Especulações sobre o futuro sempre interessaram aos seres humanos, ainda mais se forem apresentados avanços tecnológicos capazes de mudar a forma como enxergamos e vivemos o presente. Esse é o pressuposto da série “Breakthrough – Bem-vindo ao Futuro”, que estreia no dia 7 de novembro no canal de TV por assinatura National Geographic, com conteúdo desenvolvido pela GE e direção de nomes consagrados de Hollywood, entre eles, Ron Howard (diretor de “Uma Mente Brilhante” e “O Código Da Vinci”, entre outros) e Brett Ratner (de “X-Men: O Confronto Final” e “Prison Break”). “O objetivo é mostrar que existem profissionais desenvolvendo tecnologias em vários setores para mudar o uso da natureza, e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz Gilberto Peralta, presidente e CEO da GE do Brasil.
Dividida em seis episódios, a série vai abordar temas que afetam diretamente a humanidade: pandemias, crise hídrica, humanos com força sobre-humana, os mistérios do cérebro, formas de rejuvenescimento e novos meios de geração de energia. Cada capítulo mostrará pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias que estão revolucionando a realidade, por meio de depoimentos de estudiosos e pesquisadores. “O Ultra-Humano”, dirigido por Paul Giamatti (que será exibido no dia 14 de novembro), o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, por exemplo, fala sobre o seu projeto Walk Again, cujo objetivo é devolver os movimentos das pernas a pacientes que sofreram lesões na coluna. Já o engenheiro canadense Louis Michaud mostra seus experimentos para captar a energia produzida por furacões em “Energia no Limite” (com estreia prevista para 5 de dezembro). O episódio dirigido por Akiva Goldsman (produtor de “Perdidos no Espaço: O Filme” e roteirista e diretor da série “Fringe”) acompanha os experimentos de profissionais obcecados em descobrir novas formas de captação de energia – de painéis solares à energia extraída da força dos tornados, passando por motores movidos a biomassa para gerar energia térmica e elétrica. “É uma série extremamente atual com uma finalidade clara: prestar um grande serviço para a comunidade”, diz Eduardo Zebini, vice-presidente de programação, produto e marketing do grupo Fox International Channels, que engloba a National Geographic.
O uso dessas novas tecnologias e o impacto que elas terão sobre o meio ambiente são preocupações constantes dos idealizadores do programa. “O caminho para o futuro é buscar tecnologias que façam o menor uso possível dos recursos naturais existentes, que não causem dano ao meio ambiente, não emitam gases tóxicos e CO2, e não criem efeito estufa. Com isso, esperamos alcançar a melhoria do sistema de saúde, do uso, do tratamento e da reutilização de água e da eficiência energética”, conclui Peralta.
fonte:http://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2015/10/breakthrough-mostra-busca-por-inovacoes-que-irao-melhorar-qualidade-de-vida.html
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !