Andrade Gutierrez busca CGU para fechar acordo de leniência 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Segunda maior empreiteira do país depois da Odebrecht, a Andrade Gutierrez ingressou nesta terça-feira com um pedido na Controladoria Geral da União (CGU), manifestando o interesse de fechar um acordo de leniência com o órgão. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

Envolvida no esquema do petrolão, a empreiteira é a sétima companhia a buscar o governo para fazer um acordo do gênero - já manifestaram interesse a SBM, UTC, Galvão Engenharia, Engevix, OAS e Setal. Nenhum acordo ainda foi fechado, mas a holandesa SBM já está em vias de concluí-lo. Segundo reportagem do jornal O Globo, esse acordo prevê o pagamento de 1 bilhão de reais pela estrangeira à Petrobras em indenização.  

O acordo de leniência funciona como uma espécie de delação premiada para empresas, que confessam as irregularidades e se comprometem a revelar mais detalhes em troca de punições mais brandas. No caso do acordo por meio do CGU, o objetivo é evitar um dos maiores temores das empreiteiras: o de ser considerada inidônea e cortada da lista de prestadoras de serviços e fornecedoras do poder público. A Andrade Gutierrez, por exemplo, tem 44% da sua receita vinculada a contratos celebrados com as três esferas do governo. 

Os principais executivos da construtora, incluindo o presidente afastado Otávio Marques de Azevedo, estão presos em na Superintendência da PF em Curitiba desde a 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em junho.

Segundo depoimento de delatores, a Andrade pagou propina para obter contratos com a Petrobras e a Eletronuclear e em obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. De acordo com os relatos, a empresa enviou dinheiro de propina, entre 2008 e 2012, para uma conta bancária na Suíça. Esse montante era "lavado" e depois remetido, por meio de contratos falsos, ao ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e ao ex-gerente da petroleira Pedro Barusco. 

Leia também: Moro: Corrupção era modus operandi da Andrade Gutierrez
Holandesa SBM pagará R$ 1 bi à Petrobras em indenização

(Da redação) 
 



fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/andrade-gutierrez-busca-cgu-para-fechar-acordo-de-leniencia
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved