.tecnologia.feedsportal.com/c/34687/f/637150/s/4bbb3f46/sc/21/l/0Ltecnologia0Big0N0Bbr0Ctecnologia0Big0N0Bbr0Ctecnologia0Big0N0Bbr0C20A150E110E230Cstar0Ewars0Eusuarios0Ede0Eservicos0Edo0Egoogle0Epodem0Eescolher0Eum0Elado0Eda0Eforca0Bhtml/story01.htm

Empreendedores lançam o jornal Nexo

O mercado editorial ganhou uma nova plataforma nesta terça-feira, 24. O jornal digital Nexo foi lançado com a proposta de trazer os fatos do cotidiano contextualizados por meio de recursos de design, tecnologia e pesquisa.

O Nexo foi idealizado por Paula Miraglia, cientista social e doutora em antropologia social, Renata Rizzi, engenheira e doutora em economia, e Conrado Corsalette, jornalista que já foi editor de política do Estadão e de cotidiano da Folha de S. Paulo.

“Nosso objetivo, desde o início, foi criar um modelo editorial capaz de produzir um conteúdo que seja acessível para um maior número de pessoas, por ser claro e explicativo, e também efetivamente rico, proporcionando contexto suficiente para subsidiar a formação de opinião”, explica Paula Miraglia, em comunicado.

O jornal tem sede em São Paulo e possui 25 profissionais com experiências nas áreas de jornalismo, artes, humanidades, tecnologia, dados, marketing e negócios. O projeto defende uma cobertura jornalística com intepretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo, além de novas abordagens para assuntos que estão em debate.

“O Nexo é dividido em seis núcleos que trabalham de forma integrada. Há uma separação básica entre dois núcleos: um é responsável por política e economia e nacional e internacional, e o outro responde por assuntos variados, que incluem cultura, esporte e cidades, entre outros. Além disso, compõem a redação os núcleos de arte, pesquisa, materiais especiais e tecnologia, que trabalham totalmente integrados”, diz Paula.

Inicialmente, o conteúdo do Nexo será gratuito, futuramente, existem planos de que seja cobrada uma assinatura de R$ 12,00 por mês para o acesso.

O Nexo tem 25 funcionários e está localizado em São Paulo Crédito: Reprodução



fonte:http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2015/11/25/Empreendedores-lancam-o-jornal-Nexo.html

John Frusciante, ex-Red Hot Chili Peppers, publica diversas músicas de graça


John Frusciante, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, pode ter dito que não tem intenção de lançar discos, mas isso não significa que ele deixou de fazer música: nesta quarta-feira (25), o músico divulgou muito material inédito de graça.

Em uma carta aberta divulgada em seu site oficial, Frusciante afirma que todo o material foi feito apenas "pelo prazer de fazer música", sem intuito comercial. "O ato de dar música de graça ser tão corriqueiro hoje em dia é uma boa lembrança de que a expressão artística sempre se trata de uma doação, não de tomar algo ou vender", escreveu. Frusciante também explicou sua declaração mais recente, na qual afirmou que "não tinha mais público", explicando que se referia ao fato de não produzir mais música tendo alguém em mente.

Confira o material abaixo:

Seu último disco solo foi Trickfinger, que chegou às lojas em abril deste ano. Já novo álbum do Red Hot Chili Peppers ainda não tem previsão de lançamento.



fonte:http://omelete.com.br.feedsportal.com/c/35441/f/669514/s/4bc848c5/sc/21/l/0Lomelete0Buol0N0Bbr0Cmusica0Cnoticia0Cjohn0Efrusciante0Eex0Ered0Ehot0Echili0Epeppers0Epublica0Ediversas0Emusicas0Ede0Egraca0C/story01.htm

Levy: "Não vamos crescer só com Band-Aid"

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta quarta-feira que só enfrentando os problemas estruturais da economia brasileira, com segurança jurídica, o país terá um crescimento sustentável.  “A gente não vai ter crescimento no Brasil só com Band-Aid. A gente tem que enfrentar realmente as coisas estruturais. Envolve trabalho e parceria com a sociedade”, disse.

Em palestra no 3º Fórum Nacional de Direito e Infraestrutura, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, o ministro ressaltou a importância da segurança jurídica do Estado como fator relevante para o retorno do crescimento.

“Temos que ter construções jurídicas, pois apenas essas nos darão o conforto de ter segurança de enfrentar certos tipos de problema”, acrescentou. Ele explicou que a segurança jurídica é fator necessário para que os empresários realizem investimentos em projetos de infraestrutura.

Leia mais:
Leilão de hidrelétricas surpreende, arrecada R$ 17 bi e reforça caixa do governo
Quatro de cada cinco brasileiros aceitariam salário menor para conseguir novo emprego

O ministro da Fazenda disse que, para combater a incerteza jurídica, é importante ouvir setores da sociedade. Só assim, disse, será possível identificar os gargalos existentes na infraestrutura que dá suporte à produção, ao transporte e às exportações do país.

Segundo o ministro, na relação com a sociedade, o governo e o Congresso Nacional devem buscar o diálogo e tentar trazer técnicos para colaborar com os projetos. “Não podemos ter a pretensão de desenhar leis, projetos, sozinhos e fechados entre as quatro paredes. A essência de um governo forte e institucional é o dialogo com a sociedade”.

(Com Agência Brasil)



fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/levy-nao-vamos-crescer-so-com-band-aid

Leilão de hidrelétricas arrecada R$17 bi com outorgas; chineses pagarão R$13,8 bi

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O leilão de hidrelétricas existentes promovido pelo governo federal nesta quarta-feira superou expectativas e vendeu todos os ativos oferecidos, o que representa uma arrecadação de 17 bilhões de reais em bônus de outorga por usinas que somam 6 mil megawatts.

Do total das outorgas, 11 bilhões de reais deverão ir ainda neste ano para os cofres públicos, ajudando no resultado fiscal do país de 2015, conforme previsão do Tesouro Nacional. O montante restante ficará para 2016.

A China Three Gorges se destacou ao arrematar as usinas Jupiá e Ilha Solteira, que pertenciam à Cesp, mediante bônus de 13,8 bilhões de reais.

Entre as brasileiras, as estatais estaduais levaram a melhor, com Cemig, Copel, Celg e Celesc arrematando usinas, enquanto a italiana Enel Green Power completou a lista dos vitoriosos pelo lado dos investidores estrangeiros.

A maior vitória após os chineses, que ficaram com as usinas do Lote E, foi da mineira Cemig, que levou 18 usinas do Lote D por 2,2 bilhões de reais em outorga. Entre as hidrelétricas arrematadas pela companhia, que somam cerca de 700 megawatts, a maior é de Três Marias, com 396 megawatts.

A Copel também conseguiu continuar com a maior de suas usinas que teve concessão ofertada, a Parigot de Souza, com 260 megawatts, com o pagamento de 574,8 milhões de reais em bônus de outorga.

A usina pertencia ao Lote B, junto com outras hidrelétricas que pertenciam à Copel, Mourão e Paranapanema, que foram levadas pela Enel Green Power, que pagará bônus de 160,7 milhões de reais pelos ativos.

Já a goiana Celg arrematou a usina Rochedo, de 4 megawatts, a menor do leilão, no Lote A, com outorga de 15,8 milhões. O ativo foi o único a registrar disputa, com a Celg e o consórcio Juruena apresentando 30 lances, até a goiana levar a hidrelétrica com deságio de 13,6 por cento ante a receita teto estabelecida.

Na última disputa, do Lote C, a catarinense Celesc ficou com cinco hidrelétricas que somam 63 megawatts, com o pagamento de 228,5 milhões em bônus.

Outras empresas, como CPFL Renováveis, Energisa e os consórcios Energia Livre, Juruena e CEI-Recimap, chegaram a se habilitar, mas sequer fizeram propostas, à exceção do grupo Juruena, que disputou o Lote A com a Celg.

As usinas ofertadas no leilão estavam com concessões vencidas, sendo operadas pelos antigos concessionários mediante o pagamento de uma receita que cobre custos de operação e manutenção.

Agora, as empresas vencedoras terão um período de transição para assumir os ativos, sendo que em alguns casos, como nos de Copel, Cemig e Celesc, não será necessária a troca de comando.

None

RECEITAS

Os chineses da Three Gorges receberão uma receita anual de 2,38 bilhões para operar Jupiá e Ilha Solteira, sem deságio ante a receita teto estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para as usinas.

Já a Cemig terá 498,7 milhões anuais por suas 18 usinas, um deságio de 1 por cento ante o limite imposto, enquanto a Copel receberá 130,86 milhões para operar Parigot, sem deságio.

A Enel Green Power terá 43,26 milhões ao ano para operar as usinas Mourão e Paranapanema, um deságio de 1 por cento.

No maior deságio do leilão, a Celg receberá 5 milhões anuais pela usina de Rochedo, ou 13,6 por cento menos que o teto definido para o ativo.

Já a Celesc arrematou suas cinco usinas com uma receita de 69 milhões de reais por ano, um deságio de 5,2 por cento.



fonte:http://noticias.r7.com/brasil/leilao-de-hidreletricas-arrecada-r17-bi-com-outorgas-chineses-pagarao-r138-bi-25112015-2

Remédio proibido nos anos 80 vira 'droga dos jihadistas' na Síria

BBC

Droga à base de anfetaminas proibida por ser altamente viciante é usada por combatentes para dar energia e coragem

BBC

Ela é conhecida como a "droga dos jihadistas" na Síria. Tida como fonte de coragem e artifício para superar medo e dor, a droga captagon tem sido amplamente usada por combatentes que lutam na guerra civil do país.

Droga seria usada cada vez mais por combatentes na Síria, incluindo os ligados à Frente al-Nusra

Droga seria usada cada vez mais por combatentes na Síria, incluindo os ligados à Frente al-Nusra

Foto: Reprodução

A droga, bastante popular no Oriente Médio, é fabricada em grandes quantidades na Síria e no Líbano. Segundo especialistas, sua produção tem ajudado a alimentar o conflito sírio, gerando milhões de dólares em lucro para fabricantes no país.

As pílulas contêm anfetamina e cafeína e se tornaram uma das favoritas entre combatentes. "(Ela) proporciona aos soldados uma energia sobre-humana e coragem", disse um ex-combatente sírio à BBC.

O captagon era a marca comercial do cloridrato de fenetilina. Sua produção teve início em 1963 para tratar narcolepsia (sonolência) e depressão. Mas a substância foi proibida na década de 1980 por ser altamente viciante.

Oito capítulos para entender a crise na Síria, que dura mais de 4 anos

Entenda: quem luta contra quem na Síria

Por que é tão caro ter um filho genial

Essa dependência também pôde ser observada na Síria."Alguns ficaram viciados, esse é o problema", disse um outro ex-combatente, que fazia parte de um grupo de cerca de 350 pessoas que receberam os comprimidos sem saber exatamente do que se trava.

Seu uso alivia dor, cansaço, sono e fome, e prolonga o estado de atenção. "Me sentia o dono do mundo, como se tivesse um poder que ninguém tem", disse um consumidor à BBC no documentário A Droga da Guerra da Síria, transmitido em setembro.

Outro disse: "Eu não sentia mais medo depois de tomar o captagon".

Além da dependência, os efeitos colaterais podem incluir um estímulo excessivo do sistema nervoso central e psicose, segundo especialistas.

Droga que financia combate

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) já apontava em 2010 que a "frequência e o tamanho" das apreensões de captagon estavam "aumentando", e que elas ocorriam, cada vez mais, no Oriente Médio.

Fatos recentes contribuem com esse diagnóstico. Na sexta-feira, autoridades turcas apreenderam 10,9 milhões de unidades da droga perto da fronteira com a Síria, um recorde, segundo o Ministério do Interior do país, citado pela imprensa local.

Em outubro, duas toneladas de pílulas foram apreendidas no aeroporto de Beirute, Líbano. A droga estava dentro de malas que eram colocadas em um avião particular. Dez pessoas estão sendo processadas, inclusive um príncipe saudita, que não foi identificado.

A Síria foi, por muito tempo, rota de trânsito das drogas procedentes de Europa, Turquia e Líbano rumo a países ricos do Golfo Pérsico, disse o UNODC. Agora, o país testemunha o crescimento da popularidade do captagon em seu próprio território.

"Desde os extremistas do grupo autodenominado Estado Islâmico até membros do grupo rebelde Al-Nusra e também soldados do Exército Livre da Síria (usam a droga)", disse um traficante em reportagem do canal de TV franco-alemão Arte,em maio de 2015.

"Os combatentes a utilizam para controlar seus nervos e também aumentar seu rendimento sexual", contou, com o rosto coberto.

Rawdan Mortada, jornalista libanês que cobre a guerra na Síria, disse que o consumo do captagon se tornou popular com o início do conflito, em 2011, e que a droga serve, também, como financiamento das operações militares.

"As milícias na Síria consumem uma parte e exportam outra, especialmente aos países do Golfo. O lucro permite que elas financiem a compra de armas e operações militares".

O consumo de drogas em conflitos, no entanto, não é novidade.

"O uso de anfetaminas tem uma grande tradição em contextos bélicos", disse Claudio Vidal, integrante do Energy Control, da Associação de Bem Estar e Desenvolvimento, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.












fonte:http://IG.ultimosegundo.feedsportal.com/c/33511/f/671958/s/4bc6b99f/sc/24/l/0Lultimosegundo0Big0N0Bbr0Cultimosegundo0Big0N0Bbr0Cmundo0Cultimosegundo0Big0N0Bbr0Cmundo0C20A150E110E250Cremedio0Eproibido0Enos0Eanos0E80A0Evira0Edroga0Edos0Ejihadistas0Ena0Esiria0Bhtml/story01.htm

7 coisas bizarras que animais podem fazer com suas cabeças

Publicado em 24.11.2015

Humanos tendem a compensar tudo com inteligência, porque não possuímos nem metade das habilidades inacreditáveis que podem ser vistas no reino animal.

Por exemplo, veja essas dez coisas surpreendentes que certos animais podem fazer com suas cabeças:

7. Lapas usam a língua como uma britadeira

animais cabecas 10
Lapas são pequenos caracóis aquáticos resistentes. Eles não têm um rosto no sentido convencional da palavra, mas possuem o equivalente de uma língua, chamada radula. A radula é cheia de projeções pontiagudas para a raspagem de algas. O apêndice também funciona como uma britadeira: pode ser usado para "cavar" abrigos acolhedores em superfícies rochosas.

animais cabecas 10-

Que potência, não é mesmo? Na verdade, os dentes da lapa são quase indestrutíveis e recentemente foram rotulados como o material biológico mais forte conhecido pelo homem. Quando os pesquisadores os examinaram em laboratório, descobriram nanofibras que lhes dão uma consistência mais dura do que o Kevlar. Impressionante.

6. Toupeiras têm olfato estereoscópico


Apesar da cegueira e da sensibilidade tátil ruim, toupeiras são boas em localizar comida. Para descobrir como, o cientista Kenneth Catania colocou alimentos (minhocas) ao redor da borda de uma “arena” circular, e deixou os animais correrem livremente por lá – primeiro, com ambas as narinas livres, e depois com uma bloqueada. O bloqueio atrasou um pouco os animais, mas eles conseguiram localizar a comida.

Por último, o cientista inseriu pequenos tubos em ambas as narinas da toupeira. Os tubos estavam conectados, de forma que recebiam informações dos cheiros captados do lado oposto do corpo.

Isso atrapalhou muito as toupeiras, sugerindo que elas sentem cheiros em estéreo, um traço comum apenas em visão e audição, e praticamente desconhecido em roedores. Ratos já foram treinados para cheirar estereoscopicamente, mas uma capacidade tão estranha nunca tinha sido observada no mundo natural.

5. Mosquitos têm trombas que podem nos tocar sem que percebamos

animais cabecas 8
A tromba dos mosquitos, o apêndice mais irritante da natureza, está inspirando uma nova geração de agulhas hipodérmicas médicas indolores.

Você provavelmente já notou sua falha em perceber que está sendo mordido. Tais ataques furtivos geralmente passam batido até a picada começar a coçar, mais tarde. Nosso sangue é mantido fluindo por um anticoagulante, e a própria mordida do mosquito não é sentida porque sua tromba faz contato mínimo com nossas terminações nervosas. Em contraste, a agulha hipodérmica que temos hoje parece um ônibus.

Uma vez que o mosquito inicia a picada sem ser detectado, alarga a ferida com sua tromba e implanta um "tubo" para chupar o sangue. Para maior eficiência, o apêndice todo vibra para abrir um caminho mais fácil e menos indolor em seu corpo. Que atencioso.

4. Verme tem uma antena magnética na cabeça

animais cabecas 7
Sabemos que alguns animais podem detectar campos magnéticos, mas ainda não identificamos as estruturas físicas responsáveis por isso.

Em pelo menos um deles, agora temos a resposta. Em junho de 2015, pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, nos EUA, analisaram um pequeno verme chamado C. elegans. Dentro da cabeça do pequeno nematoide, eles encontraram uma antena que podia "sentir" o campo magnético.

Os cientistas confirmaram a sua suposição colocando os vermes em um tubo cheio de gel. Vermes locais sempre se moviam para baixo, como se estivessem procurando alimento no solo. Vermes de outros cantos do mundo, no entanto, moviam-se em direções que seriam as correspondentes a “baixo" em seu país de origem, como ditado pelo campo magnético da Terra.

Os pesquisadores também descobriram que podiam controlar os vermes alterando campos magnéticos dentro do laboratório. No futuro, eles querem determinar se outros animais magneticamente inclinados têm as mesmas estruturas de antena incorporadas no cérebro também.

3. Macacos usam rostos como etiquetas com nomes

coisas animais cabeca
Macacos possuem os rostos mais coloridos entre os mamíferos, e não sem razão. Como seres humanos, eles discernem um amigo ou inimigo pelas características faciais, que evoluíram para ser especialmente distintivas sob pressões seletivas de manter uma comunidade.
Pesquisadores comparam o fenômeno a um Facebook primitivo. As marcas cada vez mais complexas são usadas como etiquetas biológicas para diferenciar membros da família de outras pessoas estreitamente relacionadas.

Para saber mais, primatologistas compilaram uma base de dados de cabeças de macacos. Eles notaram que o estatuto social de um macaco Cercopithecidae pode ser previsto de forma confiável pelo seu rosto. Aqueles que vivem em comunidades maiores possuem rostos com mais detalhes, enquanto macacos de comunidades menores possuem expressões mais simples. Macacos Platyrrhini seguem uma tendência oposta. Além disso, os espécimes que vivem em regiões equatoriais densamente arborizadas tendem a ter rostos mais escuros, presumivelmente para melhor camuflagem.

2. Os sapos peçonhentos brasileiros que lançam veneno com a cabeça

animais cabecas 5
Algumas rãs e sapos são notoriamente venenosos, mas de maneira preguiçosa – só secretam suas toxinas se animais famintos ou estúpidos lhes tocam.

Para ser considerado peçonhento em vez de venenoso, um animal deve ter uma abordagem mais ativa no fornecimento de sua toxina. A rã Corythomantis greeningi faz exatamente isso. E o pior: é brasileira.

Sua forma inovadora de envenenamento é possível graças a numerosas farpas venenosas no seu crânio

A Aparasphenodon brunoi, outra rã peçonhenta brasileira, também possui essa habilidade – essas são as duas únicas espécies conhecidas de rãs peçonhentas.

Esta revelação recente e dolorosa veio por acaso, quando um pesquisador na Caatinga pegou um desses animais na mão e passou as próximas cinco horas tentando apagar as chamas invisíveis em seu braço. Ele teve a "sorte" de ter sido “picado” pela Corythomantis greeningi, cujo veneno só é mais potente do que uma jararaca. Um único grama de veneno da Aparasphenodon brunoi, por outro lado, poderia acabar com 300 homens.

1. Larva de traça usa sua própria cabeça como arma

animais cabecas 1

A larva da traça Harrisimemna trisignata é uma das criaturas mais revoltantes que existem no mundo. Ela sobrevive apenas por ser muito repugnante para se tocar. Também é muito boa em esconde-esconde, já que passa seus invernos como um urso, hibernando.

Tecnicamente, ela está se transformando durante este tempo, mas não se limita a ficar fixa em um ramo como outras pupas estúpidas. Em vez disso, ela veda o seu novo lar com um selo de seda, incorporado com fragmentos lenhosos, para camuflar perfeitamente a sua presença.

Se parecer com uma matéria fecal cabeluda não é seu hábito mais inquietante, no entanto. Seria sua predileção por acumular coisas velhas, por exemplo, suas próprias cabeças. Sim, a criatura descarta cabeças, e as lembranças decapitadas ficam penduradas ali junto com o resto do seu corpo, para serem usadas como armas, caso seja necessário.

No vídeo abaixo, você pode ver a larva tremendo e tentando usar uma das suas velhas cabeças como um bastão para atacar o pobre dedo que ousou tocá-la: [Listverse]



fonte:http://hypescience.com/7-coisas-surpreendentes-que-animais-podem-fazer-com-suas-cabecas/

Petrobras pressiona Planalto para reajustar preço da gasolina

Plataforma da Petrobras  no litoral fluminense (Foto: Dado Galdieri/Bloomberg via Getty Images)

 

Com uma dívida de R$506,6 bilhões, a Petrobras pressiona o governo para reajustar o preço da gasolina. A medida seria uma forma de a estatal melhorar a situação do caixa. De acordo com interlocutores do Planalto, ouvidos pelo jornal O Globo, a proposta já foi rechaçada pela equipe econômica do governo.

>> Petrobras perde R$ 6,2 bilhões em corrupção

As finanças da estatal foram abaladas, em parte, por causa dos desdobramentos da operação Lava-Jato. O governo reluta em fazer o reajusta por mais de um razão – por um lado, o preço do petróleo está em baixa no mercado internacional. Além disso, o reajuste afetaria a inflação – que, este ano, deve fechar em 10,33%.

>> Ex-assessor de Cerveró diz ter aceitado propina para pagar tratamento de filha

Em setembro, a Petrobras reajustou os preços de venda da gasolina em 6% e do diesel em 4% nas refinarias. O rejuste pareceu maior no bolso do consumidor porque muitos postos de gasolina aproveitaram a oportunidade para recuperar margem de lucro.

RC



fonte:http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/11/petrobras-pressiona-planalto-para-reajustar-preco-da-gasolina.html

Gasto médio da Black Friday 2015 deve chegar a R$ 1 mil; o dobro do ano passado

iG São Paulo

Roupas, smartphones, calçados, itens de beleza e eletrodomésticos são os itens mais desejados pelos clientes

Responsável por um faturamento de R$ 1 bilhão em 2014, a expectativa é que a Black Friday movimente cerca de R$ 1,9 bilhão entre as próximas quinta e a sexta-feiras, 26 e 27 de novembro. Dentro dessa cifra estão os novos adeptos da data e também o avanço do gasto médio por cliente: em 2013, era de R$ 396; em 2014, cresceu para R$ 522 e, para 2015, a tendência é que se alcance a marca de R$ 1 mil, segundo pesquisa do Google Brasil.

Valor médio gasto por clientes na Black Friday quase triplicará em dois anos

Valor médio gasto por clientes na Black Friday quase triplicará em dois anos

Foto: Pixabay/Creative Commons

"O ano de economia difícil fez com que muitos brasileiros apostassem todas as suas fichas na Black Friday, já famosa pelos seus descontos, para compras vantajosas", diz Claudia Sciama, diretora de negócios para varejo do Google Brasil.

No levantamento foram entrevistadas 1.211 pessoas que realizam compras on-line (Grande São Paulo, Interior de SP, Grande RJ, Porto Alegre, Recife e Salvador) do painel de internautas do IBOPE. 

Games de guerra e ação devem ser campeões de venda na Black Friday

Móveis de sala e cozinha também estão entre os itens desejados na Black Friday

Uma semana para a Black Friday: 10 produtos eletrônicos que devem liderar vendas

A 10 dias da Black Friday, veja eletrodomésticos que devem liderar as vendas

Roupas, smartphones, calçados, itens de beleza e eletrodomésticos são os mais desejados pelos clientes. Em sua maioria, a pesquisa revelou que os itens são para uso próprio, o que mostra que a temporada de compras de presentes para o fim de ano ainda não começou.

Algumas marcas já concentram as intenções de compra. Na categoria "Roupas", são elas Dafiti, C&A, Ri achuelo, OQVestir, Renner e Posthaus. Em "Beleza", O Boticário, Beleza na Web, Natura, Avon e DoceBeleza aparecem na frente. Já os compradores em busca de smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos têm a intenção de comprar na Americanas.com, Submarino, Magazine Luiza, Casas Bahia, Extra, Mercado Livre e Ponto Frio.

No caso dos eletrônicos, grande aposta para alavancar as vendas desta sexta-feira de descondos, menos de 10 marcas concentram a intenção de compra. Veja abaixo quais são elas:

A Samsung lidera a intenção de compra em 4 das 5 categorias de eletrônicos

A Samsung lidera a intenção de compra em 4 das 5 categorias de eletrônicos

Foto: Divulgação













fonte:http://br.economia.feedsportal.com/c/33512/f/584953/s/4bc586e8/sc/24/l/0Leconomia0Big0N0Bbr0Ceconomia0Big0N0Bbr0Cblack0Efriday0C20A150E110E250Cgasto0Emedio0Eda0Eblack0Efriday0E20A150Edeve0Echegar0Ea0Er0E10Emil0Eo0Edobro0Edo0Eano0Epassado0Bhtml/story01.htm

Papa deseja que sua viagem à África dê frutos materiais e espirituais

O Papa Francisco fala com jornalistas a bordo de avião que o levava para Nairóbi nesta quarta-feira (24) (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)O Papa Francisco fala com jornalistas a bordo de avião que o levava para Nairóbi nesta quarta-feira (24) (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

O Papa Francisco expressou nesta quarta-feira (25) o desejo de que sua viagem à África dê frutos materiais e espirituais, em declarações feitas à imprensa a bordo do avião que o leva para Nairóbi.

"Vou com alegria ao encontro de quenianos, ugandeses e os irmãos centro-africanos", declarou o Papa, visivelmente à vontade, ao saudar os 64 jornalistas que o acompanham em sua viagem.

"Agradeço tudo o que farão para que esta viagem dê os melhores frutos, tanto materiais quanto espirituais", afirmou, ao cumprimentar cada um dos jornalistas.

Indagado sobre sua etapa na República Centro-Africana, país mergulhado na violência, Francisco afirmou que há uma razão pela qual escolheu visitar esta nação, mas que somente a revelará em sua coletiva de imprensa a bordo do avião que o levará de volta ao Vaticano, na próxima segunda-feira.

O Papa Francisco partiu nesta quarta-feira para o Quênia, a primeira etapa de uma viagem que inclui Uganda e República Centro-Africana, e que tem como objetivo promover a paz e a reconciliação nesses países do coração da África.

Como já ocorreu em outros continentes, Francisco escolheu países que passam por problemas graves.

A viagem acontece em um momento delicado, devido a tensões que reinam tanto na Europa quanto na África, pelos atentados de Paris, a tomada de reféns no hotel de Bamako, Mali e o jihadismo empenhado em desestabilizar o equilíbrio de boa parte do mundo.

O programa da 11ª viagem ao exterior de Francisco inclui 19 discursos e numerosos encontros com a população local, fiel a seu estilo sensível e acessível.

 



fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/papa-deseja-que-sua-viagem-a-africa-de-frutos-materiais-e-espirituais.html

Psicólogas atendem crianças após tornado em Marechal C. Rondon

Psicólogos da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, estão acompanhando as crianças da cidade para identificar possíveis traumas causados pelos tornados que atingiram a região no dia 19 de outubro. Segundo as especialistas, muitos ainda estão bastante impressionados com o que aconteceu. Parte da cidade foi devastada pelos fortes ventos.

Na Escola Municipal Ana Paula, a única atingida pelo vendaval e que teve as atividades retomadas nesta quarta-feira (24), a tragédia virou tema da aula de educação ambiental. “Agora, com as árvores arrancadas, pode ter mais poluição. E vai demorar muitos anos para tudo se recuperar”, comentou o estudante Gabriel Conschieltl. “Antes a cidade estava bonita, agora por causa da destruição ficou pior”, completou o aluno Marlon Klein.

As especialistas irão a todas as escolas ouvir e conversar com os alunos para ajudá-los a superar o susto. “O primeiro momento é para identificar se houve ou não algum trauma, se as crianças ficaram com medo de voltar para a escola ou com medo quando começa um tempo de chuva”, comentou a psicóloga Débora Stela.

“O importante agora é voltar, ter um impulso e um novo ânimo. É complicado, triste, mas necessário”, observou a professora Aline Kopchek.

Três escolas ainda continuam sem aulas e não há previsão de quando elas voltarão a funcionar. Os prejuízos provocados pelo mau tempo passaram de R$ 90 milhões. E, com a atualização dos dados, na terça-feira (24) o prefeito decretou estado de calamidade pública. Na segunda-feira (23), ele havia decretado situação de emergência no município.



fonte:http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2015/11/psicologas-atendem-criancas-apos-tornado-em-marechal-c-rondon.html

Mulheres denunciam machismo cotidiano com hashtag #meuamigosecreto


 (Foto: Flickr/Shawn)
Em outubro, após mensagens abusivas serem postadas no Twitter em relação à uma participante do reality show Master Chef Júnior, as redes sociais foram tomadas por mulheres compartilhando suas primeiras experiências com assédio. A campanha foi iniciada por Juliana Faria, do site feminista Think Olga, e foi essencial para ressaltar que assédio sexual é toda manifestação de cunho sexual que seja alheia à pessoa a quem se dirige, independente de ser físico ou verbal.
Nas semanas que se seguiram, teve início a "Primavera das Mulheres", na qual milhares de mulheres tomaram as ruas de cidades brasileiras em protesto contra o projeto de lei 5069, que dificulta o acesso ao aborto em casos de estupro. Na última quarta-feira (18), cerca de 10 mil manifestantes se reuniram em Brasília para a 1ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, cujo objetivo foi chamar atenção para a descriminação e a necessidade de políticas de promoção à igualdade.
Da noite de segunda-feira (23) para o início da tarde da terça-feira (24), centenas de relatos sobre casos de abusos no cotidiano foram postados no Twitter e no Facebook por meio das hashtags #amigosecreto e #meuamigosecreto. Em suas mensagens, mulheres falam sobre a hipocrisia em torno de violência sexual e do machismo. Veja abaixo alguns dos posts publicados em redes sociais:
#meuamigosecreto não gosta de violência contra mulher mas chama as colegas de faculdade de "depósito de porra
#MeuAmigoSecreto adora pagar de defensor das mulheres, mas não perde a oportunidade de enquadrá-las no padrão ou chamá-las de loucas", escreveu outra.
#MeuAmigoSecreto vive compartilhando posts feministas no facebook mas é o primeiro a rir de piada machista da rodinha
#meuamigosecreto trai a esposa, mas diz que não larga pq nenhuma chega aos pés da mulher que arruma a casa e deixa a roupa passada pra ele
#meuamigosecreto fez a ex-namorada se sentir um lixo, inútil e deprimida, e depois que terminou, a acusou de traição
#meuamigosecreto é contra o aborto por ser a favor da vida mas é a favor da redução da maioridade e diz que bandido bom é bandido morto
#meuamigosecreto não quer usar camisinha porque 'não dá pra sentir nada'
Para mais histórias, acompanhe a hashtag por meio do Facebook e do Twitter.
*Com supervisão de André Jorge de Oliveira


fonte:http://revistagalileu.globo.com/blogs/buzz/noticia/2015/11/mulheres-denunciam-machismo-cotidiano-com-hashtag-meuamigosecreto.html

Toninho confirma ausências de Gedeil, Wagner Carioca e Fernando Neto


O que era esperado, foi confirmado nesta quarta-feira pelo técnico Toninho Andrade: Wagner Carioca, Gedeil e Fernando Neto estão fora da partida decisiva contra o Ceará, no sábado. Após o treino coletivo disputado no Moacyrzão, o comandante garantiu a ausência do trio, que, desde a segunda-feira, vinha como dúvida para o duelo. Sem revelar quais serão os substitutos no time titular, Toninho também afirmou que Alisson, com um incômodo na parte anterior da coxa direita, segue como problema, mas ainda tem chances de estar apto para a partida. Certa mesmo é a presença do meia Aloísio, que ficou de fora do treino desta terça-feira devido a um desconforto no adutor da coxa esquerda, mas que garante estar à disposição do Alvianil.
Gedeil, Wagner Carioca e F. Neto estão fora do jogo contra o Ceará (Foto: Tiago Ferreira/ Macaé Esporte)Gedeil, Wagner Carioca e F. Neto estão fora do jogo contra o Ceará (Fotos: Tiago Ferreira/ Macaé Esporte e Reprodução)









- O Wagner Carioca, o Gedeil e o Fernando Neto estão fora. O Alisson não pôde treinar, mas não está descartado. Treinamos algumas situações hoje (quarta-feira) e ainda vamos treinar outras no treino de amanhã (quinta-feira) - disse Toninho Andrade, que, sem revelar a escalação,  depositou confiança nos possíveis atletas que serão os substitutos.
- Confio plenamente. Na realidade, nós temos que estar prontos nesse momento, em quem pode participar. Temos que focar nesses atletas. A gente lamenta as perdas, mas temos que nos fortalecer.
As ausências de Wagner Carioca e Gedeil eram dadas como certas nos últimos dias. Wagner sofreu uma lesão na coxa direita no empate com o Boa Esporte na última sexta e vinha sendo tratado pelo departamento como o caso mais grave. Já o volante e capitão Gedeil foi diagnosticado com uma fissura na costela depois de receber uma pancada também contra a equipe mineira, e o próprio jogador reconheceu que era difícil estar à disposição de Toninho Andrade na partida que pode selar a queda ou não do clube na Série B.
VEJA TAMBÉM
Porta de entrada da Série B, Castelão pode inverter papel na vida do Macaé
Memórias e conselhos: Juba revive dia de herói no


fonte:http://globoesporte.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2015/11/toninho-confirma-ausencia-de-gedeil-wagner-carioca-e-fernando-neto.html

Líder do PT pede que prisão de Delcídio "não contamine atividade legislativa"

Em meio à prisão do líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília, o líder do PT na Casa, senador Humberto Costa (PE), lembrou da importância de dar continuidade às votações agendadas na Casa.

Já os partidos de oposição começam a se posicionar sobre a prisão de Delcídio. O Democratas foi o primeiro partido a comentar o caso e declarou que vai votar pela manutenção da prisão. Por se tratar de um senador da República, a manutenção da prisão de Delcídio terá que ser decidida em uma sessão no plenário da Casa, em votação nominal e aberta, por maioria dos membros – 41 senadores.

Humberto Costa saiu em defesa da continuidade das votações previstas. "É importante registrar que não há, em nada do que foi dito até agora, envolvimento ou participação do governo. Nós entendemos que esse fato, por mais grave que seja, não deve contaminar a atividade legislativa do Congresso brasileiro. Nós temos temas gravíssimos da importância e do interesse do país e devemos fazer com que ele continue andando", disse Costa.

Costa se refere às propostas de interesse do governo como as que fazem parte do ajuste fiscal. Entre elas, a de repatriação de recursos não declarados no exterior, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está em discussão no Senado.

Reação dos partidos

No Senado, o tom entre a maioria dos parlamentares é de surpresa e cautela. O primeiro partido a fechar uma posição sobre o caso foi o Democratas. Após se reunir na manhã de hoje, a sigla se posicionou: vai votar pela manutenção da prisão do senador Delcídio.

"Ao sabermos que a decisão do ministro Teori [Zavascki] foi convalidada por todos os membros da Segunda Turma [do Supremo Tribunal Federal], a posição do Democratas será exatamente de votar favoravelmente à decisão do ministro Teori, ou seja, de manutenção da prisão", adiantou o líder da sigla, Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Ainda segundo Caiado, se o verdito do STF foi esse, é sinal de que há provas contundentes contra o senador. Diante disso, ele avalia que não cabe à Casa contestar a decisão em "um momento tão grave".

Segundo a assessoria da Secretaria-Geral da Mesa, como se trata de um caso inédito, já que nunca um senador foi preso no exercício do mandato, o presidente do Senado terá que decidir como vai encaminhar o processo.

