Sabemos que ler aumenta a expectativa de vida, sem contar que faz um bem danado para o desenvolvimento pessoal. Mas existe também a suposição de que a literatura de ficção pode ajudar as pessoas a se tornarem mais humanas.
Em 2013, cientistas publicaram um artigo na revista Science sobre um campo de estudo chamado “Teoria da Mente”, definido como “a capacidade humana de compreender que outras pessoas carregam crenças e desejos diferentes dos seus”. Os pesquisadores descobriram que, ao ler literatura de ficção, os voluntários tinham esse aspecto mental estimulado e desenvolviam melhor a empatia por outras pessoas.
“Entender o estado mental de outras pessoas é uma habilidade importante no aspecto social e faz parte de qualquer sociedade humana”, diz o estudo. “Após cinco experimentos baseados na Teoria da Mente, percebemos que ler ficção aumenta a percepção que temos sobre as pessoas ao nosso redor.”
Outra pesquisa feita no mesmo ano notou um aumento de atividade cerebral em leitores de ficção, especialmente nas áreas relacionadas à visualização e compreensão da linguagem. Um processo parecido acontece quando você se enxerga como o personagem do livro e consegue imaginar e sentir as emoções que ele sente na história.
Nada disso parece surpresa para leitores de longa data, mas como a leitura muitas vezes é considerada apenas uma forma de entretenimento, a escolha de quais livros estamos lendo poderia parecer só questão de gosto pessoal.
A ciência pode estar ainda mais próxima de provar que certas experiências literárias são cruciais no desenvolvimento da consciência humana. Longe de tentar determinar quais obras literárias são mais importantes, resultados como esse podem ajudar a definir melhor a influência da ficção literária na educação de crianças e adolescentes e como esses livros poderiam ser melhor explorados nas salas de aula.
+ Leia também: 11 livros infantojuvenis que todos deveriam ler ao longo da vida
fonte:http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/10/livros-de-ficcao-nos-ensinam-ser-mais-humanos.html
0 comentários:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !