Um perfil dos passageiros brasileiros elaborado pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) aponta que 45% das pessoas que viajaram de avião em 2014 tinham renda familiar entre dois e dez salários mínimos.
De acordo com a pesquisa, entre 2004 e 2014, houve uma redução de 48% no custo das passagens em rotas aéreas domésticas. Para a SAC, este é um dos principais motivos para a "democratização do transporte aéreo", já que o número de passageiros no mesmo período cresceu 170%.
Segundo o levantamento, 6,1% dos passageiros tem renda familiar de dois salários mínimos, 17,2% ganham entre dois e cinco, e 21,7%, entre cinco e dez.
Leia mais notícias de Brasil e Política
Na visão do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB), as passagens mais baratas são resultado de estratégias do governo e das próprias empresas aéreas. Por conta disso, apesar da crise, a expectativa da secretaria é de crescimento anual de 7% no número de passageiros.
— Isso é uma ação do governo na medida em que dá liberdade de mercado, mas justiça seja feita também para a sensibilidade das companhias aéreas, que sabem que, para manter a concorrência entre si e ter aquela ocupação necessária para as aeronaves, elas também têm que fazer um esforço no que diz respeito ao valor da tarifa.
Perfil do passageiro
Pela pesquisa "O Brasil que voa", a SAC traçou um perfil dos passageiros no Brasil. Quase metade tem entre 31 e 45 anos, e 75% deles compram passagem com menos de um mês de antecedência.
Mais da metade dos brasileiros viaja para trabalhar ou estudar. Eles vão de táxi até o aeroporto, levam até uma hora para chegar com uma ou duas horas de antecedência e gastam até R$ 50 enquanto esperam a última chamada.
Os aeroportos de Guarulhos (SP) e Campinas (SP) tiveram a maior movimentação de passageiros no País em 2014. A Região Sudeste, aliás, tem as rotas aéreas mais procuradas pelos brasileiros, com 45% da movimentação total (89,6 milhões de viagens).
Em segundo lugar está a Região Nordeste, que movimenta 22% do total de passageiros em aeroportos do Brasil. Principal motivo de viagem com destino ao Nordeste é o lazer, de acordo com 52,3% dos entrevistados que visitaram algum município nordestino.
Apesar da crise econômica, o ministro Padilha demonstrou confiança de que a procura por rotas domésticas será grande no final do ano.
— O período de férias, em tese, é período de viagens. E se as viagens internacionais estão muito caras, por óbvio que as viagens nacionais serão a alternativa. Logo, vamos sentir sim o incremento das viagens internas por quem faz turismo.
O estudo ouviu cerca de 150 mil passageiros, nos 65 aeroportos responsáveis por 98% da movimentação total no Brasil. A SAC registrou quase 200 milhões de embarques e desembarques em 2014.
fonte:http://noticias.r7.com/brasil/quase-metade-dos-passageiros-de-voos-no-brasil-ganha-de-2-a-10-salarios-minimos-22102015
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !