Translate

TRANSLATE

9 fatos científicos que você precisa saber sobre gatos

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

 (Foto: Flickr/Mohamed Aymen Bettaieb)

 

Os seres humanos são capazes de muitas proezas: uma delas é passar horas assistindo a vídeos de gatos na internet. Mas cientistas já observaram a vida dos felinos com um olhar bem mais técnico e avançado para tentar entendê-los.

No livro The Lion in the Living Room (“O leão na sala de estar”, sem edição no Brasil), Abigail Tucker reúne as contribuições mais criativas e inesperadas da ciência sobre esses animais. Não tente reproduzir os experimentos em casa:

1 - Odores
É possível identificar seu gato de estimação apenas pelo cheiro? Foi isso que o artigo The Discrimination of Cat Odours by Humans, publicado em 2002 pelo periódico Perception, tentou descobrir. Donos de gatos tiveram contato com cobertores “impregnados” com o cheiro de gatos desconhecidos e de seus próprios animais de estimação. Os cientistas pediram que eles cheirassem os cobertores para ver se notavam alguma diferença.

A maioria não conseguiu: só 50% dos donos acertaram, uma quantidade incapaz de comprovar qualquer teoria. Em uma pesquisa parecida, contudo, quase 90% dos donos de cachorros conseguiram reconhecer seus bichos de estimação, talvez pelo fato de que os cães investem menos tempo e energia limpando os próprios pelos, como fazem os gatos.

2 - Caça
A ciência sugere que gatos não são assim tão bons em caçar ratos, mas os morcegos-vampiros (!) podem ser uma presa mais fácil. “Gatos são predadores eficientes de vampiros”, concluiu um estudo de 1994, que seguiu gatos que viviam em áreas rurais da América Latina. A presença de um gato nesses locais pode desencorajar o ataque de morcegos-vampiros a cabras, porcos e vacas. Mas em alguns casos, aparentemente, os gatos esperam o morcego sugar o sangue da vítima — alimentados com sangue, eles não voam com a mesma rapidez — para só depois atacá-los. 

3 - Dieta do Garfield
Estudando os fatores que contribuem para a obesidade dos gatos, nutricionistas especializados em animais concluíram que a “negação” dos donos é boa parte do problema. Quando 60 alemães donos de gatos obesos foram entrevistados para um artigo do Journal of Nutrition, em 2006, diferenças entre como eles e os cientistas enxergavam os gatos ficaram claras. Apenas uma pequena porcentagem admitiu que seus animais de estimação estavam acima do peso. “A maioria preferia usar eufemismos como ‘um pouquinho grande’ e não buscava ajudar o animal.” O choque de realidade que os donos de gatos precisavam ter, de acordo com os cientistas, pode ter relação com a frequência que um gato aparece em público e na rua — bem menos do que um cachorro, por exemplo.

4 - Álcool
Em 1946, gatos foram alimentados com doses de leite enriquecido com álcool em um experimento polêmico que buscava explorar os efeitos do consumo de álcool em gatos estressados. “Todos ficaram bêbados”, segundo descrição do estudo publicado no periódico Psychosomatic Medicine. Eles logo perderam a coordenação e tiveram problemas para completar tarefas simples, como alcançar a caixa de comida. “Alguns deles demostraram ter preferência por bebidas alcoólicas depois disso”, notaram os cientistas.

5 - Gato autor
Nos anos 70, o cientista Jack H. Hetherington, da Universidade Estadual de Michigan, precisava usar o nome de mais um autor para que pudesse publicar seu artigo na Physycs Review Letters: um jargão científico muito comum utiliza a palavra “nós” como pronome das frases, justamente o que Hetherington fez ao redigir seu trabalho. Para justificar o uso de “nós”, o autor colaborador acabou sendo Chester, seu gato siamês que logo ganhou o respeitado nome de F.D.C. Willard.

6 - Massacre
Os massacres chocantes de um único gato foram catalogados em um estudo de 2007, Dezessete anos de predação por um gato suburbano na Nova Zelândia. O gato doméstico em questão era tão letal que conseguiu erradicar o grupo de coelhos que vivia em seu quintal, disseram os pesquisadores. O dono do “gato delinquente”, Peng You, forneceu todas as informações necessárias para a análise.

7 - A adoração pelos gatos em cafeterias
Um fenômeno recente de “cafeterias de gatos”, onde humanos pagam pela companhia dos felinos, tem sido um presente para os antropólogos. Uma pesquisa reuniu vários relatos de casos curiosos em locais como esse. “O gato aniversariante estava vestido com um pequeno quimono rosa”, conta a pesquisadora Lorraine Plourde em um artigo publicado no periódico Japanese Studies. “Admiradores humanos reuniram-se ao redor do gato para fotografá-lo comendo seu jantar e em seguida distribuíram presentes para o felino.” 

8 - Pelúcia
Para um experimento feito em 2012, pesquisadores observaram o que acontece quando gatos encontram um objeto específico: uma coruja de pelúcia com grandes olhos de vidro. Na maioria das vezes ela foi cruelmente atacada.

A vingança veio em um outro estudo, publicado pelo periódico The Journal of Applied Ecology. Dessa vez, os gatos eram de pelúcia e os pássaros foram os voluntários: os pesquisadores posicionaram os brinquedos perto de ninhos de pássaros selvagens e observaram suas reações agressivas. Os animais ficaram tão perturbados que até diminuíram a coleta de alimentos, o que poderia ameaçar suas chances de sobrevivência.

9 - O que fazem quando não estamos vendo
Um artigo publicado em 2005 tentou responder à pergunta universal: o que os gatos fazem o dia todo? Os autores identificaram várias fontes de diversão para os felinos, como brincar com esponjas, dormir em torradeiras e encarar uma variedade enorme de coisas — alpacas, estacionamentos, flocos de neve e o sol, por exemplo. Mas uma atividade popular entre muitos deles foi a mais curiosa: olhar para o nada.

+ Leia também: O gato mais velho do mundo acaba de fazer 31 anos



fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/10/9-fatos-cientificos-que-voce-precisa-saber-sobre-gatos.html

Flu questiona recuo do STJD sobre impugnação: "Nada surgiu de novo"

Peter Siemsen coletiva Fred (Foto: Edgard Maciel de Sá)Flu lamentou em nota oficial o arquivamento da ação para impugnar o Fla-Flu (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Poucas horas depois de o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Piacente, ter aceitado o pedido da Procuradoria e reconsiderado a ação de impugnação do Fla-Flu, o Fluminense retrucou. Em nota oficial na noite desta quinta-feira, o Tricolor, responsável pelo pedido no início da semana, questionou o tribunal pela reconsideração três dias após ter aceitado a abertura do processo, sem ter nenhum elemento novo. Além disso, lamentou o recuo classificando-o como um "apequenamento".

- Enfim, é triste ver a corte máxima desportiva do nosso país se apequenar, deixando de submeter ao julgamento do Pleno matéria tão relevante (interferência externa) do futebol brasileiro. Optou-se em agradar parte da opinião pública. Causa perplexidade que tribunal de tamanha relevância divorcie-se da legislação desportiva, da legalidade, das regras de futebol. Quiseram evitar que uma grande ferida fosse aberta no poder do futebol brasileiro. E esse poder do futebol brasileiro, mais uma vez, venceu - diz um trecho da nota (confira ela na íntegra abaixo).

Com a última decisão do STJD, o caso foi arquivado e não haverá mais julgamento. Em seu despacho, Ronaldo Piacente determinou ainda que a CBF volte a homologar o resultado da partida realizada no último dia 13, em Volta Redonda, com vitória do Flamengo por 2 a 1.O Rubro-Negro volta a ter 60 pontos na tabela de classificação, a quatro do líder Palmeiras. O que deve acontecer futuramente é uma punição ao trio de arbitragem da partida (Sandro Meira Ricci, Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse).

- Nós já temos uma decisão tomada sobre os árbitros, mas ainda não conversamos com eles e isso só vai acontecer quando retornarem ao Brasil - disse Coronel Marinho, responsável pela Comissão de Arbitragem da CBF, que já havia prometido sanções em entrevista recente ao GloboEsporte.com.

 




O pedido de reconsideração da Procuradoria, assinada pelo procurador-geral Felipe Bevilacqua, foi feito na manhã desta quinta. Na visão de Bevilacqua, a matéria jornalistica utilizada pelo Fluminense (a leitura labial da confusão feita pelo Esporte Espetacular do último domingo) não serve como prova. Segundo o procurador-geral, ''a prova de vídeo não possui valor já que houve a negativa do Inspetor de Arbitragem, assim também como a manifestação dos atletas em campo não podem ser considerada intervenção externa justamente por serem participantes''. O mesmo pedido já havia sido feito pelo Flamengo na última quarta.

+ EE: Leitura labial mostra que inspetor avisou juiz de impedimento no Fla-Flu
+ Inspetor nega ter alertado árbitro de impedimento: "Não sou ingênuo"
+ Presidente do Flamengo: "Flu pode até pedir anulação do impeachment da Dilma"
+ STJD arquiva pedido de impugnação do Flu, e Fla volta a ter 60 pontos

Confira a nota oficial do Fluminense na íntegra:

"Fluminense FC lamenta a decisão do presidente do STJD, que aceitou o pedido da procuradoria e reconsiderou o seu próprio despacho, que havia deferido o recebimento da ação de impugnação da partida entre Fluminense e Flamengo, realizada no último dia 13, em que claramente teve interferência externa (imagem televisiva) na decisão do árbitro Sandro Meira Ricci ao anular o gol do Henrique.

O Fluminense fez o seu papel. Apresentou à Justiça Desportiva uma flagrante ilegalidade, que acarretou no cometimento do erro de direito. As provas de interferência externa estavam escancaradas na mídia. Iniciada pelos jogadores do Flamengo e, em seguida, pelo inspetor de arbitragem que invadiu o campo para informar à equipe de arbitragem que a televisão teria apontado impedimento no lance.

E, nesse sentido, foi a posição do presidente do STJD ao admitir a ação, na última segunda-feira (dia 17). Como explicar que, três dias depois, seja reconsiderada a sua própria decisão?  Nada surgiu de novo. Rigorosamente nada. As provas eram as mesmas. Por que motivo houve essa mudança repentina?

Enfim, é triste ver a corte máxima desportiva do nosso país se apequenar,  deixando de submeter ao julgamento do Pleno matéria tão relevante (interferência externa) do futebol brasileiro. Optou-se em agradar parte da opinião pública. Causa perplexidade que tribunal de tamanha relevância divorcie-se da legislação desportiva, da legalidade, das regras de futebol. Quiseram evitar que uma grande ferida fosse aberta no poder do futebol brasileiro. E esse poder do futebol brasileiro, mais uma vez, venceu.

Para encerrar, o Fluminense Football Club sugere que o presidente do STJD venha a público para manifestar e esclarecer sobre a sua inusitada e contraditória mudança de opinião. Com a palavra, o presidente do STJD"

tabela cbf (Foto: Reprodução)Pontuação na tabela do site oficial da CBF já foi atualizada após a decisão do STJD (Foto: Reprodução)

Entenda o caso

O Fluminense alega que houve interferência externa na decisão final da arbitragem de anular o gol do zagueiro Henrique - que seria o segundo do Tricolor na partida - e, por isso, solicita a anulação da partida. Caso o pedido seja deferido, haverá uma nova partida desde o início. O Flamengo, por sua vez, ressalta que o assistente marcou o impedimento de Henrique acertadamente desde o início e manteve sua posição.

Caso semelhante em 2012

A suspensão provisória do resultado numa partida não é novidade no Campeonato Brasileiro. Em 2012, o STJD aceitou o pedido do Palmeiras, que acusou a arbitragem de agir sob interferência externa ao anular um gol do argentino Barcos (marcado com a mão) na derrota por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio. No entanto, posteriormente o tribunal entendeu que não havia provas de que a anulação do gol ocorreu de forma ilegal e manteve o resultado da partida.

GIF Fla-Flu 5 (Foto: GloboEsporte.com)Polêmica do Fla-Flu foi arquivada pelo STJD. Rubro-Negro volta a ter 60 pontos no Brasileirão (Foto: GloboEsporte.com)





fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2016/10/flu-questiona-recuo-do-stjd-sobre-impugnacao-nada-surgiu-de-novo.html

Candidato à reeleição em Belém recorre de decisão que cassava sua candidatura

O atual prefeito de Belém e candidato à reeleição, Zenaldo Coutinho (PSDB), recorreu da decisão do juiz Antonio Claudio Cruz, da 97ª Zona Eleitoral de Belém, que cassava sua candidatura. A sentença publicada ontem cassava a candidatura de Zenaldo e do candidato a vice-prefeito, Orlando Pantoja, pela veiculação de propaganda institucional em período eleitoral. Com a interposição do recurso, a candidatura do tucano continua válida até uma decisão final.

Zenaldo foi o mais votado no primeiro turno, com 31,02% dos votos válidos. Edmilson Rodrigues, do PSOL, obteve 29,5% dos votos e foi para o segundo turno com o tucano. A coligação encabeçada por Edmilson foi a responsável por entrar com uma representação contra o adversário.

Segundo os requerentes, a página oficial da prefeitura no Facebook divulgou durante o período de campanha vídeos de Coutinho inaugurando obras. "No sítio oficial da prefeitura na rede social há dezenas de vídeos de propaganda institucional com a participação de Zenaldo Coutinho inaugurando obras e enaltecendo as qualidades da atual gestão municipal". Pela lei, é proibido, no período eleitoral, iniciado em 2 de julho, a publicidade institucional de atos, programas, obras e serviços de órgãos públicos ou entidades da administração direta.

De acordo com o advogado de Zenaldo, Sávio Melo, o prefeito respeitou a lei eleitoral. "Todas as publicações institucionais se limitaram ao dia 1° de julho, não invadiram o período vedado. A gente não extrapolou o período", disse Melo. O advogado também alega que não existem "provas robustas" suficientes para cassar a candidatura da chapa tucana.

"Entendemos que na análise das provas juntadas, a coligação do adversário fez apenas provas documentais, impressões de páginas da internet. Não tiveram comprovação de datas. Não foram juntadas provas para trazer credibilidade necessária. A prova não é robusta, o que é exigido para casos como esse", alegou.

A página do PSOL divulgou uma nota ontem (19) informando da decisão do juiz 97ª Zona Eleitoral e afirmou que a candidatura de Zenaldo estava cassada e os votos que ele conseguisse no dia 30 de outubro não seriam contabilizados, mas segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), o registro de candidatura de Zenaldo e Pantoja seguem válidos, uma vez que o recurso foi apresentado.

Caso o processo não tenha uma decisão final antes do dia 30 de outubro, os votos que o tucano obtiver nas urnas serão contabilizados normalmente. Em caso de vitória nas urnas, Zenaldo poderá assumir a prefeitura, mas terá que deixar o cargo caso a decisão por sua cassação prevaleça em última instância.



fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-10/candidato-reeleicao-em-belem-recorre-de-decisao-que-cassava-sua-candidatura

Criado o primeiro Cristal do Tempo

Criado o primeiro Cristal do Tempo
O cristal do tempo é formado por uma fileira de átomos de itérbio, que começam a oscilar por conta própria.[Imagem: J. Zhang et al. (2016)]

Cristal espaço-temporal

Os cristais do tempo, capazes de sobreviver até ao fim do Universo, causaram uma celeuma entre os físicos desde que sua existência foi prevista por Frank Wilczek, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 2004.

Embora vários artigos tenham sido publicados desde então tentando demonstrar a "impossibilidade" desses cristais do tempo, a equipe do professor Chris Monroe, da Universidade de Maryland, nos EUA, não se importou com o ceticismo e anunciou agora ter criado o primeiro cristal do tempo na prática.

A ideia básica do cristal espaço-temporal é que o cristal gire de forma persistente, em um nível muito baixo de energia - sem precisar de energia externa -, permitindo quebrar tanto a simetria espacial quanto a simetria temporal.

Mesmo se não houver muita gente interessada em deixar mensagens para quem possa surgir depois do fim do Universo, esses cristais podem ser usados como memórias quânticas muito robustas e confiáveis.

Cristal quântico

Ao contrário de um bonito cristal brilhante, os pesquisadores trabalharam com sistemas quânticos que não estão em equilíbrio, mais especificamente com uma fileira de íons do elemento químico itérbio, com spins que interagem uns com os outros.

O spin dos íons pode ser ajustado para cima ou para baixo com a ajuda de um laser. Como eles estão acoplados, quando o spin do primeiro íon é invertido o próximo íon o acompanha, e assim por diante, até o final da fileira.

Criado o primeiro Cristal do Tempo
O grande interesse prático nos cristais do tempo está na criação de memórias quânticas robustas, que sobrevivam à decoerência. [Imagem: Stef Simmons/CC BY]

Estes spins derivados oscilam a uma velocidade que depende da regularidade com que o laser inverte o spin do primeiro íon, o que significa que a frequência original determina a taxa de oscilação do conjunto.

Contudo, quando se permite que o sistema "evolua", as interações passam a ocorrer a uma taxa que é o dobro da frequência original, o que somente pode ser explicado pela quebra da simetria do tempo, permitindo assim estes períodos mais longos.

Memória do Universo

Para checar tudo, a equipe mediu as propriedades do cristal do tempo, confirmando que alterações na frequência original - a frequência do laser que altera o primeiro spin - não conseguem mais alterar a frequência do cristal do tempo. Ele passa a funcionar de forma estável em seu próprio ritmo.

