A polícia italiana prendeu uma quadrilha que roubou R$ 3,5 milhões em queijo

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O queijo Parmigiano-reggiano é praticamente uma grife (Foto: Wikimedia Commons)

Pense em um queijo que é aceito por bancos como contrapartida de um empréstimo. Sim, ele existe, e seu nome é Parmigiano-Reggiano. Esse tipo de queijo é praticamente uma grife, que segue um pouco a linha do Champagne francês e do bife Kobe japonês - um seleto punhado de queijarias tem a oportunidade de ostentar o título, restrito a pouquíssimos lugares da Itália.

Os produtores precisam seguir diretrizes extremamente específicas para poderem estampar o icônico selo de autenticidade em suas embalagens. Cada peça recebe uma espécie de código de barras individualmente rastreável, tamanho o valor simbólico do Parmigiano-Reggiano. De olho no imenso potencial lucrativo de vender esse queijo no mercado negro, uma gangue de ladrões italianos passou dois anos inteiros saqueando armazéns e fábricas que ousassem manter a cobiçada variação em suas dependências. Depois de todo esse tempo impunes, eles finalmente foram pegos.

A quadrilha está sendo acusada de ter roubado 2.039 peças, cujo valor atinge inacreditáveis 875 mil dólares - mais ou menos 3,5 milhões de reais, na cotação atual. Segundo a polícia da Itália, os bandidos gourmet dispunham de um arsenal de ferramentas complexas, com as quais arquitetavam suas pilhagens. Eles tinham armas, rádios, instrumentos para invadir edifícios e até eletrônicos para burlar sistemas de alarme.

Mas não pense que o roubo de queijos se restringe ao Parmigiano-Reggiano - pesquisas indicam que o queijo é um grande queridinho dos larápios. É o produto mais roubado do mundo. Dados coletados pelo Centro para Pesquisas de Varejo britânico apontam que 4% de toda a produção mundial de queijo acaba indo parar nas mãos de ladrões.

Via Smithsonian Mag



fonte:http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2015/10/policia-italiana-prendeu-uma-quadrilha-que-roubou-r-35-milhoes-em-queijo.html
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved