Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciaram um avanço significativo no desenvolvimento de baterias de estado sólido, uma tecnologia que promete ser mais segura, mais durável e com maior densidade de energia do que as atuais baterias de íon-lítio. A inovação, detalhada na revista *Nature Energy*, pode acelerar a transição para os veículos elétricos, superando alguns dos principais gargalos atuais, como a autonomia e o tempo de recarga. A principal diferença das baterias de estado sólido é a substituição do eletrólito líquido e inflamável, presente nas baterias de íon-lítio, por um material sólido, geralmente um cerâmico ou polímero. Isso elimina o risco de incêndios e explosões, um problema de segurança que assombra a indústria. Além disso, o eletrólito sólido permite o uso de um ânodo de lítio metálico puro, o que aumenta drasticamente a densidade de energia da bateria. Isso significa que, para o mesmo peso, uma bateria de estado sólido pode armazenar muito mais energia, resultando em veículos com autonomia significativamente maior. O desafio, até agora, era a formação de \"dendritos\" de lítio, estruturas semelhantes a agulhas que crescem a partir do ânodo, atravessam o eletrólito sólido e causam curtos-circuitos, degradando a bateria rapidamente. A equipe do MIT desenvolveu uma nova interface entre o ânodo de lítio metálico e o eletrólito sólido que suprime a formação desses dendritos. Eles criaram uma camada ultrafina de um material nanoestruturado que guia o fluxo de íons de lítio de forma uniforme, impedindo o crescimento desordenado que leva ao curto-circuito. Nos testes de laboratório, o protótipo da bateria suportou mais de 10.000 ciclos de carga e descarga com uma degradação mínima, um desempenho muito superior ao das baterias atuais. Além disso, a nova arquitetura permite taxas de recarga ultrarrápidas, com a possibilidade de carregar 80% da bateria em menos de 10 minutos. Embora a tecnologia ainda esteja em fase de laboratório e enfrente desafios de escalabilidade e custo para a produção em massa, o avanço é considerado um dos mais promissores dos últimos anos. Grandes montadoras e empresas de tecnologia já estão investindo pesado na corrida pela bateria de estado sólido, e a descoberta do MIT pode ser a peça que faltava para tornar os carros elétricos uma opção ainda mais atraente e acessível para o consumidor final.
Fonte original: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bateria-estado-solido-ceramica-carregamento-rapido
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