Embora todo o aparato para o funcionamento do cristal do tempo não permita devaneios quando a começar a escrever a história do Universo para uma posteridade pós-Universo, o esquema pode funcionar como uma memória quântica extremamente robusta, que exigirá a injeção externa de energia para que o registro inicial seja apagado - ao contrário das memórias quânticas atuais, que sofrem com a perda de dados devido ao fenômeno quântico da decoerência.



fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=criado-primeiro-cristal-do-tempo&id=010130161018

Como encontrar informações em tempo real sobre trânsito com o Google Maps

Brasil Econômico

Aplicativo para smartphones e tablets oferece opção para destacar dados em tempo real sobre congestionamentos nas avenidas próximas ao usuário

Google domina mercado de aplicativos de navegação%3B Waze tira usuários do trânsito e foi comprado pela empresa em 2013

Google domina mercado de aplicativos de navegação%3B Waze tira usuários do trânsito e foi comprado pela empresa em 2013

Foto: Reprodução

O aplicativo Google Maps é um dos serviços de localização mais populares na internet. A plataforma exibe informações detalhadas sobre locais de interesse dos usuários e oferece sugestões de rotas com diversos meios de transporte, como ônibus, carro, bicicleta ou a pé. No caso dos veículos motorizados, a ferramenta apresenta dados em tempo real sobre o trânsito na região.

+ Como usar Google Maps sem conexão de internet

O Google Maps também exibe uma estimativa para a situação do trânsito em determinados momentos do dia. Recentemente, a plataforma passou a exibir informações, não apenas sobre o congestionamento no trajeto, mas também sobre o estado de ruas ao redor. O objetivo é manter a concorrência com aplicativos como o Waze, que atraem os usuários por conta de seu caráter colaborativo.

Para habilitar as informações sobre o congestionamento na cidade por meio do aplicativo para dispositivos móveis, basta abrir o menu lateral e selecionar a opção "Trânsito" no aplicativo para celulares e tablets. A ferramenta passa a destacar linhas sobre as principais avenidas para indicar os locais com tráfego rápido (verde), moderado (amarelo) e lento (vermelho). O recurso também pode ser habilitado no computador por meio do menu do Google Maps – os três traços horizontais no campo da busca.

O serviço oferece outros tipos de filtros sobre os mapas. O usuário pode exibir informações sobre transporte público, ciclovias e relevo da região. Para melhorar a experiência, o aplicativo para dispositivos móveis oferece ao usuário a opção de incluir um atalho na tela inicial para ser usado durante uma viagem de carro. O programa passa a funcionar como um verdadeiro GPS e utilizar uma visão 3D com informações detalhadas. A funcionalidade mostra ainda as diferenças de outras opções de caminho, exibindo na tela o tempo que seria gasto a mais pelo usuário.

O aplicativo permite ainda acessar os mapas mesmo sem acesso à internet. A plataforma utiliza o download de conteúdos com antecedência para oferecer o recurso. Para definir o que será baixado, o aplicativo localiza uma área de interesse do usuário e realiza o download.

Waze foca no social

Comprado pelo Google em 2013, o Waze é um dos principais aplicativos de navegação para celulares. A plataforma ajuda motoristas a escolherem o melhor caminho com base em informações compartilhadas pelos próprios usuários, que são responsáveis por enviar informações sobre o trânsito, alertas em vias públicas e manter os mapas sempre atualizados. O aplicativo está disponível para download gratuito para smartphones Android e iOS e se mantém por meio de anúncios exibidos enquanto o motorista percorre o mapa.



fonte:tecnologia.ig.com.br/2016-10-17/google-maps-transito.html

Ex-alunos da USP desenvolvem equipamento que reduz custos de exame oftalmológico

Três pesquisadores brasileiros desenvolveram um equipamento que pode reduzir em até dez vezes o custo dos exames de retina e ampliar o acesso às avaliações oftalmológicas preventivas. Com a apresentação do SRC – Smart Retinal Camera, um retinógrafo portátil, eles ganharam o primeiro lugar na seleção brasileira para participar, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, em Berlim, da final do The Falling Walls Lab, evento mundial que reúne as cem melhores ideias de inovação científica em benefício da humanidade.

Ex-alunos da USP desenvolvem equipamento que reduz custo com exame oftalmológico

Ex-alunos da USP - Diego Lencione, Flavio Vieira e José Augusto Stuchi - desenvolveram um equipamento que reduz os custos de um exame de retina USP Divulgação 

O produto, no entanto, ainda precisa passar por testes clínicos e a expectativa dos pesquisadores é que todas as etapas para a comercialização no mercado ocorra até o primeiro semestre de 2018.

Integrante da equipe, o físico Diego Lencione explicou que o aparelho consiste em um conjunto ótico e eletrônico que, acoplado a um smartphone de boa qualidade, permite obter imagens de alta resolução do fundo do olho. Ele garante que a qualidade é tão boa quanto a captura tradicional, feita por meio de equipamentos mais complexos e que estão disponíveis apenas em clínicas especializadas de oftalmologia.

A vantagem, segundo o pesquisador, é que o procedimento com a miniatura do retinógrafo não precisa ser feito por um profissional especializado e tem um custo ”dez vezes menor do que o convencional”.

O aparelho consiste em um conjunto ótico e eletrônico que, acoplado a um smartphone de boa qualidade, permite obter imagens de alta resolução do fundo do olho

O SRC consiste em um conjunto ótico e eletrônico que, acoplado a um smartphone de boa qualidade, permite obter imagens de alta resolução do fundo do olhoUSP Divulgação

Na avaliação de Lencione, isso facilita, principalmente, a vida de moradores de comunidades carentes que vivem distante dos grandes centros urbanos e não contam com clínicas especializadas.

“O resultado das imagens pode ser enviado para a avaliação de um atendimento de excelência em oftalmologia e com isso se obtém um laudo remoto de alto nível técnico”, explicou.

Diagnóstico precoce

Segundo um dos inventores do SRC, o diagnóstico precoce pode ajudar a prevenir doenças mais sérias.  “Fazer a triagem de pessoas com problemas de retina e encaminhá-las o quanto antes para tratamento pode-se evitar danos mais sérios no futuro”, defendeu.

Ele citou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam que 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados por meio de métodos de prevenção e tratamento.

Segundo o pesquisador José Augusto Stuchi, também autors do projeto, apesar de existirem mais de 6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no Brasil, a maioria das cidades (85%) não conta com oftalmologistas.

Além da facilidade de transporte do aparelho para uso em campanhas de saúde em lugares distantes, onde não há retinógrafos, o tamanho reduzido também pode ser útil no atendimento a crianças, acrescentou Stuchi que é graduado em Engenharia da Computação. Ele disse que as crianças costumam ter mais dificuldade em se posicionar corretamente com a testa, queixo e cabeça em frente ao aparelho convencional.

“Diagnosticar desde cedo uma doença possibilita que você previna e trate o paciente para que ele não fique cego. Por ano, 500 mil crianças perdem a visão no mundo e 80% de todos os casos de cegueira do planeta são evitáveis”, enfatiza o pesquisador.

Ele foi o apresentador da inovação no concurso brasileiro e deve representar o Brasil na competição mundial.

Motivador

Stuchi contou que o projeto surgiu há dois anos. Além dele e do físico Diego Lencione, também participou do projeto o eletricista Flavio Vieira. Os três são ex-estudantes da Universidade de São Paulo (USP). O interesse em desenvolver esse tipo de equipamento surgiu a partir do irmão de Diego que tem problemas de visão causados por deslocamento de retina.

Para desenvolver o produto, eles fundaram a startup Phelcom, em março deste ano, e contaram ainda com o financiamento do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).



fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/ex-alunos-da-usp-desenvolvem-equipamento-que-reduz-custos-de

Teori Zavascki nega pedido para anular impeachment de Dilma

Teori Zavascki nega pedido para anular impeachment de Dilma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki negou, nesta quinta-feira, liminar protocolada pela defesa da ex-presidente Dilma Rousseff para anular a decisão final sobre o impeachment, definida pelo Senado em agosto. No recurso, a defesa de Dilma alegou que não houve motivo legal para o afastamento e que houve cerceamento de defesa em várias fases do processo.

Leia mais
Impeachment foi "tropeço da democracia", afirma Lewandowski
"Tropeço foi fatiar votação do impeachment", diz Mendes
Macri avalia que impeachment não foi golpe

Na decisão, o ministro disse que não ficou demonstrado, na decisão dos senadores que aprovaram o afastamento definitivo, nenhum "risco às instituições republicanas, ao Estado Democrático de Direito ou à ordem constitucional" que justifique a intervenção do Supremo.

"Somente uma cabal demonstração da indispensabilidade de prevenir gravíssimos danos às instituições, ou à democracia ou, enfim, ao Estado de Direito é que poderia justificar um imediato juízo sobre as questões postas na demanda, notadamente para o efeito de antecipar qualquer dos provimentos antecipatórios requeridos", afirmou Teori Zavascki.

Leia as últimas notícias de Política

*Agência Brasil



fonte:http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/politica/noticia/2016/10/teori-zavascki-nega-pedido-para-anular-impeachment-de-dilma-7861327.html

Ministro das Cidades reassumirá mandato de deputado para votar PEC do Teto

Exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União Marivaldo Oliveira/Código19/Estadão Conteúdo

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, foi exonerado nesta quinta-feira (20) pelo presidente Michel Temer e vai reassumir o mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados para votar no segundo turno da proposta que cria um teto para os gastos públicos. A votação está prevista para a semana que vem.

A exoneração foi publicada, há pouco, em edição extra do Diário Oficial da União. De acordo com a Secretaria de Governo, Bruno Araújo retorna ao comando do ministério logo após a votação.

Na semana passada, Bruno Araújo e mais dois ministros (Fernando Coelho Filho, de Minas e Energia, e Marx Beltrão, do Turismo) reassumiram o mandato parlamentar, para a votação em primeiro turno da proposta.

Nesta semana, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, deixou o cargo e reassumiu no dia seguinte



fonte:http://noticias.r7.com/brasil/ministro-das-cidades-reassumira-mandato-de-deputado-para-votar-pec-do-teto-20102016

Coreia do Norte falha em novo teste de míssil

iG São Paulo

Comando Estratégico dos Estados Unidos e o Exército da Coreia do Sul afirmaram que o artefato explodiu poucos minutos depois de deixar a base

Coreia do Norte: míssil de médio alcance, do modelo Musudan, poderia atingir a base norte-americana de Guam

Coreia do Norte: míssil de médio alcance, do modelo Musudan, poderia atingir a base norte-americana de Guam

Foto: Wikimedia Commons

A Coreia do Norte falhou em um teste de míssil de médio alcance, do modelo Musudan, nesta quinta-feira (20), informaram o Comando Estratégico dos Estados Unidos (Usstratcom) e o Exército da Coreia do Sul.

LEIA MAIS: Coreia do Sul está preparada para 'ataque preventivo' contra vizinhos do norte

De acordo com as informações dos dois organismos, o lançamento ocorreu "a nordeste de Kusong", na Coreia do Norte, e o míssil explodiu poucos minutos depois de deixar a base. No domingo (16), um outro teste com o mesmo tipo de equipamento também falhou assim que foi lançado.

O Musudan, feito por Pyongyang, tem um alcance de três mil a quatro mil quilômetros e poderia atingir a base norte-americana de Guam, no Oceano Pacífico. Essa é a oitava vez que o regime de Kim Jong-un faz um lançamento com o míssil e apenas um, ativado no dia 22 de junho, conseguiu ter um "sucesso parcial", atingindo 400 quilômetros de distância e uma altitude de 1,4km.

Norte-americanos

Os Estados Unidos anunciaram que vão acelerar a construção de um sistema antimíssil na Coreia do Sul após os constantes testes da Coreia do Norte. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado, John Kerry, e pelo chefe do Pentágono, Ash Carter, na quarta-feira (19).

O anúncio da construção do sistema havia sido feito no início do ano e preocupa os chineses, que acreditam que a construção aumentará a tensão no local. A Rússia também se manifestou nesta quinta-feira (20) e disse ser contrária ao projeto.

"Somos decisivamente contrários e não aceitamos a decisão dos norte-americanos e dos sul-coreanos de instalar o sistema antiaéreo Thaad na Coreia do Sul. Consideramos que isso não garante a segurança", disse o embaixador russos para casos especiais, Oleg Davidov, entrevistado pela Interfax.

Teste nuclear

No começo de setembro, a Coreia do Norte confirmou a realização do quinto e mais poderoso teste nuclear colocado em prática pelo regime de Kim Jong-un. Sismólogos de todo o mundo registraram tremores de magnitude 4,8 a 5,3 na península da Coreia. 

O epicentro dos tremores atingiu a área do polígono da Coreia do Norte para testes de armas nucleares. A atividade sísmica foi tão forte que até moradores da região russa de Primorsky Krai sentiram os abalos. Fontes da estação de detecção de terremotos de Yuzhny Sakhalinsk disseram à agência RIA Novosti que o terremoto na Coreia do Norte ocorreu a uma profundidade de 12 quilômetros.

* Com informações da Ansa



fonte:ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2016-10-20/coreia-do-norte-falha-teste-de-missil.html

Braço robótico pilota um Cessna Carava; confira

Publicado em 20.10.2016

robo-pilotando-aviao

Este sofisticado robô mais se parece com canos PVC conectados, mas ele é capaz de realizar várias manobras em um avião Cessna Caravan. A empresa Aurora Flight Sciences publicou um vídeo de demonstração do robô, que é supervisionado por um piloto humano.

No início, o homem parece reticente quanto ao desempenho do robô, mantendo a mão perto do manche, mas depois ele vai relaxando e passa a tomar notas sobre a experiência.

Chamado de ALIAS (Aircrew Labor In-Cockpit Automation System), o robô é composto por um braço robótico e uma interface em um tablete com reconhecimento de velocidade, além de outros componentes. Quando instalado em um avião, ele age como um copiloto. Enquanto ele mantém a aeronave no ar, o piloto humano pode relaxar, curtir a paisagem ou se concentrar em outros problemas ou ameaças (no caso do sistema ser usado em aviões militares no futuro).

robo-pilotando-aviao

"O conceito ALIAS da Aurora utiliza manipulação robótica minimamente invasiva e visão de máquina para controlar e perceber instrumentos de aeronaves. Um elemento chave do programa é a habilidade de rapidamente treinar o sistema para se adaptar a uma nova aeronave em menos de um mês", descreve a empresa. "Sucesso na introdução do sistema ajudaria a melhorar a performance do piloto e reduzir a carga de trabalho individual, enquanto reduz custos na forma de treinamento simplificado e menores custos com a equipe". [Engadget]

O próximo passo dos desenvolvedores da tecnologia é instalar o ALIAS em um helicóptero para outra demonstração. Para conferir a performance do sistema no Cessna, confira o vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3  Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Juliana Blume

É jornalista porque quer saber de tudo um pouco e adora dividir o que descobriu com os outros. É boa em contar histórias mirabolantes para os amigos, mas não consegue contar piadas porque cai no riso antes de terminar.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

Envie um comentário



fonte:http://hypescience.com/braco-robotico-pilota-um-cessna-carava-confira/

7 razões para acreditar que a Netflix lançará o modo offline em breve

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Netflix (Foto: Divulgação)

 

No último dia 18, uma entrevista de um ilustre desconhecido abalou os corações dos usuários da Netflix. Dai Taitz, diretor de operações da Penthera (empresa que trabalha em vídeo móvel) afirmou que até o final do ano o serviço de streaming terá exibição offline, que permitirá assistir a programação sem conexão com a internet. Claro, quem usa o serviço ficou bem animado. E embora a empresa não tenha comentado o assunto, existem muitas razões para acreditar que a mudança é real. Confira e torça!

A concorrência já faz isso
Embora não disponível no Brasil, alguns concorrentes da Netflix nos Estados Unidos, principal mercado das empresas, já disponibilizam exibição offline. Lançado em abril, o Amazon Prime Video permite download. O YouTube também já conta com recurso similar. Para impedir que os usuários migrem de plataforma, a Netflix pode acabar cedendo.

A conexão de alguns países 
Em alguns países considerados vitais para a Netflix, as conexões são ruins, com sinal intermitente, o que causa uma péssima experiência para streaming de vídeo. Num ranking divulgado no começo de outubro pela Netflix, Brasil e Índia apareceram entre as 10 piores conexões numa lista com 41 países. Acontece que Brasil e Índia são muito importantes para a empresa — tanto que os dois países ganharão até produções locais. O download permitiria maior flexibilidade para a transmissão nesses lugares, e protegeria a fuga de usuários insatisfeitos com a experiência.

Conteúdo original
Um dos rumores é de que o serviço offline contemplará apenas as produções originais da Netflix, como as séries de heróis da Marvel, Narcos e Stranger Things. Faz todo o sentido, pois um dos maiores pontos de atrito entre a empresa são as negociações com os estúdios de cinema pelos direitos de exibição de suas obras. Os donos dos direitos dessas obras certamente vão exigir uma graninha a mais para exibição offline. Já os direitos das produções Netflix pertecem apenas a empresa, que pode escolher com mais facilidade o método de transmissão dos programas. Além disso, em setembro, o responsável pela tecnologia do site, David Wells, afirmou que a Netflix deseja que suas produções originais correspondam a 50% do conteúdo do serviço. Ou seja, na pior das hipóteses, você poderá assistir offline a metade de tudo aquilo disponível na própria Netflix.