Após o recebimento dos autos do processo, o Senado terá que se posicionar sobre o assunto. A exemplo do que acontece na Câmara dos Deputados, uma das possibilidades é mandar o processo para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Editor Denise Griesinger


fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-11/lider-do-pt-pede-que-prisao-de-delcidio-nao-contamine-atividade-legislativa

Plantas eletrônicas: circuitos criados dentro de plantas vivas

Plantas eletrônicas: circuitos criados dentro de plantas vivas
Os polímeros semicondutores foram absorvidos pelas plantas, formando circuitos eletrônicos totalmente incorporados no vegetal. [Imagem: Linköping University]

Bioeletrônica

Pesquisadores suecos conseguiram um feito inédito: construir circuitos eletrônicos totalmente funcionais no interior de plantas vivas.

Usando polímeros semicondutores, eles construíram circuitos eletrônicos analógicos e digitais dentro dos canais que distribuem água e nutrientes nas plantas.

Além de fios e sensores, foram construídos transistores, os principais componentes dos circuitos eletrônicos.

Uma das rosas modificadas pela equipe recebeu circuitos digitais simples funcionando dentro de sua haste. Em outro experimento, uma folha muda de cor quando uma corrente elétrica lhe é aplicada.

A equipe ainda não sabe exatamente como irá explorar essa bioeletrônica para finalidades práticas, mas as possibilidades incluem a substituição de mecanismos de manipulação genética pela introdução de circuitos eletrônicos de controle nas plantas, ou o monitoramento e o controle do crescimento e de outras funções internas dos vegetais.

A mudança de cor das plantas - muito útil no caso das flores e outras plantas ornamentais - e novas técnicas de estudos científicos dos vegetais são outras possibilidades.

Em sonhos mais futurísticos, pode-se pensar na utilização da energia da fotossíntese em células de combustível.

Plantas eletrônicas: circuitos criados dentro de plantas vivas
Fios semicondutores de até 10 cm foram formados dentro da haste de uma rosa. [Imagem: Eleni Stavrinidou et al. - 10.1126/sciadv.1501136]

Plantas eletrônicas

As plantas transportam e usam íons e hormônios de crescimento - enquanto a eletrônica tradicional transporta e manipula elétrons, a eletrônica orgânica já lida bem tanto com íons, quanto com elétrons.

Mas o termo eletrônica orgânica refere-se ao uso de componentes à base de polímeros semicondutores, ou seja, materiais feitos à base de carbono - inserir esses componentes dentro de seres vivos é outra história, representando um avanço verdadeiro.

Os experimentos da equipe sueca demonstraram que é possível usar a eletrônica orgânica para combinar sinais elétricos com os sinais próprios das plantas, transformando os sinais vitais do vegetal em circuitos eletrônicos tradicionais.

"Até agora, não tínhamos boas ferramentas para medir a concentração de várias moléculas nas plantas vivas. Agora podemos influenciar a concentração das diferentes substâncias na planta que regulam o crescimento e o desenvolvimento. Aqui nós vemos grandes possibilidades de aprender mais [sobre os vegetais]," disse Ove Nilsson, da Universidade de Linkoping.

Plantas eletrônicas: circuitos criados dentro de plantas vivas
Rosa bioeletrônica tem seus sinais internos lidos através de eletrodos. [Imagem: Eliot Gomez/Linköping University]

Polímeros orgânicos

A principal ferramenta utilizada para a criação das plantas eletrônicas foi um polímero solúvel em água conhecido como PEDOT - poli(3,4-etilenodioxitiofeno) -, que já havia sido empregado na construção de coisas como eletrodos para ligar chips neurais ao cérebro e até um sensor de arrepios para ler emoções.

Quando o PEDOT foi injetado em uma rosa, ele foi convertido em um hidrogel que formou uma película fina ao longo do canal através do qual a flor absorve água e nutrientes - foram construídos fios semicondutores de até 10 centímetros dentro da haste da rosa.

Colocando um eletrodo em cada extremidade do fio e uma porta no meio, criou-se um transístor analógico totalmente funcional, que foi usado para fazer várias medições, incluindo a resistividade elétrica da planta.

Usando outro método comum em biologia vegetal - a infiltração por vácuo - para injetar o PEDOT juntamente com fibras de nanocelulose nas folhas da rosa, criou-se uma estrutura 3-D com pequenas cavidades - como uma esponja - no interior da folha.

Essas cavidades foram preenchidas com o polímero condutor, formando "células eletroquímicas" que fazem o papel de píxeis. "Podemos criar plantas eletrocromáticas, em que as folhas mudam de cor," explicou o professor Eliot Gomez.

Eletrônica orgânica

Estes experimentos de bioeletrônica também representam um avanço importante para o campo da eletrônica orgânica, que tem no frio e no molhado uma de suas fraquezas.

A própria planta resolveu esse problema, encapsulando o polímero semicondutor e protegendo-o do desgaste.



fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=plantas-eletronicas-circuitos-eletronicos-plantas-vivas&id=010125151123

Como a Netflix driblou a pirataria e fez do Brasil seu "foguete"

BBC

Estudos independentes apontam que País já é o quarto principal mercado do serviço; preços baixos e capacidade de adaptação à realidade local explicam sucesso

Em 2007, o cineasta José Padilha ficou sabendo que o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, faria em sua casa uma sessão de seu longa, Tropa de Elite.

Padilha ficou furioso, pois o filme tinha acabado de ser lançado no cinema. Mas uma cópia do longa tinha vazado durante a pós-produção e acabou indo parar em sites de compartilhamento de arquivos quatro meses antes do lançamento oficial.

Na época, o filme se transformou no grande "hit pirata" do Brasil. Alguns analistas estimam que mais de um milhão de pessoas assistiram cópias ilegais de Tropa de Elite antes do longa ser lançado nos cinemas.

Mas quando Padilha ficou sabendo que o ministro da Cultura estava prestes a entrar para esta estatística, ele driblou os seguranças e foi bater na porta da casa de Gil exigindo que o DVD pirata fosse entregue a ele. O que foi feito imediatamente por um empregado constrangido.

Download ilegal
Há tempos o Brasil tem sido um refúgio seguro para filmes piratas.