Combate a pirataria
Ainda assim, por mais que o estúdios de Hollywood endureçam o jogo, é melhor para eles estar na Netflix do que não estar. Diversos estudos indicam que serviços de streaming, tanto de música quanto de filmes, diminuem os índices de pirataria. No ano passado, a Austrália chegou a essa conclusão. Em junho, foi o Reino Unido que percebeu que quando o usuários tem uma opção boa e barata à mão, o download ilegal é deixado de lado. Se a Netflix não oferecer exibição offline, é provável que muitos daqueles que gostam de baixar arquivos (em vez de fazer streaming) recorram ao download ilegal. Para os estúdios, a lição é: melhor alguma graninha do que nada.

Pirataria (parte 2)
O mais bizarro desse lance de pirataria: tem assinante do Netflix que, por preferir/necessitar de exibição offline, recorre a métodos piratas para baixar conteúdo do site. Isso, claro, não faz sentido e a empresa vai tentar solucionar o problema.

Disputa com canais a cabo
Há alguns anos, fala-se que a Netflix rouba território dos canais pagos — o problema, inclusive, já é sentido pelas operadoras brasileiras. Um relatório da consultoria americana cg42 estima que no ano que vem as operadoras americanas devem perder US$ 1 bilhão. Para competir com as operadoras, só falta um recurso à Netflix: exibição offline. A empresa de streaming tem conteúdo original, acordo com grandes estúdios e flexibilidade no horário para exibição. Porém, se o sinal de internet desaparecer, nada disso está disponível. Enquanto isso, os canais pagos continuam funcionando quando a internet fica fora do ar. Com a exibição offline, esse problema desaparece e seria mais um movimento importante para fazer frente às TVs pagas.

Discurso amolecendo
Em 2014, Cliff Edwards, diretor de tecnologia da Netflix, afirmou em entrevista que exibição offline "nunca iria acontecer". Em abril deste ano, Reed Hastings, o executivo-chefe da empresa, já havia amolecido o discurso. Ele afirmou que a Netflix deveria manter a mente aberta para o assunto. Parece que, pelo menos no discurso, a mudança se aproxima.

+ Leia também: 7 documentários sobre tecnologia que você precisa assistir



fonte:http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2016/10/7-razoes-para-acreditar-que-netflix-lancara-o-modo-offline-em-breve.html

Atuações do Palmeiras: expulsão de Allione desmonta bom desempenho

Header_Palmeiras_690 (Foto: Arte Esporte)


Barrios Geromel Palmeiras Gremio (Foto: Marcos Ribolli)Barrios estava bem até ser substituído por Cuca
(Foto: Marcos Ribolli)

Fabiano
Melhor atuação do lateral-direito com a camisa do Palmeiras. Se apresentou no ataque com frequência e criou boas chances. Cobriu bem o seu lado da defesa. Saiu no segundo tempo.
Nota: 7,0

Allione
Prejudicou a equipe com a expulsão. Deixou o time com dez no momento de maior pressão do Grêmio.
Nota: 4,0

Barrios
Fez bem o seu papel de pivô e mostrou que pode s


fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2016/10/atuacoes-do-palmeiras-expulsao-de-allione-desmonta-bom-desempenho.html

Lava Jato: Justiça da Suíça autoriza repasse de dados bancários da Odebrecht

A Justiça da Suíça autorizou o compartilhamento de provas obtidas pelo Ministério Público suíço contra a Odebrecht. Parte das provas, que envolvem extratos de contas e ordens de pagamento, já estão em poder dos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato desde o início do ano, mas a confirmação sobre a validade do repasse dependia de uma decisão definitiva do Tribunal Federal daquele país.

Os dados bancários indicam supostos valores indevidos que eram pagos em contas operadas pela Odebrecht para ex-diretores da Petrobras. A empreiteira recorreu para impedir que o Ministério Público brasileiro utilize os dados financeiros para sustentar as investigações da Lava Jato. Segundo a força-tarefa, o dinheiro era depositado em contas operadas pelo ex-diretores da estatal na Suíça, por meio de empresas offshore controladas pela Odebrecht.

Os advogados da empreiteira defendem a ilegalidade das provas. Para a defesa, os documentos, que estavam em poder do Ministério Público da Suíça, não podem ser utilizados nas investigações pelo fato de a Justiça de primeira instância da Suíça reconhecer que ocorreram erros procedimentais no repasse dos dados.



fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-10/lava-jato-justica-da-suica-autoriza-repasse-dados-bancarios-da-odebrecht

Airbag para ciclistas: Promissor, mas ainda não é ideal

Airbag para ciclistas: Promissor, mas ainda não está pronto
O protótipo é usado como uma pequena bolsa no pescoço, inflando-se ao redor da cabeça quando seus sensores detectam uma possível colisão. [Imagem: Stanford University]

Proteção para a cabeça

Os primeiros testes com um airbag para a cabeça mostraram que é possível proteger melhor os ciclistas contra as quase inevitáveis quedas.

De fato, o bioengenheiro David Camarillo, da Universidade Stanford, nos EUA, começou a desenvolveu o "head-bag" depois de sofrer duas concussões em acidentes de bicicleta.

"Capacetes ciclísticos de espuma podem e têm demonstrado a capacidade de reduzir a probabilidade de fratura de crânio e outras lesões cerebrais mais graves. Mas eu acho que muitos acreditam erroneamente que um capacete de ciclista está lá para proteger contra uma concussão. Isso não é verdade," argumenta ele.

Airbag ciclístico

O airbag ciclístico é mais do que um capacete melhorado, já que ele protege também o pescoço.

O protótipo é usado como uma pequena bolsa no pescoço, inflando-se ao redor da cabeça quando seus sensores detectam uma possível colisão.

"Nós fizemos testes de queda, os testes federais típicos para avaliar capacetes ciclísticos, e descobrimos que o airbag, com a pressão inicial correta, pode reduzir as acelerações da cabeça de cinco a seis vezes mais quando comparado com o capacete tradicional," contou Mehmet Kurt, responsável pelos experimentos.

Airbag inteligente

Mas o airbag ciclístico ainda não está pronto para uso. Observe a ressalva "com a pressão inicial correta" feita pelo pesquisador: o processo químico usado para inflar o airbag não conseguiu garantir a pressão adequada em todos os testes, que envolveram quedas de 80 centímetros a dois metros.

A equipe está voltando à prancheta, afirmando que pretendem também deixar o airbag mais inteligente, tornando-o capaz de calcular a pressão adequada a cada possível impacto.



fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=airbag-ciclistas&id=010170161018

5 dicas para melhorar suas configurações de privacidade no Windows 10

Brasil Econômico

Apesar de estar instalado em milhões de dispositivos, sistema operacional da Microsoft ainda tem pontos a serem melhorados na área de privacidade

O Windows 10 está instalado em mais de 400 milhões de dispositivos em todo o mundo, mas conta com pontos relacionados à privacidade que podem ser melhorados, como o envio de relatórios com dados de uso para a Microsoft. De acordo com o CNET, o sistema operacional ainda causa uma série de problemas por conta de anúncios exibidos para os usuários.

+ Computador lento? Veja 5 dicas para deixar a máquina como nova

O site criou uma lista com cinco opções de configurações de privacidade que podem ser alteradas para oferecer uma navegação menos invasiva e com pouca interferência da Microsoft. Nem todos os problemas podem ser solucionados, mas poucas mudanças podem melhorar a experiência e a segurança no Windows 10.

Desabilite o rastreamento da Cortana

Para oferecer uma experiência melhor no sistema operacional, a assistente virtual Cortana pergunta se pode acompanhar mais informações de acordo com o seu comportamento ao ser habilitada. A ferramenta analisa sua forma de escrever e falar. Apesar de personalizar o sistema para apresentar as melhores soluções para cada usuário, o recurso tem um preço alto. Além de registrar a digitação e a voz, a ferramenta coleta informações pessoais, como calendário, contato, localização e histórico de navegação.

+ Seu telefone espiona tudo o que você fala?

Assistente virtual Cortana chegou a computadores após grande atualização no Windows 10

Assistente virtual Cortana chegou a computadores após grande atualização no Windows 10

Foto: Divulgação

Para desabilitar o recurso, abra o menu de "Configurações", clique em "Privacidade" e acesse a área de "Controle por voz, escrita à tinta e digitação". Em seguida, selecione "Para de acessar minhas informações". Ao desativar a Cortana, você não poderá mais usar comandos de voz para assistente virtual, mas todos as informações pessoais que a ferramenta coletou serão apagados.

Desative a localização

Ferramentas de geolocalização são úteis em muitas ocasiões ao permitir que o Windows 10 ou aplicativos de terceiros usem seu local para exibir informações relevantes. No entanto, o recurso não precisa estar ativado a todo momento. Quando ativado, o sistema operacional armazena o histórico de localização do dispositivo por 24 horas e permite que aplicativos com permissão acessem esses dados.

Para desabilitar o recurso, abra o menu de "Configurações", clique em "Privacidade" e selecione a opção "Localização". Em seguida, desative a chave "Localização". Se você deixar o recurso desligado, aplicativos que utilizam o GPS não conseguiram te encontrar. Porém, é possível definir, na mesma página, uma localização padrão para os programas usarem como base.

Desabilite a sincronização

O Windows 10 mantém uma série de sincronizações ativas enquanto está sendo utilizado. Se você utiliza uma conta da Microsoft, suas configurações podem ser compartilhadas com outros dispositivos em que você usa a mesma conta.

Menu de

Menu de "Configurações" permite alterar definições sobre sincronização

Foto: Reprodução

Ao desativar a sincronização, configurações e senhas deixam de ser usadas para vários dispositivos que usam a mesma conta da Microsoft, mas será necessário inserir informações privadas manualmente. Para desligar as definições de sincronização, acesse o menu de "Configurações", clique em "Contas" e desabilite o campo "Configurações de sincronização".

Tela de bloqueio

Apesar de não apresentar todas as informações sobre o usuário, a tela de bloqueio pode apresentar informações que não deveriam ser exibidas para estranhos por meio de notificações. É possível tomar três ações para aumentar a privacidade no sistema da Microsoft. Primeiro, tenha certeza de que as notificações não estão sendo exibidas na área.

Abra o menu de "Configurações", selecione o item "Sistema" e clique em "Notificações e ações". Em seguida, desative a opção "Exibir notificações na tela de bloqueio". Outra saída é desligar a Cortana na tela de bloqueio. Abra a assistente virtual e desative a opção "Use a Cortana mesmo quando meu dispositivo estiver bloqueado".

LEIA MAIS: Windows 10: 12 fotos que mostram como o Windows mudou em 30 anos

A última solução é ocultar o endereço de e-mail na tela de login por meio do menu de "Configurações". Selecione a área de "Contas", clique em "Opções de entrada" e vá até a área de "Privacidade". Desative o campo para "Exibir detalhes da conta" na tela de bloqueio.

Desative sua ID de anúncio

Cada conta da Microsoft possui uma identificação única que permite à empresa coletar informações sobre o usuário e oferecer uma experiência personalizada em diversas plataformas. Ao logar no Windows 10 com uma conta da Microsoft, a plataforma define anúncios publicitários personalizados que serão exibidos em diversas áreas, como jogos, aplicativos e até mesmo no próprio sistema operacional (por meio do menu Iniciar, por exemplo).

Para deixar de receber anúncios publicitários definidos por meio de seu comportamento no dispositivo, abra o menu de "Configurações" e selecione "Privacidade". Em seguida, desmarque o campo "Permitir que os aplicativos usem minha ID de anúncio para experiências entre aplicativos". O sistema continuará exibindo anúncios, mas eles não serão customizados e, por isso, não irão acessar dados sobre sua navegação no Windows 10.



fonte:tecnologia.ig.com.br/2016-10-17/windows-10-privacidade.html
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Postagens populares

 
Copyright © 2011. Super Informante - All Rights Reserved