Um estudo do governo descobriu que 41% dos usuários da web no país já baixaram conteúdo de forma ilegal.

A pirataria também é muito comum nas ruas: DVDs estão à venda por todo o lugar. Às vezes até em frente a cinemas.

Por isso, poucos acreditavam que um serviço de assinatura como a Netflix seria bem-sucedido no país.

Mas, desde seu lançamento, em 2011, o número de assinaturas aumentou muito.

Diante de toque de recolher, memes com gatos viram febre entre moradores de Bruxelas

Como pombas podem ajudar a detectar câncer de mama

Cinco executivos de gigantes da tecnologia dão suas dicas para o sucesso

O que faz da eleição de Macri na Argentina um acontecimento único

A empresa não libera números de assinantes em cada país, mas dois estudos independentes sugerem que o Brasil se transformou no quarto maior mercado para a Netflix, logo depois de Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha. São 69 milhões de usuários no mundo todo.

O presidente da Netflix, Reed Hastings, que geralmente não comenta sobre países específicos, disse que o Brasil é o "foguete" da empresa.

Brasil e América Latina foram palco da estreia do serviço fora da América do Norte, em setembro de 2011.

E a região foi escolhida por três razões: a penetração da banda larga era considerada grande o bastante; a renda da população, na época, estava aumentando rapidamente; e havia uma demanda por conteúdo produzido em Hollywood.

Jonathan Friedland, chefe de comunicações da Netflix, também lembra de outra razão importante.

"Na Europa você precisa comprar licenças individuais de conteúdo para cada filme ou programa de TV em cada país, como França, Alemanha ou Espanha", afirmou.

"Na América Latina você só precisa de duas licenças – uma para todos os países que falam espanhol e outra para o Brasil."

Competitividade
A estratégia da Netflix para enfrentar a pirataria no Brasil foi apostar na competitividade.

"Oferecer bom conteúdo a preços baixos e rapidamente – lançando séries ao mesmo tempo no Brasil e Estados Unidos – faz a pirataria menos atraente", disse Friedland.

Um dos elementos mais importantes é o preço. A assinatura da Netflix varia entre R$ 19,90 e R$ 29,90 por mês. Apenas um ingresso de cinema em São Paulo custa por volta de R$ 30.

Pela mesma quantidade de dinheiro você pode comprar cerca de dez DVDs piratas nas ruas, mas a qualidade nem sempre é confiável.

E, mesmo com muitos brasileiros ainda baixando filmes e séries de TV de forma ilegal, outras pessoas não entendem tanto de tecnologia para fazer isso. Ou temem que seus computadores sejam invadidos por vírus e malware.

Para Sérgio Branco, diretor da consultoria Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, os preços baixos da Netflix são um fator importante para o sucesso no país, tornando o serviço mais atraente para os usuários do que a pirataria online.

Ele também elogia o modelo de assinaturas da Netflix, que se espelha no serviço de streaming de música Spotify e no serviço de livros Oyster Books.

"Em vez de cobrar por um filme ou uma música ou um livro, esses serviços cobram uma taxa mensal por pessoa e dão acesso a um arquivo grande de serviços culturais", disse.

Netflix não se preocupa com possível regulamentação, diz executivo da empresa

Conheça a sede do Netflix, maior serviço de vídeo por assinatura do mundo

Friedland acrescenta que, quando a Netflix entra em um país, as taxas de compartilhamento de arquivos na internet caem.

"A maioria das pessoas não quer roubar. Elas não querem vírus no computadores, não querem o aborrecimento."

Além de colocar o preço certo, a Netflix também teve que trabalhar muito para se adaptar aos hábitos dos consumidores locais, como a criação de cartões pré-pagos e firmando parcerias com bancos locais para facilitar o pagamento entre os clientes que não têm cartões de crédito.

A conexão de internet no Brasil, que frequentemente é de baixa qualidade, também testou a tecnologia da empresa – que ajusta a qualidade da transmissão de vídeo de acordo com a banda larga disponível.

'Ajuda da crise'
E, segundo a Netflix, a atual crise econômica brasileira não está prejudicando os negócios: o produto oferecido é visto pelos consumidores como uma alternativa mais barata a sair de casa.

O presidente da empresa, Reed Hastings, disse no começo do mês durante uma apresentação dos últimos resultados da Netflix, que sua base no Brasil ainda está em crescimento, apesar da desaceleração econômica.

"No Brasil, eles apreciam um produto de alto valor que é muito barato. Mesmo que atualmente esteja difícil para a economia, isso não desacelerou nosso crescimento", disse.

No entanto, nem tudo está tranquilo para a Netflix, que foi atingida pela instabilidade da moeda. O aumento do preço do dólar fez com que alguns mercados internacionais ficassem menos lucrativos para os acionistas.

E, no Brasil, o real perdeu 30% de seu valor.

Mesmo assim, Friedland afirma que a Netflix está no modo "foguete" no Brasil, atraindo também os produtores de conteúdo do país.

Há quatro anos, José Padilha, o diretor de Tropa de Elite que sofreu com a pirataria, procurou a Netflix com uma proposta de uma série contando a história da cocaína na América Latina.

O resultado foi a série original Narcos, baseada na vida de Pablo Escobar, que estreou em agosto e é um sucesso internacional.

No Brasil, o êxito foi grande, já que foi estrelada por Wagner Moura e contava com música de Rodrigo Amarante na trilha sonora.

A meta agora é pegar o conteúdo de países como o Brasil e lançar no mercado mundial.

A empresa recentemente fez um concurso voltado para jovens cineastas brasileiros. O prêmio era a distribuição global da produção vencedora.

Em 2016 vai lançar 3%, uma série de ficção científica produzida no Brasil e falada em português.












fonte:http://ig.tecnologia.feedsportal.com/c/34687/f/637150/s/4bbb1b60/sc/21/l/0Ltecnologia0Big0N0Bbr0Ctecnologia0Big0N0Bbr0Ctecnologia0Big0N0Bbr0C20A150E110E230Ccomo0Ea0Enetflix0Edriblou0Ea0Epirataria0Ee0Efez0Edo0Ebrasil0Eseu0Efoguete0Bhtml/story01.htm

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved